Dificuldade de Aprendizagem Específica na Leitura (Dislexia)

O que é? Quais os sinais? O que fazer?

O que é?

Dificuldade de Aprendizagem Específica na Leitura (Dislexia)A Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem específica na leitura. A sua presença não é indicador de um funcionamento intelectual inferior mas, sim de défices neuro-psicológicos específicos, ou seja, a origem das dificuldades na leitura é neurobiológica. Por outras palavras, o cérebro de uma pessoa com dislexia não apresenta (à partida) uma lesão mas, funciona de forma diferente daqueles que não têm dislexia (Cruz, V. 2009). A capacidade intelectual das pessoas com diagnóstico de dislexia encontra-se na média ou mesmo acima da média. Por esse motivo é comum ouvirmos coisas como “O meu filho é tão perspicaz para coisas práticas mas, no que toca à leitura… tem imensas dificuldades!”; “O meu filho é tão despachado em tudo, que não percebo o porquê de tantas dificuldades com as letras e as palavras, parece que não é o mesmo miúdo.”; “Fica horas para ler um parágrafo, é um sofrimento…”. Estas diferenças de desempenhos demonstram bem que a Dislexia diz respeito a dificuldades específicas na leitura e não a dificuldades generalizadas na aprendizagem ou a um défice intelectual.

Sinais de alerta

Um dos principais sinais de alerta para a presença de uma dislexia, diz respeito às dificuldades ao nível da consciência fonológica (i.e., manipulação de fonemas e sílabas, assim como sensibilidade às rimas). A investigação tem demonstrado que este é o indicador mais fiável relativamente à aprendizagem da leitura e escrita no início da escolaridade. As crianças que apresentem fracos desempenhos na consciência fonológica, irão ter maiores dificuldades para aprender a ler e a escrever. Para além disso, em idade escolar, devemos estar atentos a alguns destes sinais:

– A aprendizagem da leitura e escrita é muito vagarosa, tendo em conta o esperado para a sua idade.

– A sua velocidade leitora tende a ser silábica, hesitante e sem expressividade.

– Apresenta uma leitura pouco fluente e precisa, o que resulta em dificuldades de compreensão dos textos lidos.

– Na leitura é frequente adicionar, omitir ou confundir letras e sílabas nas palavras, assim como ler outras palavras que não as que estão no texto (e.g., ou por terem uma estrutura semelhante como |boca-bola|, ou por terem uma semântica próxima |barco-navio|).

– Quando escreve surgem erros ortográficos, fonológicos e/ou lexicais em quantidades significativas.

– É frequente apresentar tempos de atenção muito reduzidos, dando rapidamente sinais de cansaço, durante os períodos de leitura ou escrita.

– Os seus desempenhos escolares tendem a ficar aquém das suas reais capacidades intelectuais.

– Demonstra uma fraca memória verbal, isto é, tem dificuldade em recordar a informação que lhe é transmitida verbalmente.

 

O que fazer?

Se identifica alguns dos sinais acima referidos, deve procurar a orientação de um especialista, para avaliar e despistar os fatores que podem explicar tais dificuldades, assim como aconselhar sobre qual o melhor plano de intervenção para o caso específico do seu filho. É importante que se procure a ajuda de um profissional o mais cedo possível, pois mesmo antes de ser estabelecido um diagnóstico, pode e deve-se intervir nas áreas deficitárias, implementando estratégias de reeducação nas dificuldades de aprendizagem específica na leitura.

A avaliação e intervenção devem ser realizadas por técnicos especializados na área, pois são processos complexos que recorrem a um protocolo específico.

Ficou com alguma questão? Gostaria de esclarecê-las ou obter mais informação? Contacte-nos, estamos disponíveis para o receber e orientar nas Dificuldades de Aprendizagem Específicas.

Qual foi o interesse que este artigo teve para si?

0
0,0 rating
0 em 5 estrelas (total de 0 avaliações)
Excelente!0%
Muito bom0%
Assim, assim0%
Fraco0%
Péssimo0%

Joana Marques
Joana MarquesPsicóloga Educacional
Load More Posts
Newsletter 3

A NOSSA NEWSLETTER

PODE MUDAR-LHE A VIDA

  • Recheada de informações úteis da Psicologia para MELHORAR A SUA VIDA

  • É GRATUITA

  • GANHA logo um curso de RESPIRAÇÃO CALMANTE

  • Só lê se quiser

  • De PRESENTE, também recebe um GUIA para o conforto do SISTEMA NERVOSO

  • Desiste quando quiser (mas nós ficamos tristes…)

  • Fica a saber mais de Psicologia do que o seu vizinho

  • Ninguém sabe que a recebe

  • Não se arrisca a perder os nossos PRESENTES e PROMOÇÕES exclusivos

  • Sabe tudo primeiro do que os outros

2020-06-23T23:23:07+01:00Junho 24th, 2020|Cérebro, Crianças & Pais, Família, Joana Marques|
Go to Top