Solidão

Este teste permite aferir o seu nível de solidão e isolamento social, algo de fundamental quando se fala em saúde psicológica e mesmo quando se prevê a qualidade estimada da saúde física.

Abaixo encontra afirmações que descrevem como as pessoas, por vezes, se sentem. Para cada uma delas indique a frequência com que se sente da forma como é descrita. Lembre-se que não há respostas certas ou erradas – apenas existem as suas respostas!

Campos obrigatórios marcados com *

1.Com que frequência se sente infeliz por fazer tantas coisas sozinho/a? *
2.Com que frequência sente que não tem ninguém com quem falar? *
3.Com que frequência sente que não consegue tolerar sentir-se tão sozinho/a? *
4.Com que frequência sente que ninguém o/a compreende? *
5.Com que frequência dá por si à espera que alguém lhe telefone ou escreva? *
6.Com que frequência se sente completamente sozinho/a? *
7.Com que frequência se sente incapaz de estabelecer contacto e comunicar com as pessoas que o rodeiam? *
8.Com que frequência se sente faminto de companhia? *
9.Com que frequência sente que lhe é difícil fazer amigos? *
10.Com que frequência se sente excluído e rejeitado pelos outros? *

2017-11-17T09:08:59+00:00Março 21st, 2017|Bem-estar|

20 Comments

  1. Cris 23/05/2018 at 17:28 - Reply

    Solidão elevada. E é exatamente assim que me sinto, em completa solidão, sinto que não faço falta pra ninguém e que minha existência não faz sentido nenhum, não tenho amigos, com quem desabafar, muitas vezes choro sozinha quando esse peso todo recai sobre meus ombros, sou uma pessoa totalmente insignificante e incapaz.

    • Madalena Lobo 29/05/2018 at 08:10 - Reply

      Cara Cris,
      A solidão requer que comece a reverter a espiral negativa: seja pro-activa, aproxime-se dos outros, repare nos seus aspectos positivos, elogie, contribua, ajude, escute, esteja presente. Vai ver que se inicia uma espiral positiva, com reacções positivas dos outros em resposta às suas e que, em menos de nada, a sensação de solidão vai embora.
      Abraço

  2. Júlia 22/05/2018 at 01:56 - Reply

    O meu nível deu solidão elevada. Comecei a morar sozinha em Março e não está fácil. Fazem duas semanas que choro todos os dias por me sentir sozinha, sentir falta dos meus pais e desejar estar em outro lugar. Comecei a faculdade numa cidade que odiava e, apesar de me sentir grata por tudo, principalmente pelos amigos e curso, não consigo me ver nesse lugar por muitos anos. Desejo morar em outra cidade, mas não sei se são os planos de Deus pra mim.

    • Madalena Lobo 29/05/2018 at 08:15 - Reply

      Cara Júlia,
      Talvez queira começar a tomar decisões para resolver o que não está a correr bem na sua vida – ninguém pode fazer isso por si, e estar infeliz numa situação que talvez possa ser melhorada ou mudar não traz nada de bom ou útil.
      Abraço,

  3. Poliana 09/04/2018 at 05:16 - Reply

    Baixa auto estima, não confiar no outro, medo da rejeição são causas ou sintomas da solidão. Porque tudo isso junto sou eu… Pelo resultado mais que obvio tenho solidão avançada. Me sinto infeliz sempre, mesmo quando não há motivo ou quando deveria estar feliz. Sempre existiu esses vazio em mim. Não acredito que tenha solução.

    • Madalena Lobo 09/04/2018 at 12:32 - Reply

      Cara Poliana,
      Há alguma probabilidade de, na base daquilo que descreve, poder estar a sofrer de uma depressão, o que tem tratamento e que deveria ser iniciado o mais rapidamente possível. Por favor, considere consultar um psicólogo.
      Abraço,

  4. Hosania Magda Batista de Lima 04/04/2018 at 00:02 - Reply

    Me sinto desprezada pelas pessoas que mais gosto, nunca me chamam para sair. Parece que não existe mais amizade. Eu não tenho amigos para sair. As pessoas que conheço são quase todas comprometidas. Odeio final de semana. Não tenho ninguém.

    • Madalena Lobo 04/04/2018 at 09:56 - Reply

      Sugestão: procure grupos que se reúnam de acordo com interesses que tenha – ar livre, desporto, cultura, artes manuais, etc. Assim poderá conhecer pessoas com quem partilha algo e começar a criar novas teias sociais.
      Abraço

  5. Cris 31/03/2018 at 10:21 - Reply

    Solidão e isolamento social.
    Eu tenho sim muita dificuldade em me aproximar, rejeição é o que mais tenho na vida, muitas vezes tenho o sentimento de não pertencer a nada e lugar nenhum. É triste esse sentimento.

    • Madalena Lobo 31/03/2018 at 16:26 - Reply

      O tema social é sempre uma dança de dois parceiros onde convém lembrarmo-nos que comportamento gera comportamento. Se optar por se aproximar dos outros com confiança e optimismo, curiosidade e interesse genuíno, o mais provável é que essas atitudes sejam devolvidas mais vezes do que cultivando uma atitude de evitamento, receio, estranheza e encolhimento sobre si própria. É preciso mudarmos algo em nós próprios para criar mudança na forma como os outro se relacionam connosco.
      Fica a reflexão, para o caso de achar que pode ter interesse e cabimento na sua vida.
      Abraço

  6. Gessica da silva souza 28/03/2018 at 21:04 - Reply

    Tenho facilidade em conhecer pessoas, porém não confio nelas, sempre me sinto sozinha, com um sentimento que nunca vou conseguir conquistar nada na vida.
    Um dia está tudo bem, no outro péssimo

    • Madalena Lobo 29/03/2018 at 09:16 - Reply

      Cara Gessica,
      Confiar ou não começa como um acto de fé… Comece por considerar os outros inocentes até prova em contrário, e confiar 🙂 E aproveite e confie em si também. Parece pouco mas é o suficiente, muitas vezes, para iniciarmos uma espiral positiva.
      Abraço

  7. Thalyana 18/02/2018 at 15:25 - Reply

    Solidão muito elevada… mas não consigo fazer amigos, estou desistindo, não suporto rejeição.

    • Madalena Lobo 18/02/2018 at 18:46 - Reply

      Talvez o facto de ficar com medo de ser rejeitada possa estar a contribuir para não tentar fazer amigos? Mas esse medo da rejeição convinha ser avaliado e resolvido – sugiro que marque consulta com um psicólogo o quanto antes.
      Abraço

  8. Mel 13/02/2018 at 15:33 - Reply

    O meu deu solidão muito elevada,
    Mas tenho problemas em fazer amigos, não confio nas pessoas e tbm tenho grande dificuldade de me apegar
    Resolvi me isolar em meu próprio mundo
    Pois assim ninguém vai me machucar em vários sentidos

    • Madalena Lobo 18/02/2018 at 18:40 - Reply

      Cara Mel,
      Com uma decisão de se isolar, é certa a sensação de solidão… Não escolhemos os medos que temos – por exemplo, o medo de ser rejeitada. Mas a rejeição faz parte da vida e vem no mesmo barco da aprovação – ganham-se uns, perdem-se outros. Aquilo que cada um de nós pode escolher são as suas acções: aproximar-se ou afastar-se, por exemplo. Se escolher aproximar-se, apesar do medo da rejeição, e da dor que inevitavelmente ocorre quando isso acontece, vai ser que consegue estabelecer relações interpessoais significativas e que isso irá afastar a solidão.
      De qualquer forma, sugiro que procure acompanhamento psicológico para reparar as experiências de vida que a levaram a desenvolver esta sensibilidade à rejeição.
      Abraço

  9. Elfinha 08/02/2018 at 00:31 - Reply

    o meu deu solidão elevada e isolamento social, isso é algo que precisa de tratamento urgente ?

    • Madalena Lobo 08/02/2018 at 15:27 - Reply

      Precisa sobretudo que tome acções mais direccionadas para cuidar das suas relações interpessoais! Aproximar-se das pessoas, cultivar as relações que tem, conversar, partilhar, fazer coisas em conjunto. A conexão social é crítica para a saúde física e psicológica!
      Fique bem. E saiba que estamos deste lado.
      Abraço

  10. olhares 12/01/2018 at 22:57 - Reply

    Nem todas as solidões são iguais. Ou são?

    • Madalena Lobo 21/01/2018 at 13:01 - Reply

      Nenhuma solidão é igual. Nenhum ser humano é igual. E nenhuma experiência emocional é igual.:)
      Abraço,

Leave A Comment

Translate »