Desabafo de Psiquiatra
Não gosto nada quando os meus pacientes se referem aos medicamentos psiquiátricos como “as drogas”. Explico sempre que os nossos medicamentos são tão parecidos com “drogas” como os medicamentos das outras especialidades. Bem sei que [...]
Realidade virtual para depressão?
Acaba de ser publicado um estudo da University College London e da UNiversidade de Barlona com resultados promissores na aplicação de realidade virtual à depressão. Muito caminho terá ainda de ser andado, mas este primeiro [...]
Perturbação de Pânico
Na Perturbação de Pânico os episódios de ansiedade são recorrentes, e têm uma intensidade severa, e não se relacionam com situações ou circunstâncias concretas. Por isso, acontece frequentemente nestes casos, as pessoas manifestarem uma [...]
Manter o açúcar no sangue estabilizado
Lembra-se da primeira parte desta conversa? A glucose é essencial para nos mantermos vivos. Se baixar para níveis críticos, o cérebro faz aquilo para que lhe pagamos: esforça-se para nos manter vivos. E, como já [...]
Avaliar objectivos em terapia?
O que estamos a fazer em terapia é baseado em evidência científica. O que quer isto dizer? Quer dizer que qualquer trabalho de mudança implica conhecimento sobre os objectivos a alcançar. Ao longo de muitos [...]
Há vida nos intervalos
Imagine que vai ao ginásio e escolhe uma única máquina, num único exercício, para treinar. Quanto tempo aguenta? Uns minutos apenas, disse? Agora vai para uma aula, diversificada, em que vai trabalhando diversos músculos, de [...]
Antidepressivo? Mas eu não estou deprimido!
Há uns dias consultei um paciente que ficou muito surpreendido por ser medicado com um antidepressivo, tendo eu acabado de explicar que sofria de uma perturbação de ansiedade. Bem, tem toda a razão em ficar [...]
Penso, logo existo
Sónia Anjos António Damásio mostrou como a afirmação de Descartes era um erro, ou seja o nosso comportamento não é apenas resultado do nosso pensamento ou razão mas também das nossas emoções e trouxe [...]
Vamos lá descomplicar os amigos!
Quando se fala no tempo que se passa com os amigos, em terapia, sabe quais são as respostas mais frequentes? "Não tenho tempo" e "Ah, isso dos amigos é complicado...". E porque é que abordamos [...]
