Susanne Marie França

Os resultados de um estudo efetuado na Mayo Clinic nos Estados Unidos realçam a relação entre a vivência de experiências traumáticas na infância e vida adulta e o desenvolvimento da Síndrome do Cólon Irritável (SCI). Na realidade, há muito que se acredita que o stresse e ansiedade estão associados aos sintomas característicos desta síndrome, e este estudo ajuda a perceber que parte deste stress e ansiedade poderá provir de experiências traumáticas.

Um dos fatores cruciais neste estudo é a chamada de atenção para o facto de existirem outras formas de trauma associadas à SCI que no passado têm sido provavelmente ignoradas. Referimo-nos a experiências como a morte de um ente querido, catástrofes naturais, divórcio, acidentes, etc. É importante salientar que os resultados deste estudo apontam para o facto de que pessoas com SCI reportam mais experiências presentes e/ou passadas de trauma quando comparadas com pessoas sem SCI.

Tudo leva a crer que situações de trauma poderão estar na origem de um desequilíbrio na relação entre a mente e o intestino, nomeadamente no controlo dos músculos e nervos intestinais.

Relembrando, a SCI é constituída por uma constelação de sintomas que podem variar entre desconforto abdominal, flatulência, obstipação e/ou diarreia, dores lombares, etc. O diagnóstico é efectuado por exclusão, e o período entre o aparecimento dos sintomas e diagnóstico pode variar entre meses a anos.

Existem diversas abordagens terapêuticas que podem ajudar no processamento de experiências traumáticas e no controlo dos sintomas do SCI. A Hipnoterapia Clínica tem excelentes resultados no controlo e redução da sintomatologia associada ao SCI, e o EMDR é a terapia de eleição para o processamento de experiências traumáticas.

Uma abordagem integrativa e focada em objetivos bem delineados e realistas pode contribuir para facultar uma melhor qualidade de vida às pessoas com SCI, cuja sintomatologia pode ser de tal modo debilitante ao ponto de condicionar o funcionamento quotidiano e o bem-estar emocional e físico.

Fonte: American College of Gastroenterology (2011, October 31). Psychological traumas experienced over lifetime linked to adult irritable bowel syndrome. ScienceDaily.

Susanne Marie França