A carregar Eventos

Porquê?

A autoconfiança é o terreno onde nos apoiamos para caminhar na vida. Quanto mais sólido esse terreno, mas livres estamos para o percorrer, de acordo com os nossos interesses, valores pessoais e potencial.

E, no entanto, a autoconfiança, assim como se constrói e reforça, também se desgasta, no confronto com as experiências de vida. Algumas dessas experiências perduram na nossa memória como lastro e obstáculos. Outras, permitem-nos criar um novo fôlego. As inseguranças que se vão acumulando são diversificadas, mas podem ser agrupadas nalgumas categorias comuns. Por isso, neste workshop vamos estar dedicados a reparar uma categoria importante de inseguranças aprendidas: as que se referem à sensação de um valor pessoal diminuído em relação aos outros.

Não sou suficiente

Os outros são todos melhores do que eu

Sinto-me pequenino

Não tenho o que é preciso

Porque é que alguém haveria de me escolher/promover/reconhecer?

Não me posso mostrar/expressar, senão vão descobrir que sou uma fraude

Não presto

Estas são algumas das coisas que passam lá bem no fundo da cabeça das pessoas que têm feito este workshop – com melhorias imediatas em mais de 70% dos casos, o que é o mesmo que dizer que, para apenas 4.5 horas de intervenção, são ganhos incomparáveis com qualquer outra intervenção. Mais ainda, quando sabemos que a utilização de EMDR tem tendência a alastrar – a áreas e temas da vida que não foram directamente trabalhados.

A oportunidade

Neste workshop exclusivo e inovador da Oficina de Psicologia pode beneficiar de uma experiência rara: uma psicoterapeuta com uma elevada experiência numa ferramenta surpreendentemente rápida e eficaz – EMDR – vai ajudá-lo a deitar fora o lastro específico da sua vida, que mantém a sua autoconfiança em terra, e a fortificá-la para o futuro.

O EMDR, numa adaptação exclusiva da Oficina de Psicologia para ser trabalhado em grupo com elevada eficácia, permite que cada participante esteja a trabalhar os seus temas e experiências passadas, em absoluta confidencialidade, sem necessidade de partilhar seja o que for nem com os outros participantes, nem mesmo com os psicólogos que estão a conduzir o grupo.

Vamos começar como detectives e descobrir como é que o seu cérebro aprendeu que “é menos do que os outros”, que “é inferior”, que “tem defeito de fabrico”.  Claro que nenhum de nós anda por aí com um letreiro a mostrar ao mundo que é isso que lá no fundo sente. Mas sobretudo em situações de stress, vulnerabilidade ou em que nos sentimos colocados em causa ou expostos, sentimos este tipo de insegurança a ganhar força dentro de nós, a prender-nos e bloquear-nos. Talvez queira dar uma vista de olhos ao que lhe explico no Rasto de Migalhas.

Tendo encontrado as experiências passadas da vida de cada um onde este tipo de valor pessoal diminuído foi aprendido, partimos dessas experiências muito individuais e ajudamos o seu cérebro a rever a aprendizagem que fez, para que não esteja a enviar-lhe mensagens de baixa autoconfiança e insegurança na sua vida actual.

Depois vamos fazer algo de parecido com os estímulos que, para cada um dos participantes do workshop fazem disparar uma sensação de inferioridade face aos desafios com que se defrontam na sua vida. Com EMDR, mas ao qual vamos acrescentar um pouco de programação neurolinguística, para aumentar a probabilidade de estes gatilhos ficarem inactivos – os estímulos que for trabalhar continuam a surgir na sua vida (porque são independentes de si), mas já não geram a insegurança e sensação inferioridade em si mesmo.

E depois, ajudamo-lo com a projecção dos próximos momentos que antevê na sua vida, e para os quais irá precisar de ter a autoconfiança em alta, de sentir que o seu valor pessoal não está em causa, de se sentir completo e ao mesmo nível de todos os que o rodeiam. Como? Ajudando o seu cérebro a programar-se para lidar com eles em tranquilidade, indo buscar reservas que tem arquivadas dentro de si. E damos uma ajuda adicional, ensinando-lhe a mobilizar o corpo para uma postura de confiança e segurança em si mesmo e nas suas capacidades.

E fechamos com um pequeno exercício de reflexão de valores pessoais e enquadramento daquilo que significa para si a oportunidade de caminhar pela vida de uma forma autoconfiante no seu valor, ajudando-o a recordar tudo o que aprendeu neste workshop, de uma forma imediata e simples, que activa com um pequeno gesto revitalizador do ioga ou uma postura corporal de autoconfiança.

Em 4,5 horas apenas, diversos conhecimentos de diversas áreas da Psicologia e não só, traduzidos numa sequência intensa de exercícios, capazes de criar mudança imediata. Sem qualquer componente expositiva nem pedagógica: apenas trabalho sobre as suas experiências de vida, feito por si, em total confidência e silêncio.

Vai arriscar perder esta oportunidade?

Os estudos dizem-nos que os grandes arrependimentos se referem àquilo que deixámos por fazer e não ao que fizemos!

O workshop tem a duração de 4 horas e meia, em regime presencial, em Lisboa, no dia 02 de Dezembro, às 14:00. O nº de participantes será pequeno (máximo de 10 pessoas), para garantir uma atenção individual ao longo dos exercícios, já que é intensamente prático e experiencial.

E deixamos-lhe uma nota de boa gestão orçamental – este workshop equivale a um mínimo de 6 sessões individuais de EMDR. O que significa uma poupança superior a 300€. Inscreva-se ainda hoje, porque todas as edições passadas esgotaram!

Quem beneficia?

Qualquer adulto (>18 anos) que se sinta preso por temas de autoconfiança e inseguranças quanto ao seu valor pessoal e queira uma resolução prática que lhe permita um novo fôlego.

Uma nota de atenção: este workshop não visa o tratamento de situações de base traumática, que é objecto de um processo de psicoterapia individual, mas sim o desenvolvimento de uma competência, que permita retomar um nível adequado de autoconfiança.

Quem conduz?

Madalena Lobo
Madalena LoboPsicoterapeuta EMDR e Consultant EMDR
Psicóloga Clínica, especialista em Psicoterapia, foi a 1ª terapeuta EMDR em Portugal e a 1ª supervisora desta abordagem no país
Directora Geral da Oficina de Psicologia, com elevada experiência clínica

Inscrever-se

As inscrições são fechadas 2 dias antes porque a presença no workshop requer preparação prévia dos participantes, para máximo de eficácia e rapidez em sala.

Nota: Pagamento de 85€ por transferência bancária para o IBAN PT50 0018 0003 29983202020 10, com envio de comprovativo, Nº de contribuinte e morada de facturação para info@oficinadepsicologia.com, até 24 horas antes da hora do workshop. Apenas pode ser reservado um lugar após envio de comprovativo. Vagas muito reduzidas!

Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.

O que é psicoterapia EMDR?

Translate »