Equilíbrio ou harmonia entre vida profissional e pessoal?

Equilíbrio ou harmonia entre vida profissional e pessoalWellness, desenvolvimento pessoal, coaching, meditação, retiros de silêncio e detox…. conceitos repetidos à saciedade nos media e que remetem sempre para o bem-estar e para o tal equilíbrio: work/life balance.

Mas você sabe o que é que isto quer dizer? É que eu tenho muitas dúvidas…

 

Primeiro, o que é que cada um de nós entende por equilíbrio; segundo, por  trabalho / vida…. Vida não é também trabalho e, mais do que isso, não deverá ser trabalho que traz para além de sustentabilidade, satisfação, reconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional?

 

 

Separar o trabalho da vida é tão estranho, como separar o sono da vida!

Todos nós usufruímos de 24 horas por dia para viver! O tempo, o recurso mais valioso e irrecuperável, que cada um de nós usa da melhor maneira que pode e sabe, e a maioria de nós trabalha e vive trabalhando. O que é que eu quero dizer com isto: separar o trabalho da vida, é como extorquir comer e dormir das 24 horas do dia que vivemos!

E este designado equilíbrio entre trabalho e vida; ou seja, do que eu entendo como horas para trabalhar e horas para tudo o resto, numa versão maquiavelicamente manipuladora, é algo que cada um sabe o que é, mas que na realidade não é mensurável em termos estritos.

O que para mim é equilibrado, para outro pode ser completamente desajustado. Mas vamos ver como definimos equilíbrio.

 

Equilíbrio significa estabilidade, harmonia, e por em equilíbrio significa contrabalançar, o que nos leva quase sempre a ver os pratos da balança ao mesmo nível, qual equilibrista no arame.

 

Ora bem, se equilíbrio significa harmonia, significa que cada um de nós vai decidir o que é para si harmonia; se vai encaixar-se na regra das 3 x 8 horas: 8 horas para dormir, 8 horas para trabalhar e 8 horas para o lazer; ou se  prefere fazer esta distribuição de acordo com a sua vontade, a sua capacidade de organização pessoal e estádio de desenvolvimento pessoal e profissional, ou se vai ajustar a cada fase da sua vida uma distribuição diferente, mais ajustada à sua vontade, disponibilidade e até estado emocional.

 

E isto na senda da tal harmonia a que todo o ser humano aspira, o sentir-se bem consigo próprio e com os seus grupos de pertença; desde o círculo estrito da família até aos círculos profissionais e sociais em que se move, de acordo com a sua disponibilidade e vontade, na senda de um bem-estar sem rótulos e sem restrições, até porque se conseguir fazer o que gosta e se se divertir a trabalhar, o equilíbrio que busca em termos de carga horária e intensidade, pode nada ter a ver consigo ou comigo, e pode variar de acordo com os dias da semana e os seus estados emocionais.

 

Vale a pena reflectir sobre isto e investir no que lhe der mais prazer e retorno, na senda do seu bem-estar!

Emília Alves
Emília AlvesCoach

Marque consulta comigo

Pretendo: (obrigatório)
Marcação de ConsultaInformações ou Reunião



Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.

Load More Posts
2018-05-01T10:02:04+01:00Novembro 7th, 2017|Coaching, Desenvolvimento Pessoal, Emília Alves|
Go to Top