Compromisso Nós as Pessoas

Consultas de Psicologia

Este ano tem sido particularmente desafiante, o que conduziu a um aumento de stress nas vidas de várias pessoas da restauração.

Encontramo-nos assim, num momento histórico, em que o humanismo e a capacidade de preservarmos as ligações entre as pessoas deste sector permitirá enfrentar os desafios sociais, económicos e de saúde mental que se fazem sentir.

As Edições do Gosto uniram diversos parceiros e lançaram o Compromisso Nós as Pessoas, cujo objectivo principal é ajudar as pessoas que pertencem ao mundo da restauração a sentirem-se ouvidas e criando mecanismos específicos de apoio.

Para a estruturação desta intervenção de cariz social a Oficina de Psicologia é o parceiro para intervenções terapêuticas que permitam prevenir os riscos de exaustão ou recuperar a saúde psicológica que possa estar diminuída.

As consultas são efectuadas por psicólogos clínicos da Oficina de Psicologia, com ferramentas práticas e de aplicação clara para tratar as suas queixas de mal-estar psicológico.

O protocolo estabelecido estabelece um máximo de 12 consultas. Estas consultas decorrem presencialmente ou em videoconferência, dependendo do seu contexto e do seu local de residência. Este número de consultas baseia-se na evidência científica em protocolos de intervenção desenhados para a maioria das perturbações psicológicas existentes.

Durante este processo terapêutico define os objectivos de mudança em conjunto com o seu psicólogo. De seguida, aprende a identificar os gatilhos da perturbação e avalia o que está a acontecer consigo.

Descobre como  alguns comportamentos lhe estão a provocar sofrimento e desenvolve novas alternativas mais saudáveis. Através das técnicas aprendidas nas consultas irá criar uma mudança positiva no seu dia-a-dia, modificando o papel dos pensamentos e regulando as emoções que estão mais fora de controlo. Quando nem sempre é possível mudar o que o rodeia, o grande desafio é mudar a sua relação com o que o rodeia.

Estas consultas de psicologia são para si?

Trabalha em restauração?

Sofre de algumas destas queixas?

  • Cansaço prolongado com diminuição de energia habitual
  • Agitação e irritabilidade superior ao habitual
  • Sentimentos de angústia e sensação de perda de controlo
  • Pensamentos ansiosos persistentes e preocupação da qual não se consegue libertar
  • Sensação de tristeza ou aborrecimento durante a maior parte dos dias

Se respondeu sim às duas perguntas, marque consulta no formulário abaixo.

Informações relevantes

Os trabalhadores da restauração poderão ser acompanhados gratuitamente na Oficina de Psicologia, uma vez que as suas consultas usufruem de uma comparticipação total do Compromisso Nós as Pessoas [Protocolo definido para um máximo de 12 consultas]

Os pedidos de consulta devem ser feitos através do formulário seguinte e são lidos exclusivamente pelos psicólogos da Oficina de Psicologia que, estando ao abrigo deontológico de normas exigentes de confidencialidade e sigilo, não partilharão em caso algum o seu nome, pedido de contacto ou algum outro aspecto com a gestão do Compromisso Nós as Pessoas (nem com nenhuma outra pessoa ou entidade).

O seu pedido de consulta será encaminhado e respondido até 24 horas úteis, sendo feita a marcação da consulta o mais rapidamente que for possível pela compatibilização de agendas entre si e o seu psicólogo.

Actualmente, as consultas são prioritariamente em regime de videoconsulta. No entanto, temos psicólogos disponíveis para consultas presenciais em Lisboa. Se fizer questão num atendimento presencial, por favor, identifique isso no campo reservado aos comentários.

Marque consulta!

    Stress percebido

    Stress percebido

    É o stress sentido que lhe dá uma boa medida do impacto do stress real no seu organismo

    Quanto stress sente na sua vida?

    Stress percebido

    O stress parece estar presente em todos os momentos da nossa vida. No fundo assinala tudo o que valorizamos verdadeiramente, mas a forma como o encaramos é crítica para o resultado final. Neste teste, poderá aperceber-se do nível de stress que sente na sua vida, por oposto a uma medida de stress quantificado como se todos reagíssemos da mesma forma aos acontecimentos de vida. Se o seu stress for muito elevado, considere fazer o nosso curso “O stress e eu“.

    Faça o teste!
    resiliencia profissional

    É um profissional resiliente?

    A resiliência é o grande músculo psicológico

    Pode contar com a sua resiliência no trabalho?

    Resiliência profissional

    Ser um profissional resiliente é ganhar tranquilidade pessoal e competitividade profissional. Descubra até que ponto é resiliente no trabalho, para saber até que ponto precisa de desenvolver este aspecto.

    Faça o teste!
    Procrastinação

    Procrastina?

    Adiar sistematicamente o que tem de fazer impede-o de progredir na carreira e aumenta-lhe os níveis de stress

    Costuma fazer adiamentos sucessivos ao que tem de fazer?

    Procrastinação

    A procrastinação tem as mais diversas causas e que devem sempre ser avaliadas por um clínico porque, por vezes, é um sintoma ansioso. Mas sabendo que adia tarefas de uma forma habitual e que isso o pode prejudicar é o primeiro passo para decidir o que fazer a propósito do assunto.

    Faça o teste!
    Criatividade

    É uma pessoa criativa?

    Todos somos criativos, mas esse potencial pode estar mais ou menos rentabilizado

    A sua criatividade está ao rubro?

    Criatividade

    Descubra até que ponto está a utilizar o seu potencial criativo e estimule esta competência fundamental para a boa resolução de problemas e competitividade profissional.

    Faça o teste!

    Burnout

    O burnout profissional pode determinar diversos problemas de saúde e de desempenho

    Estará em risco de burnout?

    Burnout

    Muitas vezes, é difícil dizer se é cansaço, depressão, ansiedade, stress ou burnout. Mas quando surgem determinados sintomas, em contexto profissional, o risco de burnout sobe e convém tomar precauções e medidas que visem resolver este problema.

    Faça o teste!