Solidão

Este teste permite aferir o seu nível de solidão e isolamento social, algo de fundamental quando se fala em saúde psicológica e mesmo quando se prevê a qualidade estimada da saúde física.

Abaixo encontra afirmações que descrevem como as pessoas, por vezes, se sentem. Para cada uma delas indique a frequência com que se sente da forma como é descrita. Lembre-se que não há respostas certas ou erradas – apenas existem as suas respostas!

Campos obrigatórios marcados com *

1.Com que frequência se sente infeliz por fazer tantas coisas sozinho/a? *
2.Com que frequência sente que não tem ninguém com quem falar? *
3.Com que frequência sente que não consegue tolerar sentir-se tão sozinho/a? *
4.Com que frequência sente que ninguém o/a compreende? *
5.Com que frequência dá por si à espera que alguém lhe telefone ou escreva? *
6.Com que frequência se sente completamente sozinho/a? *
7.Com que frequência se sente incapaz de estabelecer contacto e comunicar com as pessoas que o rodeiam? *
8.Com que frequência se sente faminto de companhia? *
9.Com que frequência sente que lhe é difícil fazer amigos? *
10.Com que frequência se sente excluído e rejeitado pelos outros? *

2017-11-17T09:08:59+00:00Março 21st, 2017|Bem-estar|

45 Comments

  1. Alfredo Ribeiro 26/10/2018 at 18:35 - Reply

    Olá boa tarde sou depressivo há 7 anos e sinto-me neste momento muito sozinho e sem vontade de fazer nada. Só me apetece morrer só penso em suicídio não sei o que hei de fazer. Sinto que não estou aqui a fazer nada.

    • Madalena Lobo 29/10/2018 at 08:15 - Reply

      Caro Alfredo,
      O nosso cérebro é traiçoeiro e cheio de armadilhas… Quando não estamos bem, geram-se espirais negativas que nos fazem começar a ver tudo cada vez mais negro e as soluções e possibilidades de retoma de bem-estar ficam colocadas em pontos cegos, onde não as conseguimos ver sozinhos. Por favor, marque urgentemente consulta com um profissional de saúde mental: psicólogo clínico ou psiquiatra, para que esta espiral seja revertida e possa voltar a ficar bem.
      Votos de rápida recuperação.
      Abraço

  2. Joyce Silva 21/10/2018 at 17:39 - Reply

    Solidão elevada. Tenho alguns pouquíssimos amigos que na vdd já me decepcionaram, mas é normal. Não sinto vontade em socializar em nd, gosto mt de ficar só, mas ao mesmo tempo ou perto disso, sinto vontade de compartilhar e ter companhia. Mt medo de relacionar pq tenho mudanças de humor e não entendo mt bem os sentimentos, são confusos…
    Provavelmente seja besteira mas sinto mt sono, preguiça em td, mesmo sabendo que deve me ajudar, eu queria mas não posso, o interesse é zero.. sou meio paranóica, as vezes orgulhosa e mt ansiosa. Devo realmente procurar ajuda ou simplesmente tentar mais mesmo sabendo que não mudará? A natureza humana é incrível mas cruel e confusa..

    • Madalena Lobo 21/10/2018 at 18:04 - Reply

      Cara Joyce,
      Procure ajuda especializada! Somos todos péssimos advogados em causa própria e terá, seguramente, vários pontos cegos que requerem uma pessoa treinada para os ver.
      Abraço

  3. Francisco R. 20/10/2018 at 06:56 - Reply

    Solidão elevada, eu realmente tentei e continuo tentando mas cada vez mais sem esperanças, tentei de tudo pra encontrar pessoas legais por anos e cada vez mais eu me deparava com pessoas que me usavam até enjoar, gente falsa por toda parte, cheguei em um ponto que me isolei ao extremo por não aguentar mais me estressar com as pessoas, a misantropia ficou maior ainda, eu não sei que caminho seguir, pois todos que conheço e conheci aqui são falsos e egoístas(NÃO é vitimismo, eu tentei conhecer um a um e só me lasquei), e o pior de tudo, é que a cada dia acho os seres humanos mais desinteressantes, não conseguindo mais me motivar a socializar, pois não consigo mais ver nada de interessante nas pessoas, não tenho mais empatia com pessoas, e no fim todo relacionamento que crio se torna temporário por eu não aguentar mais ninguém, e inevitavelmente passo a ver as pessoas mais como objetos tão desprezíveis quanto um, então tá difícil demais socializar e fazer amigos sendo que já perdi totalmente o amor pela humanidade. Fui em psicólogo, não ajudou, e agora não sei mesmo que rumo tomar.

    • Madalena Lobo 20/10/2018 at 09:36 - Reply

      Caro Francisco,
      É sempre saudável duvidarmos das nossas percepções, sobretudo porque a percepção é um processo intensamente subjectivo. Neste caso, será de pensar que, num mundo sobrecarregado de população, seria estranho que todas as pessoas fossem falsas e egoístas ( ou que todas fossem fantásticas…). Por isso, ou tem tido muito azar com as pessoas que conhece ou não tem conhecido um número suficiente de pessoas para poder encontrar aquelas que sente como mais interessantes para si. E cultivar uma atitude em que espera o pior, com base na sua experiência passada, e se retrai, não vai ajudar na criação de relações genuínas e de interesse mútuo.
      Se não conseguiu trabalhar com um psicólogo, a minha sugestão é de que procure outro. Continue a tentar – afinal também é uma relação, e está a tomar uma decisão de que não vale a pena com base numa experiência prévia que não resultou, tal como, aparentemente, está a fazer com as pessoas em geral.
      Abraço

  4. Amanda 20/09/2018 at 04:28 - Reply

    Solidão muito elevada.

    Eu realmente me sinto muito só e sinto um aperto no peito todos os dias quando me vejo assim. Eu tenho dificuldades pra me relacionar com as pessoas, finjo que não preciso de ninguém e se alguém começa a gostar de mim eu corro pra longe. Acho que eu só tenho medo das pessoas se cansarem de mim uma hora ou outra. Faço terapia, mas ainda não sei como lidar com isso.

    • Madalena Lobo 27/09/2018 at 09:25 - Reply

      Cara Amanda,
      Se se aproximar das pessoas, elas aproximam-se de si. Se se afastar, elas também se afastam… Lembre-se que ninguém pode ver somo se sente: por muito medo que tenha de ser rejeitada pelos outros quando se aproxima, isso é invisível, por isso, sugiro que procure os outros, independentemente do medo que tenha. Se não cortar o círculo que a está a prender na solidão, os resultados vão continuar a ser os mesmos.
      Abraço

  5. Wellington Mauricio 03/08/2018 at 03:03 - Reply

    Solidão Elevada. Realmente as vezes me sinto só, gosto de ficar sozinho, não tenho problemas com relação a isso mas o fato é q só tenho 2 amigos e eles não saem mais comigo, ir ao cinema sozinho pra mim é uma tortura, tbm não tenho uma namorada, coisa da qual eu gostaria muito de ter. Faculdade não é uma coisa q desejo tanto na minha vida, talvez por isso me seja tão difícil fazer novas amizades. Ao mesmo tempo q tenho muitas coisas q desejo realizar em minha vida não sei como começar

    • Nuno Mendes Duarte 06/08/2018 at 15:46 - Reply

      Caro Wellington,

      Parece ser um indicador importante para poder movimentar-se no sentido de alargar a sua rede social.
      A melhor forma para estabelecer um plano é procurar ajuda junto de um profissional de saúde perto da sua área de residência, para que em conjunto possam avaliar os seus recursos e vulnerabilidades de forma a sentir-se focado nesse plano.
      Um abraço

  6. Eli 31/07/2018 at 00:09 - Reply

    Me sinto extremamente solitária. A solidão me enfraquece. Saio apenas para cumprir o necessário e volto novamente para casa. Durmo muito e me alegro quando a noite chega para dormir novamente. Não vejo alegria em viver sozinha. Adotei um cão e ele se tornou meu segundo amigo depois de Deus. Meu consolo é saber que o tempo esta passando muito rápido, e logo, tudo vai acabar.

    • Nuno Mendes Duarte 06/08/2018 at 15:57 - Reply

      Cara Eli,

      Parece estar a passar por uma fase de sofrimento, na qual a solidão parecer ser apenas uma das manifestações.
      É muito importante que procure ajuda rapidamente junto de um profissional de saúde, que poderá desenvolver consigo um plano que a faça retomar bem-estar!
      Um abraço

  7. Ed 27/07/2018 at 01:23 - Reply

    Me sinto extremamente só. Mas, não encontro pessoas que me compreendam. Então, sempre tem aquela sensação de superficialidade na relação. SCR

    • Madalena Lobo 28/07/2018 at 18:56 - Reply

      Muitas vezes, o que contribui para a solidão é precisamente a baixa expectativa em relação aos outros… Tente manter o coração aberto e confiar de que, entre muitas pessoas, haverá algumas com quem poderá ir tecendo uma relação de confiança e amizade!
      Abraço

  8. silvana 20/07/2018 at 17:27 - Reply

    fiz o teste no lugar de minha filha de 21 anos, pois sinto a tristeza dela, no ano passado ela tentou suicídio, dificil pra mim falar sobre isso, fez tratamento durante uns 6 meses com remédios, psiquiatria e psicologo, mas ela parou, foi fazer teatro, hidroginástica, mas já parou tbm, esta fazendo cursinho agora para prestar vestibular e cuida da irmazinha menor a qual ela ama demais, mas sinto ela longe, como se não estivesse aqui, é triste e ainda tenho muito medo…

    • Madalena Lobo 28/07/2018 at 18:57 - Reply

      Será que a sua filha se poderá disponibilizar para ir falar com um psicólogo? Era muito importante que isso acontecesse!
      Abraço

  9. Eu 18/07/2018 at 20:14 - Reply

    Solidão elevada. Tenho poucos amigos que compartilham dos mesmos gosto que eu , alguns estão casados e cada um tem a sua vida. Minha solidão maior é a solidao afetiva pois ninguém se interessa por mim , se eu demonstro interesse as pessoas correm e eu não sei qual é o meu problema. Neste momento estou chorando pq mais uma vez me sinto impotente e solitária por não conseguir fazer com que gostem de mim. A pessoa com quem eu ficava já não me quer mais sempre acontece o mesmo sempre encontram alguém pra por no meu lugar . Sou inteligente , viajada, gosto de natureza , filmes , sei conversar sobre qualquer assunto , esse lance de se valorizar eu ja faço mas os outros nao me valorizam mesmo. Eu não tenho sorte são muitas decepções penso em me entregar.

    • Madalena Lobo 28/07/2018 at 18:58 - Reply

      Com essas características, de certeza que é apenas uma questão de tempo até encontrar pessoas com quem se sinta verdadeiramente acompanhada, compreendida e estimada!
      Abraço

  10. manujongdae 16/07/2018 at 08:39 - Reply

    Eu me sinto sozinha em casa e na escola, eu não tenho amigos (em geral)
    Eu vejo o lado bom de não ter amigos
    e eu não choro por isso
    mas estou esperando alguém se importar comigo mesmo porque conheço várias pessoas
    e eles são apenas pessoas até de enfeite na minha vida
    Espero ter uma amiga boa e confiante que me ame muito.
    bem impossível, mas tenho fé

    • Madalena Lobo 28/07/2018 at 18:59 - Reply

      O futuro reserva-nos sempre muitas surpresas – nem todas boas, é certo, mas muitas delas verdadeiramente maravilhosas! Saia, fale com pessoas, seja genuína, interesse-se pelos outros e… os amigos começam a aparecer!
      Abraço

  11. Milena 28/06/2018 at 03:07 - Reply

    O meu resultado deu 30 de 40. Mas o mais “engraçado” e que eu n sinto necessidade, nunca tive na vdd, eu não perdurou em amizades não por motivos de discórdia ou algo que vália, mas seila parece que eu não quero. Em comparação as outras pessoas eu tenho consciência d q sou no mínimo diferente. Sempre gostei de ficar sozinha, até prefiro, mas também tenho a consciência de que isso não é saudável. Mas se eu me sinto assim melhor será que eu devo tratar isso como um problema??

    • Madalena Lobo 28/07/2018 at 19:01 - Reply

      O melhor critério de decisão quanto a procurar ajuda é a forma como se sente: se se sente bem, não vale a pena 🙂
      Abraço,

  12. Cris 23/05/2018 at 17:28 - Reply

    Solidão elevada. E é exatamente assim que me sinto, em completa solidão, sinto que não faço falta pra ninguém e que minha existência não faz sentido nenhum, não tenho amigos, com quem desabafar, muitas vezes choro sozinha quando esse peso todo recai sobre meus ombros, sou uma pessoa totalmente insignificante e incapaz.

    • Madalena Lobo 29/05/2018 at 08:10 - Reply

      Cara Cris,
      A solidão requer que comece a reverter a espiral negativa: seja pro-activa, aproxime-se dos outros, repare nos seus aspectos positivos, elogie, contribua, ajude, escute, esteja presente. Vai ver que se inicia uma espiral positiva, com reacções positivas dos outros em resposta às suas e que, em menos de nada, a sensação de solidão vai embora.
      Abraço

    • Sônia FerreYrah. 26/07/2018 at 02:47 - Reply

      Cris, não se sinta assim. O Eterno, Feitor de todas as coisas sempre está com você. Clame por Ele e Ele vai lhe ouvir. Ele enviou Yeshua, seu Filho amado para nos fazer companhia e nunca mais nos sentirmos sós. Procure ajudar as pessoas e não se sentira mais sozinha. A bondade virá até a você e terá amigos. Não desista. Persista e busque ao redor pois haverá sempre alguém que precisará da sua companhia. Shalom.

  13. Júlia 22/05/2018 at 01:56 - Reply

    O meu nível deu solidão elevada. Comecei a morar sozinha em Março e não está fácil. Fazem duas semanas que choro todos os dias por me sentir sozinha, sentir falta dos meus pais e desejar estar em outro lugar. Comecei a faculdade numa cidade que odiava e, apesar de me sentir grata por tudo, principalmente pelos amigos e curso, não consigo me ver nesse lugar por muitos anos. Desejo morar em outra cidade, mas não sei se são os planos de Deus pra mim.

    • Madalena Lobo 29/05/2018 at 08:15 - Reply

      Cara Júlia,
      Talvez queira começar a tomar decisões para resolver o que não está a correr bem na sua vida – ninguém pode fazer isso por si, e estar infeliz numa situação que talvez possa ser melhorada ou mudar não traz nada de bom ou útil.
      Abraço,

  14. Poliana 09/04/2018 at 05:16 - Reply

    Baixa auto estima, não confiar no outro, medo da rejeição são causas ou sintomas da solidão. Porque tudo isso junto sou eu… Pelo resultado mais que obvio tenho solidão avançada. Me sinto infeliz sempre, mesmo quando não há motivo ou quando deveria estar feliz. Sempre existiu esses vazio em mim. Não acredito que tenha solução.

    • Madalena Lobo 09/04/2018 at 12:32 - Reply

      Cara Poliana,
      Há alguma probabilidade de, na base daquilo que descreve, poder estar a sofrer de uma depressão, o que tem tratamento e que deveria ser iniciado o mais rapidamente possível. Por favor, considere consultar um psicólogo.
      Abraço,

  15. Hosania Magda Batista de Lima 04/04/2018 at 00:02 - Reply

    Me sinto desprezada pelas pessoas que mais gosto, nunca me chamam para sair. Parece que não existe mais amizade. Eu não tenho amigos para sair. As pessoas que conheço são quase todas comprometidas. Odeio final de semana. Não tenho ninguém.

    • Madalena Lobo 04/04/2018 at 09:56 - Reply

      Sugestão: procure grupos que se reúnam de acordo com interesses que tenha – ar livre, desporto, cultura, artes manuais, etc. Assim poderá conhecer pessoas com quem partilha algo e começar a criar novas teias sociais.
      Abraço

    • De Marte Woman 13/07/2018 at 12:48 - Reply

      Me sinto rejeitada por todo mundo. Não ligo de ficar só, na verdade, até prefiro.
      Tenho me afastado de todo mundo porque percebi a algum tempo que os amigos e familiares nunca me procuram e quando procuram, ou querem favores ou por pena porque estou sozinha.
      Sempre tenho a sensação que as pessoas não gostam da minha companhia e que quando conversam comigo, é quase que uma obrigação.
      MUNDO INJUSTO E INGRATO

      • Madalena Lobo 28/07/2018 at 19:00 - Reply

        Como disse: é uma sensação… Uma armadilha do seu cérebro; apenas isso. Entre as pessoas que conhece, seguramente que haverá quem lhe quer bem e a valoriza!
        Abraço

  16. Cris 31/03/2018 at 10:21 - Reply

    Solidão e isolamento social.
    Eu tenho sim muita dificuldade em me aproximar, rejeição é o que mais tenho na vida, muitas vezes tenho o sentimento de não pertencer a nada e lugar nenhum. É triste esse sentimento.

    • Madalena Lobo 31/03/2018 at 16:26 - Reply

      O tema social é sempre uma dança de dois parceiros onde convém lembrarmo-nos que comportamento gera comportamento. Se optar por se aproximar dos outros com confiança e optimismo, curiosidade e interesse genuíno, o mais provável é que essas atitudes sejam devolvidas mais vezes do que cultivando uma atitude de evitamento, receio, estranheza e encolhimento sobre si própria. É preciso mudarmos algo em nós próprios para criar mudança na forma como os outro se relacionam connosco.
      Fica a reflexão, para o caso de achar que pode ter interesse e cabimento na sua vida.
      Abraço

  17. Gessica da silva souza 28/03/2018 at 21:04 - Reply

    Tenho facilidade em conhecer pessoas, porém não confio nelas, sempre me sinto sozinha, com um sentimento que nunca vou conseguir conquistar nada na vida.
    Um dia está tudo bem, no outro péssimo

    • Madalena Lobo 29/03/2018 at 09:16 - Reply

      Cara Gessica,
      Confiar ou não começa como um acto de fé… Comece por considerar os outros inocentes até prova em contrário, e confiar 🙂 E aproveite e confie em si também. Parece pouco mas é o suficiente, muitas vezes, para iniciarmos uma espiral positiva.
      Abraço

  18. Thalyana 18/02/2018 at 15:25 - Reply

    Solidão muito elevada… mas não consigo fazer amigos, estou desistindo, não suporto rejeição.

    • Madalena Lobo 18/02/2018 at 18:46 - Reply

      Talvez o facto de ficar com medo de ser rejeitada possa estar a contribuir para não tentar fazer amigos? Mas esse medo da rejeição convinha ser avaliado e resolvido – sugiro que marque consulta com um psicólogo o quanto antes.
      Abraço

  19. Mel 13/02/2018 at 15:33 - Reply

    O meu deu solidão muito elevada,
    Mas tenho problemas em fazer amigos, não confio nas pessoas e tbm tenho grande dificuldade de me apegar
    Resolvi me isolar em meu próprio mundo
    Pois assim ninguém vai me machucar em vários sentidos

    • Madalena Lobo 18/02/2018 at 18:40 - Reply

      Cara Mel,
      Com uma decisão de se isolar, é certa a sensação de solidão… Não escolhemos os medos que temos – por exemplo, o medo de ser rejeitada. Mas a rejeição faz parte da vida e vem no mesmo barco da aprovação – ganham-se uns, perdem-se outros. Aquilo que cada um de nós pode escolher são as suas acções: aproximar-se ou afastar-se, por exemplo. Se escolher aproximar-se, apesar do medo da rejeição, e da dor que inevitavelmente ocorre quando isso acontece, vai ser que consegue estabelecer relações interpessoais significativas e que isso irá afastar a solidão.
      De qualquer forma, sugiro que procure acompanhamento psicológico para reparar as experiências de vida que a levaram a desenvolver esta sensibilidade à rejeição.
      Abraço

  20. Elfinha 08/02/2018 at 00:31 - Reply

    o meu deu solidão elevada e isolamento social, isso é algo que precisa de tratamento urgente ?

    • Madalena Lobo 08/02/2018 at 15:27 - Reply

      Precisa sobretudo que tome acções mais direccionadas para cuidar das suas relações interpessoais! Aproximar-se das pessoas, cultivar as relações que tem, conversar, partilhar, fazer coisas em conjunto. A conexão social é crítica para a saúde física e psicológica!
      Fique bem. E saiba que estamos deste lado.
      Abraço

  21. olhares 12/01/2018 at 22:57 - Reply

    Nem todas as solidões são iguais. Ou são?

    • Madalena Lobo 21/01/2018 at 13:01 - Reply

      Nenhuma solidão é igual. Nenhum ser humano é igual. E nenhuma experiência emocional é igual.:)
      Abraço,

Leave A Comment

Translate »