Rotina, para que te quero em momentos de stress?

Rotina, para que te quero!

rotina para que te quero em tempo de stressAlgumas pessoas gostam de manter uma rotina diária, enquanto outras estremecem ao pensar numa agenda com tudo planeado. Durante períodos de grande stress, no entanto, manter a estrutura e a rotina pode ajudá-lo a sentir-se mais organizado e sob controlo.

Sabemos que uma rotina pode ser útil em qualquer altura, principalmente se estivermos a tentar implementar novos hábitos, no entanto, estas rotinas podem ser particularmente importantes quando surgem aspectos incertos na nossa vida.

As interrupções causadas pela Pandemia do COVID-19 alteraram drasticamente as rotinas normais de muitas pessoas, o que torna muito mais difícil lidar com o stress que algumas pessoas podem sentir.

Uma falta de estrutura repentina

Muitas pessoas estão a trabalhar a partir de casa ou enfrentam uma situação de desemprego. Quem trabalha em casa pode perceber rapidamente que o isolamento constante e a falta de um horário normal podem ser mentalmente desgastantes.

Segundo Rachel Goldman, psicóloga e professora assistente clínica da Universidade de Nova Iorque, na faculdade de Medicina, “quando as pessoas não têm uma rotina ou estrutura para o dia, pode trazer um aumento de stress e ansiedade, falta de concentração e foco.”

Esta falta de estrutura e rotina pode agravar os sentimentos de angústia, o que por sua vez direciona a atenção para a fonte dos problemas. “Se as pessoas não têm estrutura e estão com menos foco, provavelmente também sentirão que pensam mais na situação stressante, o que pode conduzir a um stress e a uma ansiedade adicionais”, explica Goldman.

Os benefícios de ter uma rotina

Estudos demonstraram consistentemente que as rotinas podem desempenhar um papel importante na saúde mental. Um estudo, por exemplo, revelou que as rotinas podem ajudar as pessoas a gerir melhor o stress e a ansiedade.

Portanto, ter uma rotina regular pode ajudá-lo a:

  • Ter níveis de stress mais baixos
  • Ter bons hábitos diários
  • Cuidar melhor da sua saúde
  • Ajudá-lo a sentir-se mais produtivo
  • Ajudá-lo a sentir-se mais focado

Ao escolhermos quais as tarefas realmente necessárias para cada um de nós, pode ajudar-nos a encontrar mais tempo para comportamentos saudáveis, como para o exercício físico, e a ter mais tempo para desfrutar de actividades de lazer.

O que é que pode ajudá-lo a manter uma rotina quando estiver stressado?

Concentre-se nas coisas que pode controlar

Gerir os seus próprios comportamentos pode ajudá-lo a sentir-se mais no controlo da situação. Goldman recomenda que se foque naquilo que está ao seu alcance para controlar. “Um bom ponto de partida para criar uma nova rotina é definir horários de acordar e deitar, além dos horários das refeições e das actividades”. A chave é criar uma rotina que envolva uma estrutura e a sensação de previsibilidade no seu dia.

Obviamente que a agenda pode mudar um pouco, dependendo do dia da semana, mas manter uma estrutura básica para quando acorda, come, trabalha, realiza atividades e dorme pode ajudá-lo a sentir-se menos stressado e mais organizado.

Estruturar o dia também garante que realiza as tarefas básicas que devem ser realizadas, o que lhe dará tempo para agendar outras que deseja ou precisa de pôr em prática.

Assim, sentir-se-á mais organizado e produtivo com uma rotina regular, o que o ajudará a sentir-se mais proactivo e no controlo diante de uma situação stressante.

Siga uma rotina que proteja a sua saúde

Existem alguns aspectos da sua rotina diária que o podem ajudar a gerir os níveis de stress:

  • Manter-se ativo e fazer exercício físico diariamente
  • Certifique-se que está bem descansado
  • Coma refeições saudáveis ​​regularmente
  • Estabeleça metas realistas
  • Tente manter-se positivo
  • Prepare-se para desafios, mas não fique a ruminar sobre aquilo que não pode controlar
  • Mantenha o contato com amigos e familiares
  • Reserve um tempo para as atividades que gosta

Naturalmente que a situação com a qual esteja a lidar em termos pessoais também pode afetar esta rotina diária. Por estarem a trabalhar ainda a partir de casa, algumas pessoas podem sentir que existem “espaços em branco” no seu dia-a-dia, o que pode ser algo assustador. É importante encontrar tarefas ou algo para preencher o seu tempo, para que não desencadeie comportamentos que não sejam saudáveis ou indesejados.

Faça a sua lista

Uma das coisas úteis que podemos fazer é uma lista daquilo que normalmente fazemos durante o dia. Devemos incluir tudo, desde o trabalho até à preparação das refeições e as tarefas domésticas. Depois de termos uma ideia destas tarefas básicas, podemos começar a criar um esboço geral do que é necessário fazermos todos os dias para permanecermos no caminho certo.

O stress pode dificultar a concentração, portanto, delinear as atividades diárias pode ajuda-lo a concentrar-se no que é importante.

Embora seja importante manter o essencial, não deixe de fazer coisas que gosta, como ver um programa de televisão ou telefonar a um amigo. Tornar estes momentos em pequenas recompensas do seu dia-a-dia pode ajudá-lo a manter-se optimista e focado quando estiver a fazer uma tarefa que não goste tanto, por exemplo.

Descubra o que funciona para si

Será melhor ter uma programação diária estruturada ou apenas uma lista de tarefas gerais para o dia? Para algumas pessoas é essencial uma agenda diária altamente estruturada que descreve as atividades em intervalos específicos de tempo, enquanto que para outras, uma lista solta de coisas que precisam ser realizadas no dia é suficiente.

Qual das opções é mais adequada para si? Tenha em conta as suas motivações e o que precisa de fazer. “Se é algo de muita importância e precisa de ser feito num dia específico, programe-o na sua rotina e decida quanto tempo precisa para garantir que seja realizado”, recomenda Goldman.

Por outras palavras, planeie um horário específico para cuidar dessas tarefas que têm prioridade. Ao saber que tem esse tempo reservado para essas tarefas, deixá-lo-á livre para se concentrar em usar o resto do seu tempo com eficiência.

Goldman também sugere que pode ser útil agendar aquelas tarefas para as quais não está motivado. “Quando não nos sentimos motivados a fazer as coisas, é muito fácil procrastiná-las e elas continuarão a ser pressionadas pelo dia seguinte e no dia seguinte”, explica. Ao saber que precisa de realizar essas tarefas num determinado horário num determinado dia poderá ajudá-lo a manter-se focado e a superar a mesma procrastinação.

Lembre-se de que leva tempo e prática

Assim como tentar criar um novo hábito, iniciar e seguir uma nova rotina leva algum tempo e esforço. Desta forma, irá conhecer-se melhor, logo, se algo parece não estar a funcionar, tente ajustar a sua programação para que funcione de acordo com suas necessidades.

Goldman recomenda que tenha atenção à forma como se sente ao longo do dia, de forma a determinar em que alturas do dia é mais produtivo: “se sente que em cada um dos dias se sente desmotivado e letárgico num determinado momento, isso é um sinal de que precisa de uma pausa mental naquele momento”, diz ela. Quando se encontrar nestes momentos, pense no que pode ser necessário para se sentir melhor e voltar e motivar-se. Isso pode querer dizer que precisa de fazer uma pausa, dar um passeio, fazer um lanche ou passar algum tempo de lazer.

Estruture o seu dia para aproveitar ao máximo o fluxo e refluxo natural dos seus níveis de energia. Assim, fará mais e garantirá o que necessita em termos de descanso e relaxamento.

Fontes: Arlinghaus KR, Johnston CA. The importance of creating habits and routineAm J Lifestyle Med. 2018;13(2):142–144. doi:10.1177/1559827618818044

Eilam D, Izhar R, Mort J. Threat detection: behavioral practices in animals and humansNeurosci Biobehav Rev. 2011;35(4):999-1006. doi:10.1016/j.neubiorev.2010.08.002

rotina em momentos de stress

Qual foi o interesse que este artigo teve para si?

5
5,0 rating
5 em 5 estrelas (total de 1 avaliações)
Excelente!100%
Muito bom0%
Assim, assim0%
Fraco0%
Péssimo0%
17/07/2020

Muito interessante! Ótimas dicas para manter a mente sâ.

Cecília Abreu
Cristiana Pereira
Cristiana PereiraPsicóloga Clínica
Load More Posts
Newsletter 3

A NOSSA NEWSLETTER

PODE MUDAR-LHE A VIDA

  • Recheada de informações úteis da Psicologia para MELHORAR A SUA VIDA

  • É GRATUITA

  • GANHA logo um curso de RESPIRAÇÃO CALMANTE

  • Só lê se quiser

  • De PRESENTE, também recebe um GUIA para o conforto do SISTEMA NERVOSO

  • Desiste quando quiser (mas nós ficamos tristes…)

  • Fica a saber mais de Psicologia do que o seu vizinho

  • Ninguém sabe que a recebe

  • Não se arrisca a perder os nossos PRESENTES e PROMOÇÕES exclusivos

  • Sabe tudo primeiro do que os outros