Tempo de Leitura: 2 min

Sabia que a Serotonina é Produzida no Intestino? A serotonina é um neurotransmissor que atua diretamente no cérebro e regula o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal e sensibilidade à dor. Como sabemos, concentrações baixas de serotonina podem resultar em alterações de humor como a depressão, sonolência durante o dia, falta de libido, necessidade de comer alimentos ricos em açúcar, aumento de apetite, problemas de memória e concentração, irritabilidade, impaciência e cansaço generalizado.

Síndrome do Colón Irritável e Serotonina?

A Síndrome do Colón Irritável (SCI) não apresenta lesões orgânicas no intestino e é caraterizada por dor abdominal com ou sem cólicas, distensão abdominal por flatulência, obstipação e/ou diarreia, podendo em casos extremos apresentar sintomas de incontinência fecal.

Estudos têm confirmado a estreita relação entre a SCI e níveis de serotonina no organismo, uma vez que 95% da serotonina produzida no nosso corpo tem origem no intestino, sendo segregada nos receptores localizados nos músculos e nervos intestinais.

Se a serotonina tem um papel muito importante no nosso humor, qual o seu papel no funcionamento intestinal?

A importância do neurotransmissor serotonina é considerada elevada uma vez que altera a motilidade intestinal (rapidez com que a comida transita no sistema) e afecta o nível de sensibilidade do intestino à dor. Pessoas com SCI que tenham predominância de sintomas de obstipação apresentam níveis mais baixos de serotonina, e pessoas com predominância de diarreia podem produzir níveis acima da média de serotonina.

Se o papel da serotonina no nosso corpo é tão crucial ao nosso bem-estar físico, psicológico e emocional, será igualmente crucial lidar com os sintomas da SCI, como parte de um processo multidisciplinar e integrado. Estudos têm demonstrado que a medicação antidepressiva e ansiolítica nem sempre produz os resultados pretendidos no tratamento e controlo dos sintomas da SCI, e muita investigação tem sido efectuada em alternativas como a Hipnoterapia Clinica e Biofeedback.

A Oficina de Psicologia tem ao seu dispor uma equipa de psicólogos especializados na área da Psicologia Médica para o/a apoiar na compreensão e gestão de problemas como os da SCI, e ajudar a devolver o seu bem-estar e qualidade de vida.

Susanne Marie França – Psicóloga Clínica