Como a imagem corporal pode ajudá-lo(a) a ser mais saudável?

Como a imagem corporal pode ajudá-lo a ser mais saudável?

Como a imagem corporal pode ajudá-lo(a) a ser mais saudávelA imagem corporal é uma construção multidimensional, que envolve pensamentos, atitudes e perceções sobre a aparência física. O que lhe surge quando pensa no seu corpo? Ou quando se olha ao espelho, como se vê e se sente?

As preocupações com a imagem corporal não são exclusivas das perturbações de comportamento alimentar, mas são um tema cada vez mais presente nas sociedades modernas, tornando-se importante e inquietante para a saúde mental. 

Uma imagem corporal negativa (ou insatisfação corporal) envolve sentimentos de vergonha, tristeza, ansiedade e baixa autoestima, que poderão levar a comportamentos pouco saudáveis. Os ideais sobre o corpo “perfeito” e insatisfação corporal são comunicadas e internalizadas desde muito cedo, estando inadvertidamente a perpetuar um ciclo pouco saudável de relação com o corpo. Todos nós podemos ter uma versão de “eu não sou suficiente” que encontra eco numa imagem “retocada” do ideal impossível ou encontra forma num comentário menos simpático sobre o nosso corpo de um familiar ou amigo.

Uma imagem corporal positiva (ousatisfação corporal) implica sentir-seconfortável e confiante em seucorpo, reconhecendo que a aparência física é uma parte (e não o todo) daquilo que é o seu valor como pessoa.

Observe as suas próprias atitudes, crenças, preconceitos e comportamentos sobre comida, peso, imagem corporal, aparência física, saúde e exercício. Considera que existe uma relação saudável?

Algumas ideias que poderá ter em consideração:

  • Estabeleça metas de saúde, para além do peso: Quais os seus objetivos pessoais para se sentir saudável? Como gostaria de se sentir? O que gostaria de poder fazer? Pode ser importante incluir questões relacionadas com o sono, uma dieta nutritiva e saudável, auto-estima, redução de stresse, por exemplo. 
  • Aprecie tudo o que seu corpo pode fazer: é com o corpo físico que você experimenta a vida, através dos sentidos, sensações e experiências. Quando se sente saudável, é através do corpo que interage com amigos e familiares, faz exercício físico, concentra-se na escola ou no trabalho. 
  • Pratique a compaixão: a autocrítica pode levar a mais sentimentos de tristeza e ansiedade, então porque não experimentar “Ok, não tomei a decisão mais acertada para mim, mas sou humano e toda a gente comete erros. O que posso aprender com isto”?
  • Evite um discurso crítico sobre si e sobre os outros.
  • Pense criticamente sobre as mensagens que você consome nos media e a forma como o corpo é retratado (de uma forma mais ou menos positiva). 
  • Pratique a gratidão ao seu corpo: aprecie seu corpo pelo que faz por si, não apenas pelo que parece, enfatize suas forças internas e qualidades positivas, valorize as coisas que fazem de si, diferente e único. Olhe para si como uma pessoa inteira. 

Por fim, a imagem corporal é um processo não um fim. É algo que pode mudar, é flexível e é influenciado pelas suas práticas de autocuidado e saúde. Acima de tudo é algo que requer tempo e prática. Aceite-se. Aceite seu corpo.

Ana Rosa
Ana RosaPsicóloga Clínica
Mostrar mais Artigos
2018-11-16T19:55:37+00:00Novembro 16th, 2018|Ana Rosa, Comportamento Alimentar, Nutrição|
Translate »