TRABALHA A PARTIR DE CASA?

trabalha a partir de casa

TRABALHA A PARTIR DE CASA?

É possível que esteja a ler este texto num pequeno intervalo que está a fazer no trabalho. É, até, possível que esteja a fazer esse intervalo em casa por ser aí que está a trabalhar. Hoje em dia passou a ser a rotina de muitas pessoas. Para si que escolheu esta opção ou se está a pensar fazê-lo sugiro-lhe que leia este artigo para ponderar sobre os custos e benefícios dessa prática.

O trabalho à distância é, hoje, uma prática muito frequente e é sentida por muitos como um benefício que as empresas dão aos seus colaboradores.

Os benefícios são fáceis de identificar logo que o colaborador se identifique com a possibilidade de estar em casa, no seu ambiente, a desempenhar funções profissionais. A isto acresce uma poupança de custos de deslocação em tempo e dinheiro. Do custo das refeições. Da possibilidade de usar roupa mais casual mesmo em reuniões online. De gerir o seu tempo como achar melhor.

Na verdade, o trabalho à distância exige que a pessoa tenha uma boa rotina que lhe permita garantir os resultados esperados. Mas, e quando isso não acontece? Ou, quando há alguma dificuldade em estabelecer limites? É sobre isto que gostava de reflectir consigo.

De facto, a possibilidade de trabalhar a partir de casa, veio trazer a muitas pessoas a oportunidade de partilharem mais momentos familiares e/ou sociais. O “estar em casa” traz essa sensação. Mas será que é, de facto, assim?

Pode não ser. Na verdade, se não houver rotinas equilibradas, realistas e bem estabelecidas o resultado pode não ser tão benéfico. É essencial uma boa gestão do tempo. Um tempo que contemple o trabalho, a vida familiar, a vida social, a vida pessoal, o descanso… e que seja cumprido.

É fácil deixar o computador ligado para ir jantar e ter, depois, a tentação de ir acabar só “uma coisa para amanhã”. Mas como está no escritório que é logo ali ao lado da sala onde estão os outros fica a sensação de que se está “em família”. Na verdade, não está.

Também pode ter a sensação de que descansa o suficiente porque esteve com as calças do pijama todo o dia. “Afinal, ninguém vê!” Mas, se está a trabalhar pela noite fora e liga o computador às 9h00 quando a empresa abre, então deve repensar porque, na realidade, deve ter dormido pouco. Se calhar, se tivesse ido trabalhar para o escritório, chegando à hora de sair (mesmo que faça tempo a mais) desligava tudo e, chegando a casa, dedicava-se às outras áreas da sua vida.

Há, ainda um outro lado que me parece importante referir nessa gestão do tempo. Os intervalos. Faz intervalos regulares quando está a trabalhar em casa? Possivelmente não. Mas são tão importantes! Mesmo que seja daquelas pessoas que se embrenha no trabalho, se estivesse no escritório, possivelmente faria uma pausa quando algum colega o desafiasse para um café e trocava dois dedos de conversa – ao que chamamos socializar!

Por tudo isto, sugiro-lhe que, se optar por esta forma de trabalho, faça uma planificação do seu tempo que inclua as horas dedicadas às tarefas profissionais, intervalos, tempo para a família e amigos e para atividades lúdicas. Assim poderá usar em pleno as vantagens de trabalhar a partir de casa!

Qual foi o interesse que este artigo teve para si?

4.2
4,2 rating
4.2 em 5 estrelas (total de 5 avaliações)
Excelente!60%
Muito bom0%
Assim, assim40%
Fraco0%
Péssimo0%
13/03/2020

Artigo muito pertinente. Já vivi em parte essa experiência e realmente é necessário buscar equilíbrio.
Talvez retome esse modelo de trabalho. Agora mais consciente da dosagem de esforço.

Edgar Oliveira
12/01/2020

Esse tema é bastante relevante e interessante. ótimo para uma reflexão sobre os costumes, gostos e necessidades, que irão refletir diretamente no resultado do trabalho e da vida.

maria alves
22/10/2019

Esse tema é bastante interessante. Bom para a pessoa pensar sobre os seus costumes, gostos e necessidades, que vão refletir diretamente no resultado do seu trabalho e na sua vida.

penelope
21/10/2019

Incompleto

Anónimo
21/10/2019

excelente.Visão de novas possibilidades.

Anónimo
Luísa Menezes
Luísa MenezesPsicóloga Clínica
Load More Posts
Newsletter 3

A NOSSA NEWSLETTER

PODE MUDAR-LHE A VIDA

  • Recheada de informações úteis da Psicologia para MELHORAR A SUA VIDA

  • É GRATUITA

  • GANHA logo um curso de RESPIRAÇÃO CALMANTE

  • Só lê se quiser

  • De PRESENTE, também recebe um GUIA para o conforto do SISTEMA NERVOSO

  • Desiste quando quiser (mas nós ficamos tristes…)

  • Fica a saber mais de Psicologia do que o seu vizinho

  • Ninguém sabe que a recebe

  • Não se arrisca a perder os nossos PRESENTES e PROMOÇÕES exclusivos

  • Sabe tudo primeiro do que os outros