Não gosto de mim assim

Não gosto de mim assim

Porque me sinto inadequada, porque sou uma pessoa insegura? Porque tenho dúvidas constantes e uma necessidade de agradar aos outros sem me permitir falar? Não reconheço em mim qualidades e os meus sentimentos quanto às minhas capacidades são tão vagos!!!! Porque será? Porque passei por momentos de raiva e frustração? Porque fui constantemente criticada e humilhada? Talvez por ser uma pessoa carente, ou envergonhada… Será culpa, será medo? Será raiva? Necessito de uma paz interior, necessito de uma harmonia quanto aos meus sentimentos, de me sentir segura sem pensar constantemente em aprovação ou rejeição. Seria tão bom gostar de mim própria, sentir-me satisfeita comigo própria e aumentar a minha autoconfiança. Seria tão bom!!!!

Acredite que não existe nenhum julgamento mais importante que aquele que fazemos de nós próprios. Para ter uma vida satisfatória e aumentar os seus níveis de felicidade, é de extrema importância ter uma autoestima positiva. Uma boa autoestima não só nos permite acreditar nas nossas competências, como no nosso valor pessoal. Uma boa autoestima torna-nos flexíveis, ajuda-nos a lidar com as adversidades da vida. A resposta a uma boa autoestima encontra-se dentro de nós, de nada nos vale procurar nos outros as respostas às nossas necessidades. É em nós que devemos escavar e encontrar o reconhecimento e a satisfação que procuramos. Somos nós que devemos respeitar os nossos sentimentos, pensamentos e valores, que devemos olhar no nosso íntimo e gostar do que vemos, que devemos encontrar algo de belo no espelho quando nos olhamos, que devemos encontrar alternativas de ação, que devemos não apenas olhar para os nossos defeitos, mas valorizar as nossas qualidades.

Somos nós… somos nós pela execução de tarefas que gostamos e que nos trazem felicidade, somos nós ao cuidarmos de nós e ao desenvolvermos atividades que nos façam sentir úteis, capazes, confiantes… Somo nós quando não nos deixamos arrastar pelos sentimentos e nos permitimos agir independentemente da situação. Somos nós, porque a resposta está em nós e porque merecemos gostar de nós.

Patricia Alves
Patricia AlvesPsicóloga Clínica e da Saúde
Mostrar mais Artigos
2018-04-12T11:21:47+00:00Abril 12th, 2018|Bem-estar, Felicidade, OP Angola, Patrícia Alves|
Translate »