Meu filho foi diagnosticado, e agora?

Meu filho diagnosticado

Receber um diagnóstico de dificuldade de aprendizagem pode constituir uma experiência difícil para os pais.
Vamos construindo a idealização de um filho e projectamos imensas possibilidades e, naturalmente, que também possuímos receios.
Na altura, em que existe o conhecimento de uma dificuldade de aprendizagem pode existir algum medo acrescido das consequências desta situação no desenvolvimento e bem~estar do seu filho e tristeza por ele ter de passar por dificuldades acrescidas.

Ainda que estes sentimentos sejam normais numa fase inicial, será imprescindível saber lidar com eles. Olhar para o diagnóstico somente como um problema prolongará o as dificuldades do seu filho e adiará a tomada de decisão quanto a um possível processo de intervenção. Todavia, quando se enfrenta a questão ao invés de negá-la, ganha-se um universo de novas possibilidades.

Primeiramente, não ignore o diagnóstico, mas encare-o sem medo, compreendendo que ter uma dificuldade de aprendizagem pode ser superada com a intervenção adequada e sem culpa associada. Permita que as alegrias compensem as dificuldades, seja como um pássaro, que quando um galho quebra, encontra a oportunidade de voar.
É importante aceitar e aprender a lidar com a diferença. Olhe para o seu filho como ele é e não como gostaria que ele fosse. Entenda as limitações que podem surgir por ele ter dificuldade de aprendizagem e procure informação sobre como adequar as suas estratégias educativas às necessidade do seu filho.

Converse com outros pais, procure grupos de apoio, aproxime-se da família e externalize seus sentimentos. Passar por este momento sozinho não é a melhor opção. Cerque-se de pessoas com recursos de optimismo e serenidade, dispostas a ouvir e a ajudar.

Procure apoio psicológico. A equipa da Oficina de Psicologia está qualificada para auxiliar pais e filhos neste momento. Temos as ferramentas necessárias para que a criança se desenvolva de acordo com as suas necessidades especiais. A intervenção é fundamental e não deve ser adiada. Um de nossos profissionais apoiará também aos pais, ajudando-os a compreender o percurso da educação de seu filho e ensinando estratégias de gestão da situação.

Se vir que o seu filho poderá precisar de avaliação, marque consulta comigo!

Agatha Barros
Agatha BarrosPsicóloga educacional
Mostrar mais Artigos
2018-01-25T22:43:13+00:00Janeiro 25th, 2018|Agatha Barros, Crianças & Pais, OP Angola, Serviços|
Translate »