Quando a nossa vida é uma peça de teatro: Perturbação da Personalidade Histriónica

Quando a nossa vida é uma peça de teatro:

Perturbação da Personalidade Histriónica

Já ouviu falar na perturbação da personalidade histriónica?

Quando a nossa vida é uma peça de teatro: Perturbação da Personalidade HistriónicaConhece alguém muito sedutor e influenciável? Pois a personalidade histriónica caracteriza-se por haver um padrão de excessiva emocionalidade e procura de atenção, começando no início da idade adulta e estando presente numa variedade de contextos.

São indivíduos com alto grau de sugestionabilidade. As suas opiniões e sentimentos são facilmente influenciados pelos outros e pela tendência do momento. Têm tendência a considerar o relacionamento mais íntimo do que na realidade é, por esse motivo dirigem-se a pessoas pouco conhecidas como: Meu querido, amigo do peito…em momentos que seria prudente um pouco de formalidade com titularidade.

Esses indivíduos caracterizam-se por terem um padrão de tendências cognitivas, comportamentais e emocionais onde se destacam o comportamento sedutor, dramático, muito influenciável, e uma grande instabilidade emocional. Além disso, a curto prazo, geram um magnetismo que atrai o restante das pessoas.

Desta forma, entendemos que podemos observar a personalidade histriónica naqueles indivíduos que são sedutores, que tentam atrair a atenção dos outrosconstantemente e são muito influenciáveis. Apresentam sentimentos intensos, exageram a importância dos acontecimentos e parecem estar sempre a representaruma personagem”.

As pessoas com esta perturbação costumam ter intolerância ou frustração mais forte que os demais, costumam não se adaptar em situações que envolvem adiamento da gratificação (não sabem esperar) e as suas acções são frequentemente inclinadas à obtenção de satisfação imediata.

A personalidade histriónica tem como base as seguintes características: a desadaptação às possibilidades existenciais normais, reagindo sempre com exagero, com um faz-de-conta para os outros e para si mesma; constanteprocura ou exigência de afirmação, aprovação ou elogios; auto dramatização, teatralidade e expressão exagerada das emoções; alta sugestionabilidade; facilmente influenciada pelos outros; sedução inapropriada na aparência ou no comportamento; preocupação excessiva com a atractividade física; exagero na expressão das emoções;instabilidade constante na expressão da emoções; egocentrismo exagerado nas satisfações narcisistas; forte intolerância às frustrações e a não satisfação e têm um discurso impressionista e superficial.

 O estilo de personalidade é sempre teatral, seja na vida, nos relacionamentos e consigo mesmo. Os relacionamentos são dramáticos, ciumentos, invejosos, magoáveis, ardilosos para atrair, sedutores; os sintomas mais exuberantes são queixas incisivas descritas de forma exaltada.

O estilo teatral é arquitectado para se relacionar com a vida, existe uma dose de intencionalidade porém não éconscientemente determinada. A pessoa não opta por viver e sentir histrionicamente, isso vem da sua personalidade, porém há um propósito inconsciente para a teatralidade. Ainda paralelo a teatralidade há um acompanhamento da mentira e como consequência o afastamento da afectividade autêntica o que dificulta os relacionamentos afectivos estáveis e mais profundos. A maioria dos problemas emocionais e orgânicos do histriónico é uma consequência de enganar a si mesmo, não deixando fluiros seus reais sentimentos, ou seja, auto engana-se sobre osseus sentimentos autênticos.

Sexualmente a personalidade histriónica acarreta nas pessoas um comportamento sedutor, provocante e com tendência a erotizar mesmo nas relações não sexuais do dia-a-dia. As fantasias sexuais com as pessoas pelas quais estão envolvidos são comuns e, embora sejam volúveis, o arremate final do jogo sexual costuma não ser satisfatório.

Ainda com relação ao comportamento pode-se descrever como pessoas com tendências para ludibriar outros que usam o termo histérico quando querem depreciar alguém. A personalidade histriónica é expressa porcomportamentos coloridos, dramáticos e extrovertidos, ou seja, sempre exuberantes. Está classificado no 2º. grupo dos transtornos de personalidade (GRUPO B), onde estão os casos que apresentam comportamento com tendência à dramaticidade, apelação e emoções que se expressam intensamente. Tendem a exagerar seus pensamentos e sentimentos, apresentam acessos de mau humor, lágrimas e acusações sempre que percebem não ser o centro das atenções, quando não recebem elogios e aprovações. Por outro lado, frequentemente são pessoas animadas e dramáticas, tendem a chamar as atenções sobre si mesmas e podem de início, devido ao seu entusiasmo, encantar as pessoas com as quais travam conhecimento. 

Você pode conhecer várias pessoas que se encaixam nessa descrição por serem dramáticas, sedutoras e influenciáveis, mas isso não significa que todas elas tenham uma perturbação da personalidade histriónica. Para se poder dizer que alguém possui uma perturbação de personalidade histriónica, é necessário que ela apresente cinco ou mais dos critérios acima mencionados.

Quando os critérios de diagnóstico não são atendidos na quantidade ou no tempo, podemos dizer que estamos diante de uma pessoa com um padrão, perfil ou estilo de personalidade histriónica. Um dos sinais característicos das pessoas com perturbação da personalidade histriónica é tentar controlar as outras pessoas através da manipulação emocional ou sedução. Deste modo, depois de algum tempo, eles tendem a afastar os amigos com as suas exigências constantes.

Nice da Rocha
Nice da RochaPsicóloga Clínica;

Marque consulta comigo

Pretendo: (obrigatório)
Marcação de ConsultaInformações ou Reunião



Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.

Mostrar mais Artigos

Qual foi o interesse que este artigo teve para si?

3.5
3,5 rating
3.5 em 5 estrelas (total de 2 avaliações)
Excelente!50%
Muito bom0%
Assim, assim0%
Fraco50%
Péssimo0%
01/07/2019

Maçudo, repetitivo, com erros gráficos. Às vezes parece uma tradução google de inglês. Frases pouco esclarecedoras. Que significa:
“Ainda com relação ao comportamento pode-se descrever como pessoas com tendências para ludibriar outros que usam o termo histérico quando querem depreciar alguém”?

Anónimo
30/06/2019
Maria Carminda Moreira dos Santos
Newsletter 3

A NOSSA NEWSLETTER

PODE MUDAR-LHE A VIDA

  • Recheada de informações úteis da Psicologia para MELHORAR A SUA VIDA

  • É GRATUITA

  • GANHA logo um curso de RESPIRAÇÃO CALMANTE

  • Só lê se quiser

  • De PRESENTE, também recebe um GUIA para o conforto do SISTEMA NERVOSO

  • Desiste quando quiser (mas nós ficamos tristes…)

  • Fica a saber mais de Psicologia do que o seu vizinho

  • Ninguém sabe que a recebe

  • Não se arrisca a perder os nossos PRESENTES e PROMOÇÕES exclusivos

  • Sabe tudo primeiro do que os outros

2019-06-28T15:44:05+00:00Junho 28th, 2019|Artigos, Nice da Rocha, OP Angola, Personalidade|
Translate »