Monstrinho que habita

Já perguntou a si próprio qual é o monstro que o habita? Há monstros que nos habitam desde de sempre, outros que se aparecem em alguns momentos, outros que nem sabemos que temos e de repente se revelam. É importante conhecer-se e perceber se este Monstrinho, o da Ansiedade Social, pode ser o que o habita.

O Monstrinho da Ansiedade Social é discreto, por isso é preciso estar muito atento. Normalmente aparece disfarçado de timidez. Passa a maioria do seu tempo isolado e a fazer de tudo para se proteger. No caso de ter existido trauma na infância, em especial com figuras parentais muito autoritárias, ou demasiado protetoras, ou se existiu bullying na escola, ou se era muito difícil fazer amigos em criança; percebe-se porquê que este Monstrinho tem tanta necessidade de se esconder e proteger. Todo o corpo desde Monstrinho foi desenvolvido para se proteger, contudo, tal como acontece com o Monstrinho da Ansiedade e o Monstrinho da Paranoia, esta necessidade de proteção é exagerada pois estes monstrinhos não percebem o que é o perigo real e o perigo irreal. Até na cor este Monstrinho tenta ser o mais discreto possível. Está sempre a hibernar, mas tenta hospedar-se em humanos tentando viver uma vida normal. O problema é que com este Monstrinho e ser humano perde muitas competências sociais, ficando inibido, constrangido e ansioso.

A solução é tentar separar-se deste Monstrinho, para isso é preciso tempo, e por vezes ajuda profissional. Se acredita estar a sofrer com ansiedade social não hesite em marcar consulta, onde poderá em grupo, enfrentar este Monstrinho que o habita, e, progressivamente, separar-se dele. Assim poderá compreender que ele é apenas: Ansiedade Social – Monstrinho que o habita

Ansiedade Social - Monstrinho que o habita

Autora: Joana Cânelhas da Fonseca

Faça os cursos!

O que é ansiedade social?
Ansiedade social: mudar o foco

O nosso livro

Para ajudar o seu filho ou aluno a ultrapassar uma primeira fase de ansiedade social

É tão bom fazer amigos

Se é psicólogo:

Intervir na Ansiedade Social

Marque consulta!

PortugalAngola

LuandaOP Online
AdultoCriançaCasal

Belo HorizonteOP Online
AdultoCriançaCasal
AdultoCriançaCasal


Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.