Bloqueio emocional? O que é ? Como é que o sound healing pode ajudá-lo?

O Jorge tem tido relações amorosas difíceis, a Joana deseja construir uma família mas afirma que tem um “dedo podre” para escolher o parceiro, a Josefina é óptima profissional mas apaixona-se por homens indisponíveis, a Carla quer perder peso mas não consegue, a Odete tem dificuldade em revelar-se aos outros, o Sérgio diz ter como missão ser feliz mas ainda sente que lhe faltam as conquistas profissionais.

Estas são histórias diferentes com um denominador comum: a existência de um bloqueio emocional, gerador de ansiedade e stress.

Afinal, o que é um bloqueio emocional?

O bloqueio emocional é uma espécie de barreira psicológica, um mecanismo de defesa que pode ser inconsciente e que nos impede de interpretar  alguns aspectos da vida a nosso favor.

Essa barreira tem a capacidade de bloquear a nossa chegada às metas que acreditamos ser a fonte da felicidade.

E se agora, gritar bem alto “mas eu estou bem e não tenho bloqueios emocionais, os outros é que me fazem sentir mal” ,  faço-lhe uma pergunta:  que disponibilidade sente ter para se permitir olhar por dentro e mudar o que diagnosticou como desconfortável? Muita, pouca ou nenhuma?

Mais, se experimenta ou experimentou o medo, insegurança, sentimentos de inferioridade, inveja, ciúme, pensamentos negativos,  deve ficar alerta pois estes são os sintomas mais frequentes do bloqueio emocional que afeta a sua vida por inteiro e geram um clima interno de ansiedade e stress.

Como é que o Sound Healing pode ajudá-lo?

Nem todas as experiências são positivas permitindo um “bom viver”, exemplo disso é uma criança super protegida que em adulto tem dificuldade em sentir-se seguro por si mesmo, ou um adulto que passou por traumas de abuso e abandono. Estas experiências podem ter ficado ocultas (no inconsciente) mas continuarem a ser refletidas no dia-a-dia sem que  a pessoa se aperceba.

Quando estamos em piloto-automático, não estamos a viver no presente, temos tendência em interpretar uma determinada situação com os “olhos fechados” , ou seja,  só a nossa perspetiva é válida, mesmo que condicionada pelo passado, lutamos para termos razão e assim validarmos a nossa segurança.  No entanto, “o bom viver” é resultante da abertura a novas perspetivas e do sentido atribuído a cada uma das experiências.

Quando não consegue cuidar dos sentimentos de insegurança, o seu corpo contrai, o sistema nervoso fica alterado, as hormonas do stress entram em serviço, a sua cabeça entra em espiral e tudo o que deseja é sair deste estado emocional.

É aqui que entra a prática do Sound Healing como coadjuvante do desbloqueio emocional: a massagem vibracional afeta o sistema nervoso central e o processo de harmonização é iniciado através da formação de frequências de ondas cerebrais que sincronizam com a ressonância das taças, diminuindo as tensões e a dor emocional, aumentando a consciência corporal, aliviando estados de ansiedade, stress, depressão, tristeza e permitindo que as emoções reprimidas e bloqueadas não se transformem em doenças e padrões de pensamentos que podem conduzi-lo a um caminho de desventura.

 

Maria Bartolomeu
Maria BartolomeuPsicoterapeuta corporal. Formadora
Mostrar mais Artigos
2018-03-07T14:12:44+00:00 Março 7th, 2018|Ansiedade, Maria Bartolomeu, Stress|
Translate »