Supervisão Clínica
Crianças e Adolescentes

A supervisão na Oficina de Psicologia tem como principal objectivo garantir que toda a equipa clínica dispõe de um momento semanal para exposição de dificuldades sentidas nos processos terapêuticos, assim como clarificação de necessidades específicas.

O supervisor tem como responsabilidade última garantir que os objectivos terapêuticos estão a ser cumpridos e que existe uma melhoria objectiva dos clientes a cargo dos terapeutas.

Conseguimos atingir um modelo de questionamento interpares que estimula a procura de actualização clínica e promove a aprendizagem de modelos, técnicas e conceitos cientificamente validados. Na Oficina de Psicologia procuramos aliar as terapias baseadas na evidência com a abrangência do pragmatismo ecléctico, procurando essencialmente descrever e analisar formas de intervenção nos diversos problemas e recursos, assim como características cognitivas, comportamentais, emocionais e interpessoais dos clientes.

Ao termos atingido este modelo de trabalho, decidimos abri-lo ao exterior, disponibilizando supervisão a todos os psicólogos clínicos que assim o entendam.

O que vai encontrar

A supervisão de crianças e adolescentes baseia-se no Modelo de Desenvolvimento (Stoltenberg & Delworth), que considera o crescimento do terapeuta como um processo contínuo, influenciado pela experiência, reflexão e feedback.

A supervisão será adaptada ao nível de autonomia, experiência e necessidades de cada profissional, procurando potenciar o desenvolvimento gradual das competências clínicas, teóricas e relacionais.

A análise e discussão de casos clínicos, apoiada num documento de conceptualização clínica elaborado pelo supervisionando e enviado previamente, servindo de base para a reflexão conjunta, a identificação de desafios e a formulação de estratégias de intervenção.

Conheça a supervisora

Raquel Carvalho
Raquel CarvalhoPsicóloga Clínica
Psicóloga Clínica
Lisboa • Crianças e adolescentes
Cédula OPP 15820

Breve síntese curricular

Mestre em psicologia clínica e da saúde (com especialidade na Terapia Cognitivo-Comportamental) e com formação em Terapias de Terceira Geração (Mindfulness, Terapia Focada na Compaixão, Terapia de Aceitação e Compromisso) em crianças e adolescentes.

Terapeuta EMDR (Europe Practitioner)

Experiente no acompanhamento infanto-juvenil (entre os 6 e os 23 anos), orientação vocacional, aconselhamento parental.

Principais áreas de intervenção: perturbações de ansiedade, perturbações de humor, POC, trauma, dificuldades de auto-regulação emocional e comportamental, dificuldades parentais, etc..

Informações úteis para a sua inscrição

Supervisão em Grupo

180,002 horas
  • Online
  • Pack 4 sessões

Supervisão Individual

65,001 hora
  • Online
  • 1 sessão

Condições específicas

  • Modalidade: Online, em pequenos grupos, 2ª feira, das 11h às 13h, com marcação prévia com a supervisora, ou online, individual, em horário a combinar com a supervisora. Acesso único à plataforma Zoom.
  • Frequência: Flexibilidade mediante agendamento de sessões conforme a necessidade dos psicólogos e a agenda da supervisora.