A Ansiedade Generalizada

A Ansiedade GeneralizadaI parte – João e Tobias

Apresento-vos o senhor João. Esta é uma personagem fictícia que vai acompanhar-nos ao longo da nossa história e, como adiante verão, terá um importante papel didático. 

O senhor João é um homem muito tranquilo, que vive a vida sem percalços, sem grandes preocupações, numa atitude de viver e deixar fluir. João tem um vizinho, o Tobias que não para um segundo quieto e está sempre agitado. O senhor João sempre que o vê intriga-se e interroga-se como seria viver um dia no corpo e na mente do Tobias. 

Todas as noites João tem um sono reparador, leve e despreocupado. Assim se passou mais esta noite…

Mas quando João acorda na manhã seguinte, algo está diferente…

Conhecem o grilo falante da história do Pinóquio? Aquele grilinho que falava ao ouvido do Pinóquio, sempre que este corria o risco de tropeçar nos seus valores?

Ora bem, o senhor João também acordou com um grilo na sua consciência, mas este é diferente…

Este não se cala um segundo, não dá paz a ninguém e está sempre, mas sempre hipervigilante. 

João apercebe-se de um eco na sua mente que o faz pensar três vezes sobre todos os passos que compõem o seu atarefado dia. 

Repara que está muito preocupado com tudo o que o rodeia. O seu grilo transforma cada certeza, numa dúvida, sob a forma de um pensamento condicional: “E se eu me esqueço das chaves de casa?”, ” E se não me lembro onde pus o carro?”. A cascata de preocupações cresce ainda mais a caminho do trabalho: 

E se o carro se avaria?”, “E se eu chego atrasado ao trabalho?”, “E se tenho um acidente?”, “E se a gasolina acabar de repente?”, “E se o cinto de segurança não está bem apertado?”, “E se começar a chover?”, “E se o telemóvel tocar?”, “E se eu me engano no caminho?” etc…

O senhor João já está com “a cabeça em água” e ainda nem chegou ao trabalho…

No caminho de regresso para casa, João apercebe-se da dor de cabeça, da tensão no seu corpo, da agitação mental e de como, curiosamente, teve muita dificuldade em tomar decisões….

Ao fim de um dia extenuante, o senhor João encontra o senhor Tobias e só aí se apercebe o tormento pelo qual o senhor Tobias passa todo o santo dia. 

Curiosamente, Tobias parecia leve, descontraído, animado, como se habitasse um novo corpo…

II parte – O mistério do grilo falante…

Mas afinal o que se passou ? perguntará o amigo leiitor… 

João viu o seu desejo realizado e por um dia viveu na pele do senhor Tobias. Pode, então, experimentar o que é ter Ansiedade Generalizada, também conhecida por GAD. 

O senhor João ficou refém de um ciclo interminável de preocupações, que se extenderam pelas várias áreas da sua vida. 

A boa notícia é que existe solução! O senhor João, o nosso amigo Tobias, eu, o caro leitor e qualquer pessoa poderão melhorar significativamente!

E sabe que mais? A Oficina de Psicologia tem profissionais que o poderão ajudar a descobrir estratégias para sair deste corrupio mental. Estratégias que o ensinarão a relaxar o corpo e a mente. A viver no aqui e agora com calma e segurança mental.

Mas isso são cenas dos próximos capítulos. 

Um abraço

António Norton

António Norton
António NortonPsicólogo Clínico
Load More Posts
2018-06-03T12:00:32+01:00Junho 3rd, 2018|Ansiedade Generalizada, António Norton, Burnout|
Go to Top