O QUE É A DEPRESSÃO INFANTO-JUVENIL?

A depressão é um estado prolongado de grande tristeza, falta de energia e interesse pela vida. Durante muito tempo não se pensou em sofrimento psicológico associado às crianças, uma vez que a infância seria “a melhor fase da vida”.

Mas serão assim todas as crianças felizes e despreocupadas?

Um olhar atento sobre o comportamento de muitas crianças vieram mostrar o contrário. Nem todas as crianças são assim tão felizes. Estudos referem-nos que cerca de 2% das crianças sofrem de depressão grave, número esse que aumenta para 10% na adolescência. Perto de 40% das crianças em consulta de pedopsiquiatria apresentam diagnóstico estrutural de depressão. Em algumas estatísticas, o diagnóstico de depressão chega a estar representado em cerca de 50% das crianças e adolescentes observados.

Descarregue o manual

depressao na crianca e no adolescente

Depressão na criança e no adolescente

A depressão infantil pode não se parecer nada com uma depressão adulta, pelo que é fundamental que pais e educadores possam saber reconhecer os sintomas. Neste documento, encontra ainda alguns exercícios e sugestões para regular a fase inicial depressiva enquanto o seu filho não inicia um processo psicoterapêutico.

Depressão na criança e no adolescente

depressao na crianca e no adolescente

SINTOMAS DA DEPRESSÃO INFANTO-JUVENIL

A sintomatologia depressiva na criança é muito diferente da do adulto e é de difícil reconhecimento, uma vez que pode assumir diversas formas. Mas esteja sobretudo atento às alterações de comportamento, estados emocionais e ritmos do dia-a-dia, como por exemplo:

Faça o teste

Sintomas depressivos infanto-juvenis

Depressão nos mais novos

Sintomas depressivos para a faixa etária 7-17 anos

Há sintomas depressivos nos mais novos?

Sintomas depressivos

Ainda que não permita afirmar que existe ou não uma perturbação depressiva, este teste ajuda na tomada de decisão em relação a procurar um psicólogo para uma avaliação aprofundada.

CAUSAS DA DEPRESSÃO INFANTO-JUVENIL

As causas podem ser muito diversas:

• Perda real (por ex., a morte de um dos pais) ou simbólica de elementos significativos na sua vida (por ex., quando os pais estão fisicamente presentes, mas não o estão emocionalmente ou são muito ausentes);
  • Depressão dos pais –quando um dos pais está deprimido, é raro que a criança não sofra as consequências, uma vez que a relação de cuidador-cuidado pode estar muito comprometida.
  • Adaptações psicológicas normais no desenvolvimento, que se tornem demasiado difíceis para a criança, constituindo-se como um factor de risco para a depressão (ex. mudanças de escola, casa, amigos, nascimento de um irmão etc.);
  • Ambiente familiar instável e inseguro (ex. discussões frequentes, problemas económicos, famílias numerosa, práticas educativas muito severas e invasivas, etc.);
  • Maus tratos físicos e emocionais;
  • Abuso sexual;

• Bullying;
  • Fatores biológicos (predisposição genética, baixa produção de serotonina e norepinefrina);

SOLUÇÕES PSICOTERAPÊUTICAS

Depois de efectuado o diagnóstico, a intervenção com uma criança deprimida implica a sensibilização dos pais para a importância do seu papel no tratamento, quer como pais, quer como interlocutores com a escola e grupo de pares.

Com a criança deve ser planeada:

• Intervenção psicoterapêutica através do jogo – Ludoterapia (método de excelência para estabelecer relação terapêutica – sobretudo com crianças mais pequenas – bem como da sua expressão interna;

• Recurso a práticas de Mindfulness para crianças (focar a atenção de uma maneira particular – de propósito, no momento presente e sem julgamento);

• Abordagem EMDR (dessensibilização e reprocessamento de memórias traumáticas, pensamentos negativos/ auto-destrutivos, emoções com impacto negativo ou somatizações);

• Abordagem Cognitivo-Comportamental (elaboração de um projecto pessoal com objectivos traçados, metas alcançadas…; diário pessoal, com registo de pensamentos e emoções – sobretudo para crianças mais velhas e adolescentes; Tabelas de situações positivas e negativas, etc.)

Em casos de maior gravidade, poderá ser benéfico o recurso a intervenção psicofarmacológica de modo a diminuir a gravidade dos sintomas para poder iniciar o trabalho psicoterapêutico.