Desacelerar o pensamento

Desacelerar o pensamento

A sua produtividade está comprometida?

Conhece a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)?

Desacelerar o pensamentoÉ uma síndrome bastante parecida com o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pois os seus sintomas são semelhantes, mas difere nas causas e sintomas. Estes sintomas caracterizam-se por dificuldades de concentração, atenção e memória, irritabilidade fácil, cansaço físico e mental e comprometimento do desenvolvimento intelectual. As pessoas (não apenas adultos, mas também crianças e adolescentes) podem ainda sofrer por antecipação, apresentar má qualidade de sono, dificuldades em relaxar e em desacelerar os seus pensamentos. Fisicamente podem apresentar dores de cabeça e musculares, dores de estomago e queda de cabelo.

A verdadeira dificuldade na SPA é a incapacidade para gerir os nossos pensamentos o que é provocado pelo facto de sermos constantemente bombardeados com informação excessiva, estarmos constantemente a ser submetidos a estímulos, a ser implicados em diferentes tarefas e preocupações. A nossa capacidade para desenvolver funções como capacidade de reflexão, paciência, resiliência, empatia, tolerância e criatividade fica diminuída, sendo que acabamos por apresentar níveis elevados de stress.

O uso desmedido da internet submete-nos a uma quantidade excessiva de estímulos, que em conjugação com uma sobrecarga das atividades diárias, tendem a gerar inquietações, ansiedade, irritabilidade, entre outros sintomas da SPA.

Caso se identifique com este tipo de síndrome, ou identifique um dos seus filhos, deve procurar ajuda de um profissional, pois é necessário uma readaptação dos hábitos de rotina e treinar o pensamento de modo a conseguirmos o seu desaceleramento. Como comportamentos protetores temos o exercício físico, a diminuição do ritmo de tarefas, períodos de pausa entre as mesmas e realização de atividades prazerosas (desde que não ligadas à tecnologia).

Temos de ter em conta que não devemos exigir demasiado de nós próprios, evitar excessos de informação, criticar ou selecionar estímulos visuais e auditivos, nomeadamente os que nos incentivam ao consumo e não à lógica e às emoções. Não ser “escravo” da tecnologia e principalmente não nos deixarmos arrastar pela competição, para ter sucesso não precisa ser o melhor e o fracasso não é eterno.

Se sentir que tem dificuldade em refletir antes de agir, em colocar-se no lugar do outro, em ser resiliente (adaptar-se às dificuldades e às mudanças), se perceber que o seu estado de humor é instável, que tem dificuldade em lidar com as contrariedades, se se sente facilmente cansado, com dores musculares, de cabeça ou de estomago, entre outros sintomas já acima mencionados, pode ser que precise consultar um psicólogo. Este é um síndrome transversal às diferentes idades, classes sociais e/ou profissionais.

Desligue o mais possível as novas tecnologias da sua vida. Aprenda a prioriza, a gerir o seu tempo e a organizar rotinas. Definir a importância das coisas pode trazer-nos bastantes benefícios. Para tal é importante termos consciência de quem somos e o que pretendemos ser. Termos consciência das nossas emoções e aprender a lidar com elas, mas também aprender a promover aquelas que são positivas e que nos transmitem bem-estar.

Patricia Alves
Patricia AlvesPsicóloga Clínica e da Saúde
Mostrar mais Artigos

Qual foi o interesse que este artigo teve para si?

4.7
4,7 rating
4.7 em 5 estrelas (total de 3 avaliações)
Excelente!67%
Muito bom33%
Assim, assim0%
Fraco0%
Péssimo0%
20/05/2019

muito bom

wilber
20/05/2019

Extremamente interessante o assunto!!!!! Muito bom esse artigo.

Maristela
18/05/2019

Excelente

Anónimo
Newsletter 3

A NOSSA NEWSLETTER

PODE MUDAR-LHE A VIDA

  • Recheada de informações úteis da Psicologia para MELHORAR A SUA VIDA

  • É GRATUITA

  • GANHA logo um curso de RESPIRAÇÃO CALMANTE

  • Só lê se quiser

  • De PRESENTE, também recebe um GUIA para o conforto do SISTEMA NERVOSO

  • Desiste quando quiser (mas nós ficamos tristes…)

  • Fica a saber mais de Psicologia do que o seu vizinho

  • Ninguém sabe que a recebe

  • Não se arrisca a perder os nossos PRESENTES e PROMOÇÕES exclusivos

  • Sabe tudo primeiro do que os outros