Inês Pinto da Costa2022-06-23T16:44:49+01:00

Inês Pinto da Costa

Inês Pinto da Costa
Inês Pinto da CostaPsicóloga Clinica
Lisboa • Adultos
Cédula OPP 130608
(ano profissional júnior)

Desde cedo que percebi que a Psicologia era a área em que queria atuar, pois tinha como ambição perceber como o ser humano funcionava e se comportava. Mais tarde, comecei a sentir uma outra vocação: ajudar as pessoas a atingirem o seu potencial máximo, tornando-se na sua melhor versão.

O meu percurso começa na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, com o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Dentro das várias vertentes possíveis de escolha, identifiquei-me bem cedo com a terapia Cognitivo-Comportamental, mas sempre associada à Integração clínica e terapêutica — ou seja, aliar várias lentes teóricas de forma a compreender a pessoa na sua totalidade e complexidade. Na minha perspetiva, só assim conseguimos corresponder às suas necessidades e auxiliamos a viver uma vida que valha a pena ser vivida.

No meu estágio curricular, no Centro Médico da Universidade de Lisboa e no Serviço à Comunidade de Faculdade de Psicologia da UL, tive a oportunidade de seguir jovens adultos, onde a proximidade de idades foi tanto interessante como desafiante.

Um dos meus propósitos enquanto psicóloga e estudante de psicologia sempre foi combater o estigma envolto na saúde mental e seus problemas. Para isso dediquei-me a dois projetos que me foram muito próximos:

  • Mind the Mind, uma iniciativa da EFPSA*, na qual fui coordenadora local na zona de Grande Lisboa e oradora de palestras/workshops sobre perturbações de saúde mental, em escolas secundárias;
  • The Pineapple Mind, uma Associação de Sensibilização para a Saúde Mental sem fundos lucrativos, dos quais fui sócia fundadora e vice-presidente, realizando artigos pedagógicos sobre temas da psicologia e representando a Associação em eventos sobre saúde mental.
  • European Federation of Psychology Students’ Associations

Marcação de consulta

Os meus artigos

Go to Top