A carregar Eventos
Este evento já decorreu.

Dá tantos erros ortográficos. Lê de forma tão hesitante. Parece que bloqueia em todas as tarefas que implicam cálculos. Estou sempre a receber recados dos professores com relatos de desatenção. É capaz de escrever a mesma palavra de duas maneiras diferentes na mesma frase. Não consigo que se sente a estudar durante 10 minutos seguidos. As frases que escreve parecem não fazer sentido.

Usaria alguma destas frases para descrever o seu filho? Ou para descrever a forma como ele se relaciona com a aprendizagem? Em caso afirmativo, faz sentido avaliar e intervir.

Poderemos estar perante uma dificuldade de aprendizagem específica, que pode estar a impactar na motivação e no sucesso académico do seu filho. Poderemos, também, estar na presença de uma dificuldade na mobilização ou manutenção da atenção. Poderemos, ainda, estar perante a interferência de fatores emocionais no processo de aprendizagem. 

A identificação precoce dos fatores que estão a condicionar, de forma transitória ou mais permanente, o processo de aprendizagem permite desenvolver planos de ação eficazes que:

– diminuem o impacto negativo das dificuldades específicas;

– favorecem o desenvolvimento de estratégias e recursos adequados às necessidades do seu filho;

– facilitam uma relação mais positiva com o processo de aprendizagem.

Objectivo do Rastreio

Com a duração de uma horas, e dirigido por uma Psicóloga Educacional, o Rastreio de Dificuldades de Aprendizagem procura ser um momento estruturado para identificação de sinais de alerta presentes no processo de aprendizagem do seu filho e para lhe devolvermos uma avaliação global prévia, com algumas medidas adequadas às dificuldades identificadas. Um rastreio não exclui à partida uma avaliação psicológica detalhada, na medida em que traça um perfil genérico das dificuldades de aprendizagem.

Como?

O rastreio engloba:

– Preenchimento de um questionário pelos pais;

– Análise do desempenho da criança ou jovem, numa seleção de provas que se focarão ao nível da leitura, da escrita, do raciocínio lógico-matemático ou atenção, consoante as principais preocupações apresentadas;

– Devolução escrita de uma breve síntese das áreas avaliadas, das dificuldades identificadas e de medidas genéricas a adotar.

Para quem

Crianças a partir do 1º ano de escolaridade

Nota: é Gratuito!

Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.

Com quem ?

Joana Marques
Joana Marques Psicologa Educacional da Equipa Infanto-juvenil
Experiente no acompanhamento de crianças e jovens, com enfoque nas Dificuldades de Aprendizagem. Experiência nas áreas de intervenção da leitura, escrita, cálculo mental, estimulação cognitiva, treino das funções de
atenção/concentração, avaliação psicológica e psicopedagógica e orientação vocacional.

Gratuito

Newsletter 3

A NOSSA NEWSLETTER

PODE MUDAR-LHE A VIDA

  • Recheada de informações úteis da Psicologia para MELHORAR A SUA VIDA

  • É GRATUITA

  • GANHA logo um curso de RESPIRAÇÃO CALMANTE

  • Só lê se quiser

  • De PRESENTE, também recebe um GUIA para o conforto do SISTEMA NERVOSO

  • Desiste quando quiser (mas nós ficamos tristes…)

  • Fica a saber mais de Psicologia do que o seu vizinho

  • Ninguém sabe que a recebe

  • Não se arrisca a perder os nossos PRESENTES e PROMOÇÕES exclusivos

  • Sabe tudo primeiro do que os outros