A infertilidade, o aborto e a perda perinatal são algumas das experiências de vida mais dolorosas. A dor, a vergonha, a culpa e a sensação de impotência perante estas situações são, muitas vezes, escondidas e a experiência de não conseguir ter um bebé é, muitas vezes, um trauma existencial. Trauma esse que pode levar os casais a questionarem o propósito da sua vida e da sua união.
Como se isto não fosse suficiente, os abortos repetidos, os ciclos hormonais falhados, as gravidezes ectópicas, os custos financeiros dos tratamentos e o stress são fatores que sobrecarregam ainda mais os casais e as famílias, desgastando-os à medida que se aproxima o tratamento seguinte.
Quer isto dizer que a infertilidade é obviamente uma condição que comporta grande sofrimento psicológico e este não pode ser ignorado pelas equipas médicas. Sabemos, hoje em dia, que a ansiedade é um dos fatores determinantes na dificuldade de concepção, daí que a pertinência da intervenção psicológica nestas situações não possa ser posta em causa! Enquanto seres biopsicossociais, temos que compreender as nossas partes enquanto um todo, em que as diferentes dimensões se interligam e se influenciam. Assim, enquanto os tratamentos de fertilidade se concentram na nossa condição biológica, também será importante que se dê a devida atenção à condição psicológica e emocional.
Neste sentido, enquanto não existem garantias para os tratamentos de fertilidade, poderá haver alívio para algumas das situações traumáticas que a infertilidade envolve através da abordagem terapêutica EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessing. Esta consiste numa terapia integrativa, baseada num tratamento com 8 fases, onde se promove a estimulação bilateral do cérebro através dos movimentos oculares. Este procedimento origina novas associações internas que permitem o reprocessamento de memórias e emoções. É uma abordagem extremamente eficaz, onde os clientes sentem mudanças significativas num curto espaço de tempo e que poderá ajudar a promover a eficácia dos tratamentos de fertilidade.

 

[button url=”http://topclinical.com/contactos/” target=”” size=”small” style=”bluegrey” icon=”” popup=”” title=””]Marque consulta![/button]

Andreia Cabral
Consulta de Saúde Feminina