TRABALHA A PARTIR DE CASA?
É possível que esteja a ler este texto num pequeno intervalo que está a fazer no trabalho. É, até, possível que esteja a fazer esse intervalo em casa por ser aí que está a trabalhar. Hoje em dia passou a ser a rotina de muitas pessoas. Para si que escolheu esta opção ou se está a pensar fazê-lo sugiro-lhe que leia este artigo para ponderar sobre os custos e benefícios dessa prática.
O trabalho à distância é, hoje, uma prática muito frequente e é sentida por muitos como um benefício que as empresas dão aos seus colaboradores.
Os benefícios são fáceis de identificar logo que o colaborador se identifique com a possibilidade de estar em casa, no seu ambiente, a desempenhar funções profissionais. A isto acresce uma poupança de custos de deslocação em tempo e dinheiro. Do custo das refeições. Da possibilidade de usar roupa mais casual mesmo em reuniões online. De gerir o seu tempo como achar melhor.
Na verdade, o trabalho à distância exige que a pessoa tenha uma boa rotina que lhe permita garantir os resultados esperados. Mas, e quando isso não acontece? Ou, quando há alguma dificuldade em estabelecer limites? É sobre isto que gostava de reflectir consigo.
De facto, a possibilidade de trabalhar a partir de casa, veio trazer a muitas pessoas a oportunidade de partilharem mais momentos familiares e/ou sociais. O “estar em casa” traz essa sensação. Mas será que é, de facto, assim?
Pode não ser. Na verdade, se não houver rotinas equilibradas, realistas e bem estabelecidas o resultado pode não ser tão benéfico. É essencial uma boa gestão do tempo. Um tempo que contemple o trabalho, a vida familiar, a vida social, a vida pessoal, o descanso… e que seja cumprido.
É fácil deixar o computador ligado para ir jantar e ter, depois, a tentação de ir acabar só “uma coisa para amanhã”. Mas como está no escritório que é logo ali ao lado da sala onde estão os outros fica a sensação de que se está “em família”. Na verdade, não está.
Também pode ter a sensação de que descansa o suficiente porque esteve com as calças do pijama todo o dia. “Afinal, ninguém vê!” Mas, se está a trabalhar pela noite fora e liga o computador às 9h00 quando a empresa abre, então deve repensar porque, na realidade, deve ter dormido pouco. Se calhar, se tivesse ido trabalhar para o escritório, chegando à hora de sair (mesmo que faça tempo a mais) desligava tudo e, chegando a casa, dedicava-se às outras áreas da sua vida.
Há, ainda um outro lado que me parece importante referir nessa gestão do tempo. Os intervalos. Faz intervalos regulares quando está a trabalhar em casa? Possivelmente não. Mas são tão importantes! Mesmo que seja daquelas pessoas que se embrenha no trabalho, se estivesse no escritório, possivelmente faria uma pausa quando algum colega o desafiasse para um café e trocava dois dedos de conversa – ao que chamamos socializar!
Por tudo isto, sugiro-lhe que, se optar por esta forma de trabalho, faça uma planificação do seu tempo que inclua as horas dedicadas às tarefas profissionais, intervalos, tempo para a família e amigos e para atividades lúdicas. Assim poderá usar em pleno as vantagens de trabalhar a partir de casa!
Qual foi o interesse que este artigo teve para si?
There are no reviews yet. Be the first one to write one.
Um bocado de mau feitio…
Um bocado de mau feitio… …ou “uma personalidade forte” são frases que ouve com [...]
TRABALHA A PARTIR DE CASA?
TRABALHA A PARTIR DE CASA? É possível que esteja a ler este texto num [...]
Somos todos corredores de fundo
Performance cognitiva na velhice Corremos, vivemos a mil, não há tempo que chegue! Sejamos [...]

A NOSSA NEWSLETTER
PODE MUDAR-LHE A VIDA
Recheada de informações úteis da Psicologia para MELHORAR A SUA VIDA
É GRATUITA
GANHA logo um curso de RESPIRAÇÃO CALMANTE
Só lê se quiser
De PRESENTE, também recebe um GUIA para o conforto do SISTEMA NERVOSO
Desiste quando quiser (mas nós ficamos tristes…)
Fica a saber mais de Psicologia do que o seu vizinho
Ninguém sabe que a recebe
Não se arrisca a perder os nossos PRESENTES e PROMOÇÕES exclusivos
Sabe tudo primeiro do que os outros