Liliana Fonseca

Liliana Fonseca
Liliana FonsecaPsicóloga Clinica
Lisboa • Adultos
Cédula nº 18662

Não podendo individualmente mudar o mundo posso, contudo, na minha ínfima parte, agir em favor do outro, para que consiga ajuda-lo a que torne o seu Mundo Melhor.

Seguindo este lema e talvez o fascínio pelas relações humanas e capacidade para mudanças humanas, desde cedo ambicionei entender o ser humano e talvez ser Psicóloga.

Concluí assim a Licenciatura em Psicologia Clínica no Instituto Universitário de Ciências da Saúde – Norte, em 2006.

Sou membro Efectivo da OPP e possuo um leque muito ecléctico nas patologias com que já lidei na prática clínica.

Desde cedo que trabalhei em várias frentes, tais como avaliação e intervenção em crianças, adolescentes e adultos, crianças com dificuldades de aprendizagem, aconselhamento parental, terapia familiar, aconselhamento de casal entre outras.

Desenvolvi vasto trabalho com Adultos com variadas patologias, crianças, adolescentes e adultos de “risco”, toxicodependentes, pobreza extrema etc.

Na minha formação conto também com curso em ATPL (piloto aviador), este fez-me compreender ainda melhor a relação Psicologia/Biologia associada a sensações físicas, comportamento e limitações Humanas, esta formação fez-me evoluir e abrir novos horizontes sobre a Psicologia, os seus medos e fobias associados, assim como toda a fisiologia e psicologia aliada ao ser Humano.

Foi uma aprendizagem sem igual, mostrando-me que mais uma vez, a mente humana, o corpo Humano, está presente em toda uma panóplia de mundos que podemos trabalhar e “metamorfosear”.

Neste sentido, e por gostar de estar sempre a complementar a minha formação comecei uma Especialização Avançada em Terapia Familiar e de Casal para conseguir melhorar a prática clínica na dinâmica familiar e de casal/Sexual.

O contacto com todas estas realidades tão distintas permite-me que a minha prática clínica seja ecléctica no entanto fortalecida apenas num compromisso: A mudança/aceitação e autoconhecimento efectivo.

Sobre mim, posso ainda dizer que acima de tudo, sempre me pautei por seguir um dos ensinamentos que um Professor me ensinou e que optei por um dos lemas de vida:

“Ajuda o outro como gostarias de ser ajudado em todos os momentos da vida. E não podendo individualmente mudar o mundo posso, contudo, na minha ínfima parte, agir em favor do outro, para que consiga ajuda-lo a que torne o seu Mundo Melhor.”

É neste sentido que ser Psicóloga há mais de 15 anos, tem-me desafiado para a aprendizagem, formação contínua e reflexão, de forma a melhorar e continuar com a segurança necessária no que faço, todos os dias, permitindo-me assim ver os que acompanho a “evoluir sem se perderem”.

Marcação de consulta