Pedir
Catarina Saturio Conotamos muitas vezes o acto de pedir com ser dependentes, incapazes ou insuficientes. Num mundo em que contamos cada vez mais enquanto indivíduos (tendo perdido a vida em comunidade, as famílias [...]
“- Então o que fizeste no Psicólogo? – Brinquei, fiz desenhos…” Comunicar em Psicoterapia Infantil.
Autor: Inês Carvalho Se entendermos o espaço psicoterapêutico como um espaço onde possam ser expressas as nossas angústias, conhecidos (ou reconhecidos) os nossos medos, discutidos os nossos problemas ou exploradas as soluções para os mesmos; [...]
Teorias da “compensação”
Joana Fonseca Porque é que eu reajo assim? Porque como quando estou triste? Porque quero ir dormir tão cedo? Porque tenho necessidade de estar com aquela pessoa? Porque sinto necessidade de me comportar [...]
Insónia? Dificuldade em adormecer?
Custa-lhe adormecer? Não consegue ter uma boa noite de sono? A questão do sono e a dificuldade em adormecer é um tema muito comum, que surge com frequência em psicoterapia. Na minha prática clínica, [...]
Extinguir o fogo da raiva
Autor: Sara Gonçalves A raiva é uma emoção poderosa. É um fogo que pode ser devastador. Quantos de nós já não sentimos, em maior ou menor escala, essa zanga connosco próprios ou com os outros? [...]
Luto e redes sociais
O Luto nas redes sociais Estamos permanentemente ligados nas redes sociais, partilhando estados, fotografias, normalmente de momentos agradáveis com a sensação de um contacto imediato com os outros. As mortes de Nelson Mandela e [...]
Sobre o (nosso) tempo…
Autor: Vera Rato A importação do “tempo moderno” foi resultado da industrialização (Inglaterra, séc.XVIII). Com a emergência da divisão do trabalho, da especialização, e da produtividade nas indústrias, o tempo passou a ser contabilizado e cronometrado, [...]
Dizer não aos filhos?
Autor: Maria João Matos Já deu por si várias vezes a dizer “sim” aos seus filhos quando queria dizer “não”? A evitar um “não” pela manhã para que o dia não comece da pior forma? [...]
Quando o controlo na relação a dois é demais
É comum, nos casais, um querer saber o que o outro faz – como correu o dia de trabalho, com quem almoçou, as amigas ou amigos que tem… em suma, é importante que um conheça [...]
