Psicologia e Performance

Psicologia e performanceTodos nós temos alguém que admiramos, por exemplo, na área do desporto, pela sua excelência e capacidade. No entanto, já pensou que é necessária uma imensa preparação para esse desempenho e o sucesso quase sempre depende tanto do nível físico quanto mental?

A psicologia do desporto e da actividade física é uma área de aplicação da psicologia que procura compreender os pensamentos, emoções e comportamentos de todos os que praticam desporto, exercício e actividade física, independentemente de se centrarem no desempenho desportivo ou na prática da actividade física como estratégia de promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Poderá ser interessante percebermos de que forma a Psicologia do Desporto pode ser aplicada no campo da Performance, de forma a facilitar o desempenho desportivo máximo, aumentando a capacidade física e alcançando o desempenho humano ideal.

Alguns atletas podem procurar um psicólogo da área do desporto por variados motivos: para melhorar o foco e direccioná-lo para o processo (e não só para os resultados); aumentar a confiança e auto-eficácia; lidar com as pressões da competição e expectativas; ansiedade ou perda de foco durante a competição; podem existir dificuldades de comunicação com a equipa; gerir a ansiedade ou o regresso após uma lesão, que afecta a confiança do atleta; ter dificuldades em regular emoções; criar sistemas de crenças saudáveis ou mesmo para treinar técnicas para a motivação.

Mas os atletas podem procurar um Psicólogo, mesmo quando não existe um problema específico, pode haver o desejo de melhorar o desempenho, ajuda para manter uma rotina de treino, melhoria da confiança, auto-eficácia, foco e trabalhar ao nível da intensidade e eficiência no desempenho atlético a nível geral ou numa actividade motora específica.

Que técnicas são usadas?

Estamos a falar de técnicas de planeamento e reestruturação cognitiva, relaxamento, técnicas de visualização gestão emocional

Definição de metas

Os atletas praticam com um objetivo específico a alcançar. A definição de metas é mais eficaz quando os seus objetivos são específicos, mensuráveis, atingíveis (realistas), com um prazo definido e de preferência com algum registo escrito ou visual, de forma a acompanhar o progresso.

“Self-Talk”

O diálogo interno expresso de forma falada é outra ferramenta importante que pode ser utilizada de diferentes formas: instrucional que pode ser eficaz quando se trabalha em capacidades finas ou de forma a melhorar uma técnica (por exemplo, “manter os joelhos dobrados”, “fletir o braço”); e motivacional que aumenta a confiança e estimula a competição (por exemplo, “Vou conseguir”, “vou ganhar”).

Imagens Mentais

O uso de imagens mentais e visualização pode ser uma ferramenta muito útil. Estudos recentes mostram que quando nos imaginamos a realizar uma tarefa específica, são activadas as mesmas áreas cerebrais que normalmente se activam, quando estamos a realizar a actividade fisicamente. No contexto da prática desportiva, o atleta pode imaginar-se a realizar uma tarefa, imaginando como vai agir, o quer que aconteça, o detalhe e o realismo da situação, evocando todos os sentidos (o que veria, ouviria, sentiria, cheiraria,…), todo o processo desde o início ao fim, não apenas os resultado.  Assim, a visualização pode ser uma maneira eficaz de preparação para uma situação real.

Meditação:

A meditação permite trabalhar ao nível do foco, reduzir o stress e ansiedade e aumentar a capacidade de estar no momento presente. Para maximizar o desempenho, é muito importante que os atletas consigam focar-se no momento, durante um jogo ou prova, e abstrair-se de dúvidas, preocupações e distrações externas. A meditação será uma técnica extretamente útil para atingir este objectivo e com tempo e prática, conseguirá ser mantida por períodos de tempo mais prolongados. Uma prática de meditação constante pode ajudar qualquer atleta a criar um estado de foco e consciência que pode utilizar em todas as outras áreas da sua vida.

Psicologia e performance

Qual foi o interesse que este artigo teve para si?

5
5,0 rating
5 em 5 estrelas (total de 1 avaliações)
Excelente!100%
Muito bom0%
Assim, assim0%
Fraco0%
Péssimo0%
01/05/2019

Muito útil

Célia Lucas
Ana Rosa
Ana RosaPsicóloga Clínica
Mostrar mais Artigos
Newsletter 3

A NOSSA NEWSLETTER

PODE MUDAR-LHE A VIDA

  • Recheada de informações úteis da Psicologia para MELHORAR A SUA VIDA

  • É GRATUITA

  • GANHA logo um curso de RESPIRAÇÃO CALMANTE

  • Só lê se quiser

  • De PRESENTE, também recebe um GUIA para o conforto do SISTEMA NERVOSO

  • Desiste quando quiser (mas nós ficamos tristes…)

  • Fica a saber mais de Psicologia do que o seu vizinho

  • Ninguém sabe que a recebe

  • Não se arrisca a perder os nossos PRESENTES e PROMOÇÕES exclusivos

  • Sabe tudo primeiro do que os outros

2019-05-01T10:52:00+00:00Maio 1st, 2019|Ana Rosa, Performance|
Translate »