Tempo de Leitura: 4 min

Aqui apresentam-se os textos a concurso, que decorrerá até dia 8 de Fevereiro.

São 14 situações para todos os gostos. Pode escolher a sua pérola favorita! Diga-nos aquela de que gostou mais seleccionando após a leitura dos textos no nosso questionário de votação. Obrigado!

1. Arca de Noé – Vane Lopes

Depois da avó contar uma longa história sobre a arca de Noé o David(meu filho de 4 anos)pergunta: -“avó tem certeza que foram todos os animais para arca?”
-sim
-“Nao foram não! os peixes sabem nadar nao iam morrer no mar mesmo estando muito cheio”

2. Cadeirinha de Natal – Margarida Rosas

Era Dezembro e eu e o meu filho de 3 anos estavamos nos Correios. Enquanto esparávamos pela nossa vez, entra um senhor com uma daquelas cadeiras de rodas/carrinho mecanizadas. O meu filho vai ter com ela, aproxima-se, faz um sinal de “fixe” com o polegar e pergunta-me muito alto (pois eu estava no outro canto da sala): “Mãe, posso pedir uma destas ao Pai Natal?”

Fez-se um silêncio compreensível até que o senhor da cadeira de rodas sorriu e tudo foi voltando ao normal… mesmo o embaraço que eu senti foi desaparecendo! Percebi que estava na altura de falar com ele acerca da deficiência.

3. Malandrice na Loja do Chinês – Andreia Ferreira

Estava numa loja dos chineses e o meu filho de 2 anos estava num daqueles dias em que lhe saiam uns aromas do rabo mesmo muito maus!

Estava ao colo da avó que se teve que isolar a um canto para não impestar a loja toda e quanto mais ele dava mais se ria com cara de malandro. Chega-se uma senhora e diz ” Ai tão querido ele está-se a meter comigo”. Ao que o meu filho responde ” Não eu dei um pum”.

4. Barriga de Mãe – Ana Mafalda Santos

Não considero a frase do meu filho embaraçosa mas sim deliciosa: “Mãe posso voltar para dentro da tua barriga?” Claro que a resposta foi: Adorava mas é impossível meu filho.

5. Balneário Indiscreto – Bé Coisinhas

Isis, quando tinha cerca de 2 anos e meio. Passou-se no balneário masculino, na piscina onde tem aulas de natação. Nesse dia foi o pai com ela, como tal estava a tomar banho com ele, nos chuveiros comuns que lá existem. Nisto, vira-se para o pai, num tom que possibilitou todos os presentes ouvirem: “Papá, aquele senhor tem uma pilinha tão pequenina!!” Escusado será dizer, que rapidamente o pai terminou o banho e saiu dali… ;)

6. Emoções à Mesa – Bé Coisinhas

Lucas (5 anos), neste último Natal, aquando de um almoço de amigos. Deu um arroto, daqueles que precede um silêncio total. Perguntei-lhe: “Então filho?” ao que prontamente respondeu: “Então mamã, não estás sempre a dizer que eu tenho que libertar as emoções!?” =))

7. Espinhos Misteriosos – Rui Coelho da Silva

Pai- Rui Miguel de Jesus Coelho da Silva – 40 anos

Filho – Santiago Ferreira de Jesus Coelho da Silva – 4 anos

Pai- Se não há roseiras na escola, porque dizes que esse espinho que tens no dedo é de uma roseira?

Santiago –  Quem tem espinhos são os ouriços e as roseiras e eu não fiz nenhuma festa a um ouriço.

8. Ajudas ao Pequeno-almoço – Mónica Jordão

Num dia de manhã estava eu a chamar o meu filho de 6 anos para ajudar a pôr a mesa para o pequeno almoço e ele saiu com esta frase:
“Mas são só os homens que trabalham?”

Fiquei super chocada e todos à volta se riram, tínhamos visitas em casa :(

9. Surpresa Pombalina – Micaela Cardoso

Sentada na banheira, fazia depilação às partes intimas, entrou de rompante na casa de banho, observou-me, atenta viu o que estava a fazer e exclamou: ” Tua pomba tem língua de fora! (clítoris)” OMG!!! :D

10. Mana por Encomenda – Luís Filipe Carvalheiro

Tomás: Pai quero uma mana e ela fica no meu quarto, eu fico com o mano, mas tem de ser uma menina, porque não quero ser o mais novo.

Bem isto era a sua lengalenga durante meses, o pior é que eram os dois a pedir e a chorar, o irmão tinha 8 na altura. Tivemos de ter muitas conversas para acalmarem, porque estamos bem assim para já.

11. Corações Partilhados – Rita Pinto

O meu filho de 4 anos um dia destes disse-me ” mãe gosto muito de ti o teu coração esta dentro de mim e o meu coração esta dentro de ti”, fiquei sem palavras.

12. Atrasos Unilaterais – Marisa Ferreira

Como sempre, e como em muitos outros lares, cá em casa o dia começa com : “Despacha-te, temos de nos despachar para não chegares atrasada à escola…”; depois da correria, já no caminho para a escola encontro uma amiga, paro um pouco ficamos a falar alguns minutos, e a Regina a deambular por ali á nossa volta, despeço-me e seguimos a caminho da escola de mão dada, e após um silêncio:

Regina: “Nem vou comentar, ok Mãe?”
Mãe: ” Como assim?”
Regina: “Não digo nem um pio, não vou perguntar se agora estamos atrasadas!”

13. Caracóis ou Lesmas? – Marisa Ferreira

Regina a brincar aos cabeleireiros:
“Mãe queres o cabelo pintado de que cor?”
Eu – “Roxo”
Regina – “Vou ver se há essa cor, sim há, vou pintar – passado uns segundos e umas quantas festas no cabelo – Já está! Ficou bonito, não achas?”
Eu – “Sim, está muito giro”
Regina – “E agora queres caracóis ou lesmas?”

14. O Amor da Vida – Marisa Ferreira

Regina – O amor da vida são os namorados!
Pai- Ai é, filha?, e como são os namorados?
Regina – Ficam todos nus, e dão puns!

 [poll id=”2″]