Treino físico: moderação ou intensidade?

Treino físico: moderação ou intensidade?Já retomou a sua actividade de física desde que regressou de férias? Ou ainda não surgiu a melhor altura? Imagino que queira fazer desta uma actividade regular para que não desperdiçar o valor das mensalidades do ginásio.

 

Praticamos exercicio fisico para nos mantermos em boa forma fisica e com  saúde nomeadamente para mantermos um peso saudável. O exercício fisico promove o bem-estar fisiológico e psicológico e fortalece o sistema imunológico.

 

A prática regular, (sim, dissémos regular), é importante na prevenção de  doenças cardíacas, cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade. Dependendo do tipo de exercício o efeito sobre o nosso corpo é diferente: exercícios de flexibilidade, como o alongamento, melhoram a amplitude de movimento dos músculos e articulações; exercícios aeróbicos, como andar e correr o foco no aumento da resistência cardiovascular; e exercícios anaeróbicos como treinamento com pesos, treinamento funcional ou aceleração aumentam a força muscular a curto prazo.

Algumas vezes também direccionamos o exercicio para a prática de um desporto que nos exije outras aptidões e mestria. Todas estas actividades físicas exigem treinos regulares para que possamos obter os resultados a que nos propusémos.

 

Sabe-se que o exercício físico liberta endorfinas, a hormona do bem-estar. No entanto estudos recentes trazem-nos  informação que nos pareceu importante partilhar.

 

No  Turku PET Center  da Universidade de Turku na Finlândia os resultados de estudos realizados recentemente salientam que, a quantidade de  endorfinas libertadas pelo cérebro depende da intensidade do exercício, o que pode ser um importante factor na motivação para a prática continuada e regular da actividade fisica.

Nos treinos de elevada intensidade a libertação de endorfinas está ligada a um aumento de sentimentos negativos e dor que parecem ser necessários para gerir o desafio emocional e fisicamente exigente destes treinos. No entanto estas sensações podem desencorajar-nos de realizar mais treinos.

 

Embora os treinos de alta intensidade, atualmente tão populares,  aumentem significativamente a libertação de endorfinas, controlando a dor e as emoções, provocam adicionalmente sentimentos negativos. O exercício aeróbico menos intenso, que não provoca uma libertação de endorfinas tão elevada, aumenta os sentimentos de prazer e de euforia e promove e incentiva à prática de exercício físico regular.

 

Vai recomeçar os seus treinos depois das férias? Se quer manter o exercicio fisico uma rotina na sua semana sugiro que comece com treinos moderados. Assim será mais fácil manter a sua motivação.

 

 

 HIIT releases endorphins in the brain– Science Daily

Cristina Sousa Ferreira
Cristina Sousa FerreiraPsicóloga Clínica

Marque consulta comigo

Pretendo: (obrigatório)
Marcação de ConsultaInformações ou Reunião



Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.

Load More Posts
2017-11-07T13:02:30+00:00Outubro 24th, 2017|Bem-estar, Cristina Sousa Ferreira, Dados científicos|
Go to Top