Carreira, Sucesso e Qualidade de Vida

carreira, sucesso e qualidade de vida

Carreira, Sucesso e Qualidade de Vida

6 dicas a não perder de vista!

Para muitas pessoas conciliar vida pessoal e trabalho é um grande desafio . Mais ainda quando aspiram a sentir-se bem sucedidas!

É o seu caso?

Já parou para pensar o que sucesso significa verdadeiramente  para si? Ter um bom salário, ter status profissional, ter tempo para dedicar-se ao seu desenvolvimento pessoal? Dedicar-se à família?

Para muitas pessoas, tão ou mais importante que ganhar dinheiro é saber conciliar trabalho, família e lazer.

Uma primeira questão que costumo conversar com os meus clientes é muito simples: não somos duas pessoas diferentes uma que trabalha e outra que tem vida pessoal, por isso é tão importante pensar nestes dois aspectos quando determinamos para nós próprios o que significa ter sucesso. Um dos grandes desafios actuais é o de conciliar dilemas, procurar o “E” diante de situações que nos pressionam para o “OU”

Como podemos gerir a tensão entre a vida profissional e a pessoal? Como viver num ambiente empresarial de constante pressão e evitar o stress? Como atingir os seus objetivos de vida?

Deixo-lhe 6 dicas importantes que ajudam muito na concretização destes desafios :

  1. Determine os seus objectivos e as suas prioridades

Consegue visualizar quais são os seus objectivos para a sua carreira profissional e as conquistas pessoais que ambiciona? A auto-avaliação é o primeiro passo para quem procura obter sucesso. Traçar metas, estabelecer objectivos e prioridades é essencial.

Tenha em consideração tudo o que é importante para si, a sua rotina de trabalho, momentos dedicados a si próprio , a sua família e aos amigos. Somos seres sociais em nossa essência e precisamos garantir uma distribuição equilibrada das actividades de trabalho e da vida pessoal. Defina metas específicas para cada uma destas áreas.  Tenha foco e disciplina na sua realização!

  1. Fique atento às suas emoções e preocupações

Uma das situações que mais trabalho em consultório é o impacto que as emoções sentidas no nosso dia a dia produzem no nosso bem estar.

Ser assertivo na comunicação das emoções é um factor crítico de promoção de qualidade de vida… e felizmente podemos treinar para ter esta habilidade social!

E atenção: não leve trabalho para casa, é preciso que lá fiquem as preocupações, problemas ou até mesmo as soluções.

  1. Desenvolva relações saudáveis

Lembre-se que o excesso de actividades pode interferir na qualidade dos seus relacionamentos. É muito importante que estejamos atentos e busquemos entender as emoções, as motivações e as limitações do outro.

Dialogar, confrontar os problemas com uma  atitude construtiva, elogiar e dar-se são comportamentos que geram relações saudáveis com um impacto altamente positivo em todos os ambientes em que vivemos.

  1. Trabalhe com aquilo que gosta

Sim,  é um desafio pois não depende apenas de nós, o mercado de trabalho muitas vezes impõe certas limitações. Mas devemos sempre procurar o prazer naquilo que fazemos, lembrando que esta é a melhor maneira de ser bem sucedido. Coloque o seu bem-estar em primeiro lugar.

  1. Mais tempo para a família, para os amigos e realize projetos pessoais

Procure um equilíbrio de tarefas a ponto de ter tempo livre para a família, para os amigos e para os seus projectos pessoais.

Sim devemos nos permitir ter tempo livre! …e sem culpa…Tenha  um hobby, uma ocupação pessoal, algo que faça simplesmente pelo prazer de o fazer!

  1. Evite os hábitos tóxicos que impedem o sucesso

Avalie os seus  hábitos. Existem alguns hábitos tóxicos que podem atrapalhar as suas relações pessoais e as suas hipóteses de crescer profissionalmente.

A procrastinação, o excesso de actividades e a dificuldade em delegar tarefas são dos mais comuns.

Volte a dica número 1, organize-se, tenha foco, faça uma lista de tarefas, aprenda a dizer não, delegue e acompanhe a execução das actividades!

Prontos para a acção?

Observo com satisfação, na minha prática diária de psicoterapia, que os bons resultados vêm quando nos preparamos para enfrentar o desafio de conciliar carreira, sucesso e qualidade de vida!

Qual foi o interesse que este artigo teve para si?

5
5,0 rating
5 em 5 estrelas (total de 3 avaliações)
Excelente!100%
Muito bom0%
Assim, assim0%
Fraco0%
Péssimo0%
02/11/2019
Sérgio Basílio
23/10/2019

Excelente.

Jurgen
23/10/2019

Muito objetivo e útil

Catia
Vera Saicali
Vera SaicaliPsicóloga Clínica
Load More Posts
Newsletter 3

A NOSSA NEWSLETTER

PODE MUDAR-LHE A VIDA

  • Recheada de informações úteis da Psicologia para MELHORAR A SUA VIDA

  • É GRATUITA

  • GANHA logo um curso de RESPIRAÇÃO CALMANTE

  • Só lê se quiser

  • De PRESENTE, também recebe um GUIA para o conforto do SISTEMA NERVOSO

  • Desiste quando quiser (mas nós ficamos tristes…)

  • Fica a saber mais de Psicologia do que o seu vizinho

  • Ninguém sabe que a recebe

  • Não se arrisca a perder os nossos PRESENTES e PROMOÇÕES exclusivos

  • Sabe tudo primeiro do que os outros

Go to Top