Loading...
Madalena Lobo 2018-05-28T18:59:04+00:00

Madalena Lobo • Sócia-Gerente
CEO • Psicóloga • Consultora • Formadora • Lisboa

Fale Comigo

NO MEU MUNDO…

No meu mundo, a Psicologia clínica e da saúde é utilizada no dia a dia com o rigor que a ciência mais actualizada lhe confere, mas com a descomplicação e bom-senso que só a muita experiência permite.

E nos meus actos diários tem de haver humanidade, aprendizagem e humor – sem esses três componentes, esbatem-se-me as cores e fica tudo pardacento.

Por isso, são constantes as gargalhadas que passam pela porta fechada do meu consultório. E a aposta implacável na formação – contínua, forte, avançada – que exijo a todos os que partilham comigo o nome da Oficina de Psicologia. E por isso, também, o contributo largamente reconhecido da Oficina de Psicologia – OP, para os amigos – no esforço de chegar ao maior número possível de pessoas, disponibilizando honorários ajustados a diferentes bolsos e oferecendo as mais diversas peças de informação útil e aplicável à melhoria da qualidade de vida, tanto de graúdos como de miúdos.

PERCURSO

40 ANOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Ui! Mas como é que se resumem 40 anos de experiência de trabalho? E de uma forma que faça sentido, já que é um percurso de enorme diversificação? Vou tentar, sem grandes detalhes para não o aborrecer 🙂
01. PSICÓLOGA

Psicóloga há 30 anos, desde 87. Na altura, ninguém sabia muito bem o que era um psicólogo, nem o que fazia ou como o fazia. Será que hoje já se sabe? Tenho algumas dúvidas, mas todos os dias, na Oficina de Psicologia, divulgamos os mais diversos conteúdos que visam levar este conhecimento a todos.

Tirei o meu curso na Faculdade de Psicologia em Lisboa e continuo a considerar esta instituição como a que proporciona a melhor formação em Psicologia Clínica. Na altura, optei pelo ramo clínico mais moderno – o cognitivo-comportamental – e fiz bem, porque esta abordagem continua a ser a que melhor fala a linguagem da ciência e é a vulgarmente aceite e pedida nos encaminhamentos de outros profissionais de saúde.

Depois disso, claro, as especializações e cursos foram mais do que me consigo lembrar – em Portugal, França, Inglaterra e até um curso à distância nos EUA. O que é que gostaria de salientar? Talvez o facto de ter sido uma dos psicólogos portugueses que primeiro trouxe o EMDR em Portugal: 1 dos dois primeiros a serem formados como terapeutas EMDR, uma das duas únicas entidades a dinamizarem formação acreditada em EMDR no país, a primeira supervisora nesta abordagem e à frente de uma das poucas clínicas no mundo integralmente formada em EMDR.

02. GESTORA

Comecei a gerir depois de tirar o MBA em Marketing, na Católica, integrando um banco estrangeiro e depois outro – um dos maiores do mundo. Na banca andei a gerir plataformas de contacto à distância; por exemplo, lancei o primeiro sistema de homebanking do país e criei de raíz ou reestruturei os contact centers de 4 bancos, tendo chegado a ter uma equipa de 250 pessoas sob a minha responsabilidade e elevada autonomia para todas as suas áreas de gestão.

E agora sou empresária. Noutros países, ser-se empresário tem um certo glamour, mas em Portugal o empreendedorismo ainda é olhado com desconfiança e deixado à sobrevivência de preocupações várias, e quem consegue manter-se acima da linha de água já se pode considerar como um empresário de sucesso 🙂

Na Oficina de Psicologia temos o orgulho de ter criado um excelente – e justificado – nome no mercado, existirmos há quase uma década, termos atingido uma posição de inegável destaque no sector da saúde mental internacional e… ainda por cá estarmos de boa saúde e entusiasmados com o futuro!

03. “ENSINADORA”

Ensinar é do que mais gosto fazer, quer se chame ensino ou formação e, ao longo da vida, tenho tipo ampla oportunidade para contribuir para o crescimento de diversas pessoas. Dos 3 anos aos 70 – lembro-me de celebrar o 70º aniversário de um formando num dia de aulas! De um grupo que não sabia ler nem escrever, por aí perdido numa planície alentejana, aos executivos de topo, que hoje é mais frequente ter sentados à minha frente. Ensinei Psicologia (claro!), as chamadas soft skills, temas de desenvolvimento pessoal, as artes comerciais, línguas estrangeiras e confesso que mais não me lembro, mas lá que houve mais, houve!

04. E MAIS…

Consultoria de gestão, executive search, selecção de recursos humanos.

05. E TAMBÉM!

Escolhe-se o profissional ou a pessoa, quando se opta por um Psicólogo Clínico? Escolhe-se sempre ambos e a boa conjugação de personalidades, temperamentos, visões ou estilos é fundamental para que o trabalho seja fluido e resulte bem. Por isso, deixo-lhe umas notas de alguns interesses meus que, no seu conjunto, também reflectem quem sou.

Leitora ávida não só de Psicologia, como de várias ciências, bem como de literatura e artes, é habitual recomendar livros aos meus clientes, de acordo com o que estamos a trabalhar – ou muito específicos a esse trabalho ou de alargamento da sua visão periférica.

Interessada em artes, a ponto de ter andado pela Sociedade Nacional de Belas Artes (em pintura) e outras escolas, andar teimosamente a tentar aprender guitarra e ser uma autodidata em arquitectura de interiores (há-de ver os nossos consultórios!). Aprendi a pintar paredes, consigo discutir técnicas tradicionais de construção, reciclei e restaurei vários móveis e tenho uma paixão de vida inteira por animais – todos, excepto aranhas, muito obrigada… E gosto tanto do mundo da tecnologia que cheguei a aprender uma linguagem de programação, num momento decisivo da minha vida, que bem poderia ter sido outra, muito diferente da Psicologia 🙂

Como psicóloga

As minhas intervenções favoritas

Qualquer psicólogo vai desenvolvendo as suas preferências por determinados temas, e eu não sou excepção. Deixo-lhe algumas das minhas favoritas, ainda que fiquem de fora várias outras situações que gosto de acompanhar. Na dúvida, pergunte-me!
  • Consultoria individual
  • Stress e seus derivados
  • Trauma
  • Perturbação obsessivo-compulsiva
  • Perturbação de pânico
  • Dor crónica
  • Perturbação de ansiedade generalizada
  • Formação

Os adultos

Trabalho apenas com adultos e tenho uma postura que nem sempre é a mais habitual em Psicologia; é que os trato mesmo como adultos responsáveis, competentes para gerirem as suas vidas e tomarem as suas decisões e capazes de integrarem informação importante para os temas que me apresentam. Mantenho as consultas sempre neste plano, entre dois especialistas: um que sabe de Psicologia da saúde e outro que sabe de si próprio – e, habitualmente, tento ser a especialista em Psicologia 😉 O caminho faz-se pela contribuição de ambos para o mesmo objectivo: resolver a queixa que me trouxeram, o mais rapidamente possível, sem grandes filosofias e com muita objectividade científica.

Foi meu cliente?

Talvez queira deixar ficar o seu testemunho do trabalho que fizémos em conjunto? Na hora de escolher um psicólogo, quando não se tem uma referência de um amigo, familiar ou médico, é difícil saber em quem confiar. Por isso, é tão importante escutar o que outras pessoas pensam e sobre os resultados que tiveram com cada profissional.

E, claro, mantendo sempre a confidencialidade – bastará escrever o nome próprio e a inicial de um dos seus apelidos; e, se quiser, complementar com a idade e profissão.

Qual a sua idade?

Qual a sua profissão?

O seu testemunho é sobre que profissional?

Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.

FALE COMIGO!

Contacto

CONVERSAMOS?

Falar comigo é simples!

Poderá ter alguma questão de parceria, protocolo ou trabalho conjunto que queira debater comigo, na qualidade de CEO da Oficina de Psicologia. Ou poderá estar à procura de um Psicólogo Clínico e da Saúde e querer marcar uma consulta comigo. Neste último caso, deixe-me prevenir que é pouco frequente conseguir ter agenda para novos clientes, e assumir o seu seguimento, mas lá vai acontecendo, por isso, se acha que sou a conjugação perfeita para o acompanhar, no contexto dos vários psicólogos da Oficina de Psicologia, envie-me o seu contacto.

Ou marque directamente na minha agenda 1 hora e meia inteiramente dedicada à análise do seu caso – sem qualquer compromisso de seguimento, de parte a parte; apenas para obter uma análise aprofundada sobre o que se passa consigo e discutir eventuais soluções, que possam passar por intervenção psicoterapêutica ou não, comigo ou com alguém que eu possa recomendar.

O que é importante saber, nesse caso? Em primeiro lugar que dou consultas em Lisboa. E, em segundo lugar, que os honorários da Oficina de Psicologia, quando se escolhe um psicólogo específico, correspondem a 65€. Concordando com ambas as situações, envie-me o pedido de contacto e eu responder-lhe-ei muito rapidamente! Ou marque directamente na minha agenda uma consulta de primeira opinião, caso em que os honorários serão apenas de 45€ e fica logo com a sua hora cativa. Mas peço-lhe muita atenção em qualquer marcação: o meu tempo é sempre gerido sem margens para falhas, por isso, se não puder comparecer previna-me com antecedência; nunca remarco alguém que marcou uma primeira consulta e não compareceu sem aviso.

Pretendo: (obrigatório)
Marcação de ConsultaInformações ou Reunião



Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.

OU TALVEZ QUEIRA MARCAR DIRECTAMENTE NA MINHA AGENDA?

Projectos OP

APENAS ALGUNS DOS MUITOS DE QUE ME ORGULHO!

Na TV

Gosto pouco de estrelatos individuais, porque sempre achei que a verdadeira estrela deve ser a equipa – é no conjunto que reside a força e a capacidade de produzir grandes feitos. Por isso mesmo, vou tentando esquivar-me, tanto quanto me é possível, às entrevistas dos mais variados órgãos de comunicação social, preferindo que sejam protagonizadas de uma forma distribuída por vários psicólogos da Oficina de Psicologia.

Deixo-lhe duas entrevistas a que não me consegui esquivar 🙂 A primeira, muito perto do lançamento da Oficina de Psicologia e a segunda a propósito do stress pós-férias.

Tentando chegar a todos

Por saber que as tecnologias ajudam a encurtar distâncias e permitem economias significativas, criei uma plataforma de aprendizagem online – a InBrainCompany. Neste website, vários psicólogos da Oficina de Psicologia contribuem para levar a promoção de boa saúde psicológica mais longe. Cursos que ajudam em aspectos habituais de diversos problemas da ansiedade, stress e depressão, bem como cursos para pais e até para psicólogos clínicos.

Deixo-lhe alguns dos meus cursos acessíveis nesta plataforma.

Gerir a Preocupação e Ruminação
Gerir a Preocupação e RuminaçãoPDF + áudio
Um pequeno curso com as principais estratégias para começar já a dominar mecanismos de pensamento, circulares e recorrentes
Saiba mais
Granularidade emocional
Granularidade emocionalPDF com exercícios para 3 semanas
A granularidade emocional é a base da inteligência emocional e, quando é baixa promove dificulta o processo de recuperação de diversas condições ansiosas e depressivas.
Saiba mais
Escrita expressiva
Escrita expressivaPDF com diversos exercícios
A escrita expressiva permite-lhe uma forma fácil para ir resolvendo emocionalmente os mais variados temas que o possam estar a bloquear ou afligir, com um impacto positivo na saúde física e emocional muito significativo
Saiba mais
Pôr as insónias a dormir
Pôr as insónias a dormirPrograma completo: 5 a 7 semanas
As insónias fazem parte integrante de diversas perturbações clínicas em Psicologia e este é um programa integrado que lhe permite, sozinho, corrigir as insónias
Saiba mais
Estratégias práticas para lidar com o pânico
Estratégias práticas para lidar com o pânicoVídeo explicativo de 2 estratégias contraintuitivas
Num ataque de pânico, o melhor não é relaxar… porque relaxar não é propriamente fácil nesta situação e porque não é a melhor forma de dispersar a carga energética que está a ser gerada
Saiba mais
Estratégias práticas para lidar com o pânico
Estratégias práticas para lidar com o pânicoVídeo explicativo de 2 estratégias contraintuitivas
Num ataque de pânico, o melhor não é relaxar… porque relaxar não é propriamente fácil nesta situação e porque não é a melhor forma de dispersar a carga energética que está a ser gerada
Saiba mais
Activação de recursos pessoais
Activação de recursos pessoaisUsar EMDR para trazer à tona o que de melhor há em si
A activação de recursos pessoais é fundamental para estar no seu melhor e o EMDR permite ajudá-lo a fazer isso mesmo: a acordar as suas forças pessoais.
Saiba mais
Conversas difíceis
Conversas difíceisUm vídeo que lhe explica como gerir conversas complicadas
Nos mais diversos momentos em que temos de iniciar ou manter uma conversa que dá direito a nó no estômago, convém saber como a preparar e abordar, de acordo com as melhores estratégias negociais e assertivas
Saiba mais
O stress e eu
O stress e eu17 módulos para que o stress passe a ser seu amigo
Um programa abrangente ao longo de diversos módulos e vídeos, que lhe permite aprender estratégias para melhor lidar com o stress da sua vida
Saiba mais
Praticar autocompaixão
Praticar autocompaixãoUm poderoso exercício para trazer autocompaixão à sua vida
Explicado num vídeo onde exemplifico e o conduzo ao longo do exercício
Saiba mais
Coerência cardíaca
Coerência cardíacaUm exercício guiado para combater os efeitos do stress
Este exercício permite regularizar rapidamente o ritmo do seu coração o que vai promover a tranquilidade e clareza de raciocínio
Saiba mais
Recuperar do desgaste
Recuperar do desgasteUm exercício áudio para relaxar e estimular o sistema imunitário
Uma boa visualização guiada para se atestar de energia e saúde
Saiba mais
Relaxamento muscular progressivo
Relaxamento muscular progressivoUm exercício áudio para que o seu corpo relaxe
Um excelente exercício de relaxamento importante em todas as situações de ansiedade, dor, insónias, entre outras.
Saiba mais
Reduzir o desconforto físico
Reduzir o desconforto físicoUm exercício áudio para diminuir o mal-estar
Uma visualização poderosa e que, em minutos, lhe permite reduzir desconfortos físicos
Saiba mais
Acalmar com a respiração
Acalmar com a respiraçãoUm exercício áudio de respiração abdominal
Excelente exercício que permite recuperar tranquilidade no espaço de poucos minutos
Saiba mais

E alguns dos meus vídeos

Alguns dos artigos que escrevi

Conhecemos as nossas prisões?

By | Junho 22nd, 2018|Categorias: Desenvolvimento Pessoal, Madalena Lobo|Etiquetas: |

As rotinas são elementos curiosos nas nossas vidas. É caso para dizer que não podemos viver sem elas mas também não podemos verdadeiramente viver com muitas delas. E, tal como o ruído branco, que [...]

Micro-hábitos: grão a grão…

By | Fevereiro 15th, 2018|Categorias: Desenvolvimento Pessoal, Madalena Lobo|Etiquetas: |

Já pensou que a maneira como formula os seus problemas pode ser um dos grandes obstáculos à sua resolução? “Tenho uma baixa autoestima”, diz a Maria, quando chega à consulta. Então e agora? O que [...]

Comentários fechados em Micro-hábitos: grão a grão…

Que tal programar o cérebro para a certeza?

By | Fevereiro 11th, 2018|Categorias: Cérebro, Desenvolvimento Pessoal, Madalena Lobo|Etiquetas: |

Quando se trata de pensar no futuro, a nossa cabeça faz uns malabarismos interessantes entre realidade e fantasia. Quer ver? Pense em qualquer coisa que tem a certeza que irá estar a fazer dentro [...]

Comentários fechados em Que tal programar o cérebro para a certeza?

Quero-Quero mas não chego lá!

By | Janeiro 21st, 2018|Categorias: Desenvolvimento Pessoal, EMDR, Madalena Lobo|Etiquetas: |

O estranho caso do Quero-Quero mas Não-Chego-Lá Hoje quero falar-lhe de todos aqueles desafios a que dizemos “não” ou a que nem mesmo damos qualquer hipótese, porque os pusemos na caixinha das “Coisas que [...]

Comentários fechados em Quero-Quero mas não chego lá!

As janelas partidas

By | Novembro 2nd, 2017|Categorias: Carreira, Madalena Lobo, Relações|Etiquetas: |

Acompanha-me numa viagem no espaço e tempo? Vamos ali num instante à Nova Iorque dos anos 70. E o que encontramos? Uma cidade pouco simpática para os turistas, dominada por violência e criminalidade, considerada [...]

Comentários fechados em As janelas partidas

Carta do seu Eu futuro

By | Outubro 14th, 2017|Categorias: Desenvolvimento Pessoal, Madalena Lobo|Etiquetas: |

Quando ambicionamos a mudança é fácil perdermo-nos em devaneios, sobretudo quando o que queremos é partir de um sítio de mal-estar para um sítio de bem-estar. Projectar sonhos, pensar no "ai quem me dera", [...]

Comentários fechados em Carta do seu Eu futuro

Terminaram as férias. E agora?

By | Outubro 1st, 2017|Categorias: Bem-estar, Desenvolvimento Pessoal, Madalena Lobo|

O momento de dizer adeus às férias e regressar ao trabalho não é fácil. O regresso às rotinas, acordar cedo, trabalho e e-mails acumulados é uma realidade à qual nem todos anseiam regressar. Sabia [...]

Comentários fechados em Terminaram as férias. E agora?
Translate »