O bem-estar sem se deixar estar

O bem-estar sem se deixar estarPor vezes, sentimo-nos como se não pudéssemos continuar. Como se tudo nos custasse ou como se o dia corresse sempre mal. E nos dias que corre tudo bem, pois, alguma coisa há de correr mal. É sempre uma correria: o trabalho, os filhos, a relação, os estudos etc. Só nos apetece desligar de tudo e de todos. E chegam a altura das ferias… ai se essas fossem mais fáceis: temos de as programar, de conciliá-las com o nosso trabalho, com a escola do filho e com o trabalho do parceiro/a. Era suposto ser relaxante…e quando não o é? Quando parece que não temos tempo nem para respirar? O que fazer então, para melhorar o nosso bem-estar?

  1. Quebre a rotina

A rotina introduz monotonia na vida do ser humano, podendo levar ao aborrecimento e ao cansaço. Por outro lado, a rotina oferece-nos um certo conforto e previsibilidade. Muitas vezes convencemo-nos a permanecer neste conforto (mesmo que por vezes de forma inconsciente), usando assim algumas das seguintes frases que nos impedem de quebrar a rotina e iniciar novas atividades:

‘’Fica para amanhã’’

‘’Estou cansado, preciso de dormir’’

‘’Não tenho tempo’’

‘’Não tenho vontade’’

Porém, quando nos forçamos a fazer uma atividade que não faz parte da nossa rotina, sentimo-nos bem. Até chegamos a pensar que a devíamos fazer mais vezes ou que a devíamos ter feito há mais tempo, mas muitas vezes ficamos por isso mesmo: por pensamentos. Sabemos que nos irá fazer sentir melhor, mas mesmo assim não o fazemos.

Para que isso não aconteça, defina uma atividade nova para fazer todas as semanas. Estas atividades não precisam ser complexas ou demoradas, uma atividade simples como ler um livro novo, aprender uma língua, ou experimentar um desporto novo, pode ser o suficiente para quebrar a nossa rotina e oferecer-nos algo que ansiar durante a semana.

  1. Faça exercício

O exercício físico faz com que o corpo liberte endorfinas, que são os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, conforto, alegria e bom humor. O que acontece é que muitas vezes esperamos pela altura adequada: esperamos que o nosso horário de trabalho mude, que mudemos de casa, que arranjemos um ginásio mais perto de casa, ou que comecemos a dieta. Porém, não precisamos esperar que tudo esteja perfeito para fazermos mudanças no nosso dia-a-dia; nem temos que fazer exercício físico extremo. Podemos começar com o compromisso de caminhar pela manhã ou depois do trabalho durante meia hora. Experimente, e verá que 1. caminhar pela amanhã, vai deixá-la/o mais relaxada/o para o dia de trabalho que se segue. E 2. verá que caminhar depois do trabalho vai ajudá-la/o a impedir que o stresse do trabalho afete a sua vida pessoal.

  1. Melhore o seu sono

Dificuldades em adormecer ou em ter uma boa noite de sono, são queixas frequentes, de pessoas com problemas de stresse, ansiedade e depressão. Aqui vão algumas estratégias de como melhorar o seu sono:

  • Não force o adormecer, se não conseguir adormecer depois de 20 minutos, levante-se e faça algo aborrecido (mesmo aborrecido, como ler o verso do pacote de detergente), depois retorne a cama. Repita quantas vezes for necessário.
  • Não consuma cafeína nem faça exercício físico 3-4 horas antes de dormir.
  • Mantenha uma rotina de sono, forçando-se a acordar sempre a mesma hora e evite as sestas: é importante manter um horário de sono para que o corpo se habitue a adormecer a uma determinada hora.
  1. Vença a procrastinação

Define-se procrastinação como o ato de adiar tarefas que precisam ser feitas. A procrastinação pode causar stresse, sentimentos de culpa, redução da produtividade e dificuldades em atingir metas. Apesar dos seus efeitos, a procrastinação é um hábito, e como todo o hábito pode ser mudado. Veja como:

  • Crie objetivos e estabeleça datas: objetivos gerais e sem data limite são mais propensos a serem adiados e a causarem um sentimento de incapacidade. Pense em cada objetivo que tem e tente especificá-lo o máximo possível, a seguir atribua uma data e certifique-se de agir com base no plano e não com base no que sente (ex. Preguiça, cansaço, etc.).
  • Se tiver um misto de tarefas para fazer, comece pelas mais urgentes. Se forem de igual urgência, comece pelas mais complicadas e depois passe para as mais fáceis. É mais provável que evite fazer uma tarefa complicada após ter terminado uma tarefa simples do que o contrário. Tendo feito a tarefa complicada primeiro, sentir-se-á capaz de fazer a tarefa fácil e é menos provável que procrastine. O contrário já não pode ser dito. É frequente usarmos tarefas fáceis ou trívias para adiarmos as tarefas mais complexas.
  • Simplifique as tarefas complicadas! É importante desmembram tarefas e objetivos complexos em objetivos mais pequenos. Por exemplo, ‘’ler 3 livros por ano’’ é mais assustador do que ‘’ler 5 páginas por dia’’.
  • Se uma tarefa demorar menos de 1 minuto faça-a imediatamente: um telefonema, uma resposta rápida a um email, lavar um copo etc. Completar pequenas tarefas ao longo do dia previne que haja uma acumulação de tarefas no final do dia, prevenindo assim o aumento dos seus níveis de stresse.

Experimente algumas das mudanças acima mencionadas. Se ainda assim, sentir uma incapacidade de relaxar ou de sentir prazer nas atividades do seu dia, aconselhamos que marque uma consulta com um psicólogo que o possa ajudar a identificar causadores específicos do seu mal-estar que interfiram com o seu bem-estar e desenvolver estratégias de resolução. É importante ter em mente que para melhorar o seu bem-estar, é necessário não se deixar estar. Ou seja, melhorar o seu bem-estar requer mudanças, mudanças estas que por vezes são difíceis de iniciar, mas temos uma equipa pronta para o ajudar.

Qual foi o interesse que este artigo teve para si?

4
4,0 rating
4 em 5 estrelas (total de 1 avaliações)
Excelente!0%
Muito bom100%
Assim, assim0%
Fraco0%
Péssimo0%
15/10/2019

Gostei muito!

Anónimo
Daniela Sousa
Daniela SousaPsicóloga Clínica

Marque consulta comigo

Pretendo: (obrigatório)
Marcação de ConsultaInformações ou Reunião



Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.

Load More Posts
Newsletter 3

A NOSSA NEWSLETTER

PODE MUDAR-LHE A VIDA

  • Recheada de informações úteis da Psicologia para MELHORAR A SUA VIDA

  • É GRATUITA

  • GANHA logo um curso de RESPIRAÇÃO CALMANTE

  • Só lê se quiser

  • De PRESENTE, também recebe um GUIA para o conforto do SISTEMA NERVOSO

  • Desiste quando quiser (mas nós ficamos tristes…)

  • Fica a saber mais de Psicologia do que o seu vizinho

  • Ninguém sabe que a recebe

  • Não se arrisca a perder os nossos PRESENTES e PROMOÇÕES exclusivos

  • Sabe tudo primeiro do que os outros

2019-10-13T13:24:53+00:00Outubro 15th, 2019|Bem-estar, Daniela Sousa, OP Angola|