Férias: Retire o stress da sua bagagem

Tempo de Leitura: 7 min

Férias: Retire o stress da sua bagagemA altura do ano com que todos sonham e associam a descanso, relaxamento, a fugir da rotina ou recarregar baterias, pode ser uma das alturas do ano que lhe trazem mais stress. Como assim? A expectativa das férias perfeitas, os planos demasiados rígidos ou exigentes e as viagens em família podem ser alguns dos factores que podem colocar o stress na sua “bagagem”.

O stress define-se por “estado de preocupação ou tensão mental causado por uma situação difícil” (OMS, 2023)

O Stress é uma resposta natural do nosso organismo que nos prepara para enfrentar os desafios e ameaças na nossa vida. Todos experienciam alguma quantidade de stress, no entanto a forma como reagimos ao mesmo, faz diferença no nosso bem-estar.

A sua origem provém do verbo latino stringo, que significa aperto ou constrição.

Walter Cannon, em 1932, foi o primeiro a relacionar a resposta ao stress a alterações biológicas. Para além disso, também foi o pioneiro a abordar os aspectos psicológicos nas respostas aos estímulos, apresentando o modelo de resposta ao stress “Fight or Flight model“. O modelo defende que os indivíduos reagem às ameaças, através de um impulso geral dado pelo sistema nervoso simpático, que por sua vez o estimula a lutar ou fugir da ameaça.
É de referir que, habitualmente o stress assume um significado negativo/nocivo (distress), porém, o stress pode ser benéfico e útil (eustress), pois torna-se uma forma de impulso, propulsionando o indivíduo a resolver os problemas que vai enfrentando, fornecendo-lhe aptidões para eventos futuros adversos.
Nós activamos a resposta de stress sempre que a nossa “avaliação” da situação é percebida com uma maior exigência do que os recursos que temos para lidar com ela, mas esta avaliação tem a ver com a nossa percepção da situação.

Férias: Retire o stress da sua bagagem

Então porque temos stress nas férias?
A resposta ao stress pode resultar maioritariamente de dois grandes grupos de acontecimentos: as contrariedades diárias e os acontecimentos significativos de vida.
A necessidade crescente de termos de controlar os diversos factores da nossa vida dão-nos uma falta de flexibilidade em nos adaptarmos a novas situações.
A preparação e as férias Mindful, são as nossas dicas para reduzir o stress nas férias.

Preparação: Atenção aos pormenores
Mantenha as expectativas realistas – a pressão para ter as férias perfeitas gera stress e aumenta a probabilidade de se desiludir.

Se possível, faça pequenas pausas ao longo do ano para que as “férias grandes” não tenham um peso demasiado grande e não vão de encontro às suas expectativas.

Se possível, tire férias longas, é mais provável que se sinta relaxado após três semanas de férias do que apenas uma.

Quando planeia as férias não se esqueça de se lembrar das necessidades de cada membro da família.

Férias com demasiadas actividades planeadas podem deixar todos os elementos exaustos. O poder do “dolce far niente” nas férias é muito desvalorizado sobretudo hoje em dia numa sociedade em que adultos e crianças vivem hiperestimulados. Alguns estudos apontam para que cada vez mais, tanto em adultos como em crianças, os períodos de manutenção da atenção são cada vez menores. Certifique-se que deixa tempo suficiente para “apenas” ficar deitado na praia, ler um livro ou deliciar-se com boa comida.

Leve um kit de primeiros socorros e medicação “básica” para toda a família.

Férias Mindful
O que quer que aconteça durante o seu período de férias, leve o seu tempo a “saborear” a experiência. Ter uma atitude Mindful nas férias pode ajudá-lo a apreciar cada momento, desde novas aventuras excitantes até às tardes sossegadas e relaxantes.

Tente ir para férias sem uma checklist. Acha que consegue evitar os locais turísticos e em vez disso usufruir do momento presente, onde quer que esteja? Pense nas férias como uma oportunidade de vivenciar cada momento por oposição a “levar” a sua vida agitada atrás de si.

Experimente um novo ritmo. Faça planos de não ter planos. Não programe nada por uma tarde e veja como isso o faz sentir. Isso traz-lhe ansiedade? Acha que lhe falta alguma coisa? Consegue pausar, focar na sua respiração e ficar confortável com um pouco de incerteza? Estimule a curiosidade.

Esteja aberto a conhecer novas pessoas. Não tenha medo de fazer contacto visual, sorria e inicie uma conversa.

Se por um acaso encontrar um parque, um restaurante, ou algo que lhe pareça interessante, esteja aberto a novas experiências mesmo que isto não apareça no seu guia turístico.

Sente-se num café, parque ou jardim local. Repare como as pessoas se vestem, falam ou se expressam de forma diferente. Sinta os cheiros dos restaurantes e pastelarias em sua volta e compare o que pode ser novidade para si.

Se acontecer ter de esperar por algum dos transportes que necessita para se deslocar tente largar a ansiedade. E se nesta altura da viagem acontecer algo inesperado e melhor? Não podemos controlar tudo o que acontece, mas podemos controlar a forma como reagimos às situações que se vão desenrolando no nosso dia.
Quando as coisas não correrem conforme planeado, não pegue no telemóvel nem no computador. Experimente prestar atenção à sua respiração e repare como se sente. Sente alguma pressão no peito ou nos ombros? Se sim, guie de novo a sua atenção para a respiração e tente relaxar. Esta pode ser a altura perfeita para pegar naquele livro que quer ler há já tanto tempo.

Nos melhores momentos da férias repare no que está a sentir, mesmo que reconheça que a experiência é temporária. Aproveite-a sabendo que eventualmente será a hora de regressar a casa.

Referências Bibliográficas
Fink G. (2017). Stress: Concepts, Definition and History. Neuroscience and Biobehavioral Psychology.
Vaz Serra A. (1999). O Stress na Vida de Todos os Dias. Gráfica de Coimbra: Execução gráfica.
2023, Fevereiro 21, Consultado em 2023, Março 30, https://www.who.int/news-room/questions-and-answers/item/stress
Consultado em 2023, Março 23, https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/holiday-stress#bhc-content

Gelles, D. (2017, Junho 21). How to be Mindfull on vacation. Consultado em, 2023, Março 30, https://www.nytimes.com/2017/06/21/well/mind/how-to-be-mindful-on-vacation.html

Rom O, Reznick A. (2016). The stress reaction: A Historical Perspective. Advs. Exp. Medicine, Biology – Neuroscience and Respiration.

Qual foi o interesse que este artigo teve para si?

5,0
Rated 5,0 out of 5
5,0 em 5 estrelas (total de 3 avaliações)
Excelente100%
Muito bom0%
Médio0%
Fraco0%
Terrível0%
21 de Junho, 2023

Very helpfull

Marcos Pereira da Silva
14 de Junho, 2023

Very good

Luisa Cruz Martins
14 de Junho, 2023

Very good

Luisa Cruz Martins
Andreia Robalo Fonseca
Andreia Robalo FonsecaPsicóloga Clínica e Psicoterapeuta
Newsletter 3

A NOSSA NEWSLETTER

PODE MUDAR-LHE A VIDA

  • Recheada de informações úteis da Psicologia para MELHORAR A SUA VIDA

  • É GRATUITA

  • GANHA logo um curso de RESPIRAÇÃO CALMANTE

  • Só lê se quiser

  • De PRESENTE, também recebe um GUIA para o conforto do SISTEMA NERVOSO

  • Desiste quando quiser (mas nós ficamos tristes…)

  • Fica a saber mais de Psicologia do que o seu vizinho

  • Ninguém sabe que a recebe

  • Não se arrisca a perder os nossos PRESENTES e PROMOÇÕES exclusivos

  • Sabe tudo primeiro do que os outros

2023-06-12T11:52:07+01:0014 de Junho, 2023|
Go to Top