Raquel Carvalho2024-03-25T16:36:06+00:00

Raquel Carvalho

Raquel Carvalho
Raquel CarvalhoPsicóloga Clínica
Psicóloga Clínica
Lisboa • Crianças e adolescentes
Cédula 15820

Realizei o meu Mestrado Integrado em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Escolhi como área de especialização a Psicologia Clínica (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde).

O meu estágio ocorreu na Unidade de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Durante a minha formação, tive várias oportunidades de trabalhar com crianças e adolescentes nas experiências de estágios de verão e de voluntariado, que contribuíram para a escolha de me dedicar exclusivamente a esta faixa etária que tanto me fascina.

Seguiram-se anos de prática em escolas e contexto de clínica privada, dedicados às avaliações e acompanhamentos psicológicos, às sessões de aconselhamento parental, aos processos de orientação vocacional, aos workshops para crianças, adolescentes e pais.

Escrevi a minha tese de mestrado sobre a fobia social na adolescência e, desde então, que gosto de trabalhar particularmente nas perturbações de ansiedade. Também a depressão e as dificuldades de regulação emocional nos adolescentes são áreas de intervenção do meu interesse.

Participar como psicóloga num processo de crescimento é algo de imensa responsabilidade, que exige uma atualização de formação pessoal e profissional constante.

Por isso, para além dos congressos e workshops em que participo frequentemente, realizei formação em EMDR – uma abordagem fundamental para resolução eficaz de situações traumáticas. Mais recentemente ingressei num curso de Terapias de Terceira Geração (Mindfulness, Terapia Focada na Compaixão, Terapia de Aceitação e Compromisso), cujas aprendizagens têm sido um grande aliado nesta aventura desafiante e extremamente gratificante que é trabalhar com crianças e adolescentes.

Marcação de consulta

Os meus artigos

EMDR em crianças e adolescentes: o que é e como funciona?

O João sofrera um acidente de viação e, desde então, sempre que entrava num carro tinha reações de ansiedade extremamente intensas. O José apresentava comportamento agressivo na escola, sem motivo aparente, sendo que no mês anterior um [...]

Go to Top