A carregar Eventos

Tem estado a combater o stress com todas as suas forças?

Chegámos ao mundo para nos conectarmos. Com a nossa primeira respiração, embarcamos numa viagem ao longo da vida para nos sentirmos seguros nos nossos corpos, nos nossos ambientes e nos nossos relacionamentos uns com os outros. O sistema nervoso autónomo é o nosso sistema de vigilância pessoal, sempre em sentido, com a pergunta “Isto é seguro?”. O seu objetivo é proteger-nos ao sentir segurança e risco, ouvindo momento a momento o que está a acontecer dentro e fora do nosso corpo e nas conexões que temos com os outros.

Imagine o seguinte: quando entra numa festa barulhenta, cheia de gente e vê vários grupos de estranhos amontoados, a rir, pode inconscientemente perceber sinais de rejeição. Num micro-momento, o seu sistema nervoso simpático entra em acção, sinalizando para se virar e deixar a festa, ou talvez ir directo aos petiscos. Nesse momento, apercebe-se que um dos convidados se afasta da multidão e caminha em direção a si. Estende a mão e apresenta-se, com o rosto aberto e acolhedor. Quase instantaneamente, a sua respiração abranda, o seu batimento cardíaco desacelera e o seu corpo relaxa com a experiência: “Ah, estou seguro agora.” O seu SNA acabou de levá-lo de um estado de alerta para um estado onde se sente calmo e pronto para se conectar com os outros.

Então que significado atribuímos ao funcionamento do nosso sistema nervoso? Será mesmo stress o que está a sentir?

Hoje em dia, temos  cada vez mais presente a ligação que existe entre o corpo e a mente, a noção de que as dimensões físicas e emocionais trabalham em conjunto.

No entanto, por vezes, pouco entendemos as formas pelas quais o corpo cria experiência emocional, levando-nos a comportarmo-nos de formas previsíveis que criam e perpetuam uma história sobre nós mesmos e o mundo em que habitamos.

É por isso que é uma mais-valia criar um mapa dos nossos próprios sistemas nervosos autónomos, para que possamos tomar consciência dos padrões de resposta à tranquilidade e à angústia.

Faça o teste!

Teste stress

Aprender a crescer com o stress

O que pode esperar deste workshop?

  • Compreender como o sistema nervoso molda a experiência física e psicológica.
  • Criar um mapa de perfil do seu sistema nervoso autónomo.
  • Identificar padrões de conexão e proteção e reconhecer sinais de segurança.
  • Saber identificar as alterações do estado autónomo.
  • Desenvolver estratégias de co-regulação e auto-regulação: respiração, movimento, toque, som.

Como pode participar?

O workshop irá realizar-se na Oficina de Psicologia Lisboa, dia 29 de Fevereiro, entre as 14:00 e as 18:00, e pode inscrever-se no formulário ou enviar os seus dados para info@oficinadepsicologia.com.

Quem conduz?

Cristiana Pereira
Cristiana PereiraPsicóloga Clínica
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e formação em EMDR. Abordagem integrativa, tendo como base a abordagem cognitivo-comportamental. Experiência no acompanhamento de adultos com diversas problemáticas, especialmente com quadros clínicos de ansiedade e stress.

Inscreva-se!

Nota: Pagamento de 35€ por transferência bancária para o IBAN PT50 0018 0003 29983202020 10, com envio de comprovativo, NIB e morada de facturação para info@oficinadepsicologia.com, até 24 horas antes da hora do workshop

Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.