Benefícios da prática de Mindfulness para crianças

Benefícios da prática de Mindfulness para criançasNão são apenas os adultos que podem beneficiar de cultivar uma atenção voltada para o momento presente. A investigação tem demonstrado que o mindfulness é eficaz para um grande número de desafios diários que as crianças enfrentam. Estudos recentes têm averiguado que programas mindfulness nas escolas são eficazes na redução dos sintomas de hiperactividade e défice de atenção, depressão, stress e ansiedade nas crianças e adolescentes, com resultados a longo prazo.

Com esta prática, as crianças aprendem a ter consciência do seu corpo, sensações, pensamentos, emoções. Aprendem a observar os seus pensamentos e emoções, sem reagir imediatamente, descobrindo que há um espaço entre uma situação e a reação. Assim, desenvolvem a capacidade de fazer uma pausa antes de agir e serem capazes de considerar uma série de soluções possíveis. As reações automáticas transformam-se em respostas tomadas com consciência e, deste modo, o seu comportamento será mais ponderado. Esta capacidade é extremamente útil para a regulação comportamental, bem como para a regulação emocional.

O treino de mindfulness leva a mudanças estruturais no cérebro que desenvolvem e aperfeiçoam qualidades de bondade, paciência, compaixão, sintonia com os outros, melhor controlo de impulso e períodos de atenção mais longos.

Vejamos mais especificamente alguns benefícios da prática regular:

– melhor consciência do corpo, pensamentos e emoções;

– maior capacidade de prestar atenção a cada momento;

– viver no presente – focando-se no aqui e agora (não no que poderia ter sido no passado ou o que estamos preocupados que poderia ser no futuro);

– maior controlo dos impulsos;

– diminuição de conflitos sociais;

– menor ansiedade nos testes;

– maior capacidade para lidar com pensamentos negativos;

– menor julgamento – observando o momento sem julgamento de quaisquer pensamentos ou emoções que possamos ter;

– aumento de funções executivas – um preditor chave do sucesso académico;

– aumento da empatia – a criança consegue colocar-se na perspetiva do outro com mais facilidade;

– maior segurança – fazer as atividades de forma consciente ajuda a criar a sensação de estabilidade e segurança.

Acima de tudo, ensinar a criança a estar mindful é potenciar o seu bem-estar e a sua força e capacidade para lidar com os desafios do futuro.

Se ficou interessado e gostaria que o seu filho aprenda a desligar o “piloto automático” e a saborear o presente, usando os seus cinco sentidos, poderá experimentar esta abordagem no grupo Mindful Kids que a Oficina de Psicologia disponibiliza, nos quais as crianças, em formato de grupo, aprendem variados exercícios experienciais, que podem ser praticados em casa.

Raquel Carvalho
Raquel CarvalhoPsicóloga Clínica área infanto-juvenil
Mostrar mais Artigos
2018-10-11T14:00:31+00:00Outubro 11th, 2018|Crianças & Pais, Família, Mindfulness, Raquel Carvalho|
Translate »