Terminaram as férias. E agora?

Terminaram as fériasO momento de dizer adeus às férias e regressar ao trabalho não é fácil. O regresso às rotinas, acordar cedo, trabalho e e-mails acumulados é uma realidade à qual nem todos anseiam regressar.

Sabia que em cada dez pessoas, quatro apresentam sintomas de depressão pós-férias? Sim, a depressão pós-férias existe e a falta de motivação para ir trabalhar, para realizar actividades simples e rotineiras: como tomar banho ou fazer a barba, dores musculares e de cabeça, fadiga e alterações do sono poderão ser sinais de alerta.

Para podermos sobreviver num mundo tão agitado, o nosso cérebro tem de escolher o seu foco. Se prestássemos atenção a tudo, a todo o instante, nunca seríamos capazes de terminar uma tarefa, dada a enorme quantidade de distracções e estímulos existentes à nossa volta. O foco naquilo que parece ser importante em dado momento – a chamada atenção selectiva – depende de inúmeros factores, sendo o humor um deles, quando nos sentimos tristes focamos inconscientemente a atenção em coisas tristes e negativas.

Autora: Madalena Lobo

Se voltou de férias e sente que não tem vontade de voltar à sua rotina, é natural que a sua atenção esteja a ser atraída para algo condizente com o seu estado de espírito. Sentir-se deprimido pode levar a um ciclo vicioso de pensamentos negativos: quanto mais em baixo se sentir, mais a sua atenção será levada para coisas negativas; quanto mais se focar em coisas negativas, pior se irá sentir. Portanto, em vez de se focar na quantidade de trabalho que ficou acumulado enquanto esteve fora, que tal focar-se em coisas positivas? Seja rever fotografias e souvenirs trazidos das férias, seja partilhar a experiência com a família e amigos. Pequenas actividades que habitualmente lhe dão prazer poderão também ser uma boa estratégia. E porque não planear algo? Pode começar por planear um jantar com amigos, ou um escape durante o fim-de-semana… Ou eventualmente as próximas férias!

O importante é que foque a sua atenção em coisas positivas e que lhe trazem bem-estar físico e mental e desligue-se dos pensamentos negativos!

Madalena Lobo
Madalena LoboCEO; Psicóloga Clínica e da Saúde

Marque consulta comigo

Pretendo: (obrigatório)
Marcação de ConsultaInformações ou Reunião



Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.

Load More Posts
2018-02-18T10:37:58+00:00Outubro 1st, 2017|Bem-estar, Desenvolvimento Pessoal, Madalena Lobo|