Depressão

Este teste destina-se a um rastreio inicial da possível presença de uma depressão, para a população adulta. Salientamos que nenhum teste ou questionário poderá substituir um profissional de saúde mental no diagnóstico de uma perturbação clínica. Poderá, contudo, ser um bom indicador que lhe permite decidir se deve procurar ajuda.

É uma tradução portuguesa do PHQ-9 e foi desenvolvido por Robert L. Spitzer, Janet B.W. Williams, Kurt Kroenke e colegas, com uma bolsa de estudos da Pfizer Inc.

Responda de acordo com o período dos últimos 14 dias. Em quantos desses dias foi afectado por algum dos seguintes problemas?

Campos obrigatórios marcados com *

1.Tive pouco interesse ou prazer em fazer as coisas *
2.Senti desânimo, desalento ou falta de esperança *
3.Tive dificuldade em adormecer ou em dormir sem interrupções, ou dormi demais *
4.Senti cansaço ou falta de energia *
5.Tive falta ou excesso de apetite *
6.Senti que não gosto de mim próprio/a — ou que sou um(a) falhado/a ou me desiludi a mim próprio/a ou à minha família *
7.Tive dificuldade em concentrar-me nas coisas, como ao ler o jornal ou ver televisão *
8.Movimentei-me ou falei tão lentamente que outras pessoas poderão ter notado. Ou o oposto: estive agitado/a a ponto de andar de um lado para o outro muito mais do que é habitual *
9.Pensei que seria melhor estar morto/a, ou em magoar-me a mim próprio/a de alguma forma *

2017-11-17T09:12:50+00:00Março 18th, 2017|Depressão|

58 Comments

  1. Aline Cristina 13/11/2018 at 16:33 - Reply

    Sinto me triste com vontade de chorar, cansada, sem vontade de levantar, apenas dormir, para mim nada já tem muita graça, penso que tudo tem ficado bastante cinza na minha vida, minha alegria as vezes ainda e de estar com pessoas que eu amo, mais tenho medo de isso também ir embora.

    • Madalena Lobo 13/11/2018 at 16:47 - Reply

      Cara Aline,
      É mesmo difícil sentir-se assim! Mas um bom psicólogo pode ajudar, e muito. Tanto que pode começar a ver e sentir a vida de uma forma completamente diferente! Procure apoio especializado!
      Votos de recuperação rápida.
      Abraço

  2. Rosi 29/10/2018 at 03:05 - Reply

    A verdade e que a vida nao e justa com todos. Evo sofrimento e uma ferida aberta. Quem dera ae tivesse um botão pra desligar a dor e nunca mais sentir.

    • Madalena Lobo 29/10/2018 at 08:09 - Reply

      Cara Rosi,
      Como disse Buda: “A dor é inevitável; o sofrimento é opcional”. Recomendo vivamente que procure um Psicólogo Clínico e da Saúde que possa avaliar o que se passa consigo e ajudá-la a recuperar o bem-estar.
      Abraço

  3. antonio 26/09/2018 at 23:44 - Reply

    estou com depressão a muito tempo tudo começou coisas erradas que eu fazia, eu era crente batizado mas cometia muitos erros pecados, mas eu orava e me sentia bem mas com o passar do tempo e tantas recaídas e promessas que não foram compridas porque eu sempre voltava para os mesmos erros,comecei a me sentir muito mau e as orações já não me trazia mas paz,então um dia um dia ouvi falar em pecados para morte e comecei a ficar angustiado, ate que um dia ei li um texto que falava sobre pecados consciente e de sua consequência e então um desespero e um medo terrível tomou conta de mim então comecei a ter medo de ir a igreja e medo de ler a bíblia e ficava nervoso e assustado quando via alguém com uma bíblia qualquer coisa que me fizesse lembrar a igreja me deixava assustado e apavorado quando lia a bíblia sentia medo e temor .

    • Madalena Lobo 27/09/2018 at 08:58 - Reply

      Caro António,
      A melhor – e única- recomendação é de procurar um psicólogo clínico e da saúde o mais rapidamente possível, porque deve ser feito um diagnóstico correcto à situação que descreve e deve ser começada a ser tratada de imediato.
      Abraço

    • Ali 18/10/2018 at 18:57 - Reply

      Eu me sinto da mesma forma antonio.

  4. 20/09/2018 at 07:08 - Reply

    Tô de saco cheio da vida! Sou infeliz há 10 anos. Tenho mais de 20 anos e ainda estou no Ensino Médio. Minha relação com as pessoas é frustrante. Sempre quis a aprovação alheia e nunca tive. Sou um merda e minha vida é a mais merda possível. Obsessores atuam na minha mente me tirando a paz. Quando estou em um ambiente com pessoas provocam alterações físicas(Olhar, jeito de se movimentar e algumas vezes até o jeito de falar). Tudo com o objetivo de manter minha relação com as pessoas frustrante, manter os tempos ruins fazendo eu ter a sensação de que as coisas não mudam(e de brinde conseguem fazer eu ter essa sensação) e acima de tudo: Me fazer infeliz e insatisfeito. Uma vida com bloqueios e mais bloqueios(se eu for contar os tantos que surgiram nos últimos 10 anos fico até amanhã contando) em que eu estou desprovido de tudo de bom e só tenho tudo de ruim. Tenho a sensação de que eu fui alguém muito ruim em uma vida passada, que não pagou pelas coisas ruins que fez naquela vida e está pagando por tudo nessa vida. Eu estou esgotado! Graças a Deus vou conseguir terminar o Ensino Médio esse ano e se a vida não me der trégua, eu vou embora pois eu não aguento mais. E vivendo uma vida tão horrível e sem nenhuma auto estima, obviamente meu teste deu depressão severa.

    • Madalena Lobo 27/09/2018 at 09:23 - Reply

      É fundamental contar com uma intervenção em Psicologia Clínica para poder reverter esta situação de infelicidade e insatisfação.
      Abraço

  5. Júlio César Souza 27/07/2018 at 16:17 - Reply

    Boa tarde.
    O meu resultado deu depressão severa, venho me sentindo assim a alguns anos, aproximadamente uns 10 anos.
    Procureis ajuda médica, porém tive dificuldade de dar continuidade, a unidade que eu iria começar o tratamento fechou.
    Anseio a cada respiraçã, a cada piscar de olhos por ajuda, não quero comover ninguém más é incontrolável ao escrever esse desabafo as lágrimas descem.
    Estou desempregado e não tenho como custear um tratamento, hospital público, sabe como é?
    Vocês teriam informações de alguma clínica quê possa me ajudar com um custo quê eu posso pagar?
    Agradeço a atenção.

    • Madalena Lobo 28/07/2018 at 18:52 - Reply

      Infelizmente, não tenho contactos de clínicas sociais no Brasil, Júlio. Mas estou confiante de que, procurando, encontra!
      Abraço

      • Madalena Lobo 28/07/2018 at 18:53 - Reply

        É muito importante voltar a marcar consulta com o seu psiquiatra e falar com ele ou ela sobre a forma como se está a sentir!
        Envio-lhe um grande abraço

  6. Selma Lima 27/07/2018 at 16:02 - Reply

    O meu deu depressão moderada ja tomo anti depressivo à três nesses mas não me sinto melhor o meu caso é que fiquei viúva à quatro meses

  7. GUSTAVO 26/05/2018 at 02:55 - Reply

    o meu deu depressão severa, mas eu já faço psicologa(tcc) e tiomo medicamento, há 7 meses mas ainda não estou bem

    • Madalena Lobo 29/05/2018 at 08:06 - Reply

      Talvez queira discutir estes resultados com a sua psicóloga e psiquiatra?
      Abraço

  8. Marcos 24/05/2018 at 03:04 - Reply

    o meu deu depressão severá, estou assim ja faz 3 anos, é tanto tempo sem esperança,felicidade momentanea, solidão e outras coisas que não sinto mais nada, acho que estou pior que morto,as vezes só queria não existe.

    • Madalena Lobo 29/05/2018 at 08:08 - Reply

      Caro Marcos,
      A forma como se sente é um resultado directo da depressão. A depressão é uma doença e tem de ser tratada. Por favor, procure um psicólogo qualificado para poder dar início ao tratamento e deixar de se sentir desta forma.
      Abraço

  9. Ana 23/05/2018 at 16:50 - Reply

    Depressão Severa. Eu já desconfiava disso. Sinto me assim há 8 anos. O meu avo morreu de cancro nos meus braços. Ajudei o meu pai a combater 2 cancros que o mataram. Ajudei a minha mãe a superar o cancro dela e posso dizer que ela esteve a um milímetro de morrer na operação. Cuidei do meu irmão que só tem oito anos e por ele tive de fazer o papel de mãe, pai e irmã. Ajudei a minha mãe a superar a operação á anca pois ela deixou de andar e quase morreu na operação. Ajudei a minha avo a superar o cancro. Neste momento estou a dar suporte a uma tia que também tem cancro, ajudo a minha mãe que esta muito debilitada e sou o suporte do meu irmão. Tenho 18 anos e estou na universidade e o mundo á minha volta esta a desmoronar e eu já na tenho forças para continuar a lutar.

    • Madalena Lobo 29/05/2018 at 08:12 - Reply

      Cara Ana,
      A sua vida tem sido de provações duras e capazes de abanar a árvore mais sólida! Precisamente por isso precisa de ajuda. Por favor, dê início a uma intervenção psicoterapêutica o mais rapidamente possível.
      Envio-lhe um abraço grande,

  10. Josiélia 20/05/2018 at 12:59 - Reply

    O meu deu depressão severa me sinto depressiva mais procuro agir com naturalidade pois tenho um filho e muitas dívidas. ..Mais minha vontade é de so dormir.

    • Madalena Lobo 29/05/2018 at 08:17 - Reply

      Cara Josiélia,
      Por favor, por si e pelo seu filho, procure apoio psicológico junto das entidades próximas da sua área de residência!
      Abraço,

  11. lariane 30/04/2018 at 14:57 - Reply

    o meu Deu depressao severa mas n importa pra quem eu diga q eu estou sempre falam q eh frescura

    • Madalena Lobo 02/05/2018 at 12:12 - Reply

      Cara Lariane,
      Infelizmente, raramente percebe quem não passou por isso. Mas o importante – ainda que fosse agradável – não é que os amigos percebam, mas que inicie um tratamento o mais rapidamente possível.
      Votos de rápida recuperação.
      Abraço

    • Naruto 24/05/2018 at 04:36 - Reply

      O meu tbm deu depressão servera mais todo modo fala a mesma coisa q é frescura n da pra confiar mais na real eu já aceitei

      • Madalena Lobo 29/05/2018 at 08:06 - Reply

        Espero que esteja a ser acompanhado em Psicologia Clínica, caso contrário, com um resultado de depressão severa, as suas hipóteses de recuperação são muito menores.
        Abraço,

  12. Mel 13/02/2018 at 19:03 - Reply

    O meu deu depressão severa
    Mas não esperava menos, estou assim a 2 anos
    Sofri um acidente, quebrei toda a minha perna, fiquei mais 120 dias no hospital, fiz várias cirurgias, e até hj não ando direito, ainda ando com muletas,
    Vi minha vida virar de ponta cabeça, eu era ativa, trabalhava,
    Hj em dia até para tomar banho preciso de ajuda,
    Só fico no meu quarto isolada do mundo, das pessoas

  13. Karol 19/01/2018 at 20:22 - Reply

    O meu deu Depressao Results!! O que significa??
    É grave?

    • Madalena Lobo 21/01/2018 at 12:57 - Reply

      Os resultados são meramente indicativos já que qualquer diagnóstico em saúde requer uma análise por um profissional especializado. No entanto, ter indicadores de depressão como resultado deste pequeno teste faz recomendar que marque uma consulta de avaliação.
      Abraço

  14. Jennifer 13/01/2018 at 14:55 - Reply

    O meu deu depressão moderada. Há dois anos eu me sinto exatamente assim.

    • Madalena Lobo 21/01/2018 at 13:00 - Reply

      Recomendamos-lhe vivamente que não prolongue mais esta situação e procure acompanhamento psicoterapêutico especializado.
      Abraço

  15. Daiane 28/11/2017 at 13:34 - Reply

    O meu deu depressão severa, mas não tenho condição de ir no psicólogo.

    • Madalena Lobo 28/11/2017 at 20:11 - Reply

      Cara Daiane,
      Há sempre uma possibilidade… num centro de saúde, num hospital público, junto de uma ONG, em consultas à distância…
      Se tem indicadores de depressão severa, é fundamental que invista algum tempo a procurar alternativas que lhe possam ser viáveis.
      Votos de recuperação rápida.
      Abraço

  16. Lari 08/11/2017 at 01:14 - Reply

    Meu teste deu “indicadores de depressão”, isso significa que eu estou apresentando sintomas de depressão mais não tão severos?

    • Madalena Lobo 08/11/2017 at 10:22 - Reply

      Cara Lari,
      Significa que apresenta apenas alguns critérios necessários ao diagnóstico clínico de uma depressão, mas não a totalidade para que esse diagnóstico possa ser feito. De uma forma geral, significa que vale a pena aprofundar o que se passa numa consulta individual com um profissional de saúde mental.
      Abraço

  17. Claudia 04/11/2017 at 17:52 - Reply

    O meu teste deu depressão moderada. Mas estou assim desde que fiz histerectomia total a seis meses. Minha médica receitou o anti depressivo Bup ha pouco mais de um mês mas não tive coragem de comprar. Ainda tenho esperanças de não ser depressão e ser apenas um efeito colateral da reposição hormonal com Tibolona que estou fazendo.

    • Madalena Lobo 05/11/2017 at 08:49 - Reply

      Cara Cláudia,
      A interligação entre sistema endócrino (hormonal), e emoções e comportamentos é extraordinariamente complexa e ainda bastante desconhecida da ciência. Mas há forte interligação e uma histerectomia total fez precipitar todo um contexto hormonal em si que pode ser largamente responsável por um tumulto emocional. O problema é que o conhecimento desse facto não o torna mais fácil de ser gerido nem o faz induzir menos sofrimento. Ou seja, estando emocionalmente afectada, seja qual for a origem da forma como se sente, é importante contar com ferramentas de regulação dessas emoções, pelo que recomendo que procure psicoterapia.
      Votos de recuperação rápida de bem-estar.
      Abraço

      • Claudia 05/11/2017 at 17:02 - Reply

        Muito obrigada Madalena pela resposta tao rápida.
        Um grande abraço,
        Cláudia

  18. Alice Almeida da Silva 26/10/2017 at 23:06 - Reply

    Já faz um bom tempo que me sinto assim… tem semanas que meu mundo passa ser meus pensamentos, às vezes fico com vontade de procurar ajudar, mas tenho medo, o pior que ninguém percebe e não tenho coragem de chegar pra ninguém e falar nada… Essa semana minha mãe me viu deitada com tantas coisas para eu resolver e disse: “Você está cada vez pior.” Isso me fez refletir muito. Ela tem razão mesmo não sabendo o que se passa, estou cada dia pior.
    Tem dias que parece que estou me afogando em um mar de tantas coisas. Não dar vontade de fazer nada.
    No começo eu chorava todos os dias, agora nem isso. É como se fosse um vazio dentro de mim que todos os dias cresce e vai tomando conta.
    Todos os dias peço para Deus tirar isso de mim.
    Pelo menos posso desabafar aqui nos comentários.

    • Madalena Lobo 27/10/2017 at 09:53 - Reply

      Cara Alice,
      Parece estar, realmente, a passar um mau bocado. Infelizmente, é pouco provável que um desabafo ou esperar para ver se aquilo que sente agora desaparece sózinho, seja o melhor a fazer nesta situação. A nossa recomendação é de que procure rapidamente um profissional de saúde que possa diagnosticar exactamente o problema e começar a tratá-lo.
      Votos de rápida recuperação!
      Abraço

    • Lari 17/02/2018 at 05:51 - Reply

      Alice, ler esse comentário me pareceu como se estivesse lendo algo escrito por mim. Me sinto exatamente assim… Fiz o teste e deu depressão moderada, só que não consigo/tenho medo de contar pra alguém, e ninguém percebe…

      • Madalena Lobo 18/02/2018 at 18:44 - Reply

        Cara Lari,
        Uma coisa é certa: se não falar, ninguém vai entender. Por isso, tem uma situação em só pode ganhar: experimente começar a partilhar o que sente. É extraordinário, mas falarmos sobre o que nos angustia, sobretudo se for com pessoas que estimamos ou em quem confiamos, é uma melhoria quase imediata do peso!
        Abraço

  19. MA 06/10/2017 at 15:47 - Reply

    Meu teste deu depressão severa, o que pra mim não foi novidade…. existe aqui em São Paulo algum lugar que disponibiliza consulta gratuita com psicologo?

    • Madalena Lobo 07/10/2017 at 10:39 - Reply

      Infelizmente, não sabemos, porque não temos representação em S. Paulo, mas estamos certos de que procurando, encontra!
      Votos de recuperação rápida.
      Abraço

    • Guilherme 28/10/2017 at 03:05 - Reply

      Você pode procurar um CAPS ( Centro de Atenção Psicossocial). Lá tem uma equipe multiprofissional que pode lhe ajudar a lidar com isso.

  20. Luisa 04/10/2017 at 00:10 - Reply

    Acho que estou com início de depressão, mas não sei/consigo contar aos meus parentes e eles também não percebem…Medo deles falarem que é besteira minha, mesmo com minha mãe sendo a pessoa que mais pode me compreender

    • Madalena Lobo 04/10/2017 at 09:41 - Reply

      Cara Luísa,
      Se bem que ainda valha a pena proteger-se no caso de pessoas mais afastadas da sua intimidade em relação a um possível diagnóstico de depressão ou outro problema na área da Psicologia, pela incompreensão e desinformação que existe a propósito destes temas, é importante poder contar com a sua família próxima e os seus amigos chegados. E, acima de tudo, é fundamental recorrer a um profissional de saúde mental que possa dar início a um plano de tratamento!
      Fique bem
      Abraço

  21. Paula Alexandra Rodrigues Frutuoso Cordeiro 21/09/2017 at 20:39 - Reply

    Já esperava este resultado, pois já tive vários internamentos, fiz muitas terapias, tomo muita medicação, mas tenho sempre dificuldade em pensar que não vou conseguir sozinha e como sempre até as mais simples tarefas deixo de conseguir fazer!

    • Madalena Lobo 22/09/2017 at 08:50 - Reply

      Cara Paula,
      Não há qualquer sentido em pensar que os temas de saúde são supostos serem tratados sozinhos. São os profissionais de saúde e as terapêuticas validadas cientificamente que tratam os problemas que, infelizmente, surgem. Por isso, recomendamos vivamente que recorra a um profissional de saúde mental, nomeadamente um psicólogo, para que possa avaliar o que se passa, porque é que não houve resultados no passado e que estabeleça um plano de intervenção que a leve a recuperar rapidamente.
      Fique bem! Abraço

  22. Gil 20/09/2017 at 23:54 - Reply

    Gostei do teste e do site . Já faço terapia a algum tempo e tbm tomo medicação adequadas; mas sei que não se muda dia para a noite mas creio na cura. Um dia de cada vez.

    • Madalena Lobo 21/09/2017 at 06:36 - Reply

      Um dia de cada vez, Gil. É isso mesmo! Fique bem! Abraço

  23. Celine 04/09/2017 at 09:32 - Reply

    Dos testes que eu faço, a maioria indica depressão severa.

    • Madalena Lobo 04/09/2017 at 10:07 - Reply

      Cara Celine,
      Tem de marcar consulta de Psicologia Clínica para que se faça uma análise personalizada e possa ser estruturado um plano de intervenção para lhe devolver a saúde!
      Abraço

  24. alexandre 03/09/2017 at 00:51 - Reply

    O meu resultado deu Depressão severa….sei que não ando bem mas nunca pensei sair um resultado destes.
    Não tenho condição financeira para procurar ajuda, não sei o que fazer.

    • Madalena Lobo 04/09/2017 at 10:08 - Reply

      Caro Alexandre,
      Antes de mais nada, é fundamental, uma avaliação personalizada por um psicólogo clínico. A partir daí será possível estudarmos o que pode ser feito.
      Abraço,

  25. Maria Catarinasequeira Coelho 15/08/2017 at 23:58 - Reply

    O meu teste deu depressão moderada, mas eu venho tendo estas depressões há 20 anos e já estive muito mal de cama e mesmo muito mal.

    • Madalena Lobo 16/08/2017 at 09:17 - Reply

      Cara Catarina,
      As depressões têm mesmo de ser tratadas por psicólogos clínicos. Para recuperar o bem-estar e prevenir episódios futuros, sugiro vivamente que marque consulta.
      Votos de rápida recuperação.
      Abraço,

  26. James 19/07/2017 at 18:25 - Reply

    o meu deu depressão severa… bom, sinto que devo fazer algo a respeito, eu acho.

    • Madalena Lobo 19/07/2017 at 19:40 - Reply

      Caro James,
      Ainda que nenhum teste sirva como instrumento de diagnóstico, um resultado de depressão severa é um sinal de alerta significativo, por isso, por favor, marque consulta com um psicólogo – por exemplo, na Oficina de Psicologia – para poder ter uma avaliação profissional e discutir um plano de intervenção imediato.
      Abraço

Leave A Comment

Translate »