A carregar Eventos

Adeus às dúvidas na hora de escolher um curso

5 Horas De Orientação Vocacional Focadas no que realmente importa + relatório

Parece-lhe que foi ontem que deixou o seu filho na sua sala, no primeiro dia de aulas, no 1º ano. Com uma enorme mochila de sonhos e curiosidade às costas. Cheio de vontade de brincar e, também, de aprender. E hoje já está a terminar o 9º ano ou o 12º ano. E traz da escola uma mochila pesada, repleta de perguntas e inseguranças. «O que vou escolher?» «Para que curso vou?» «Tenho medo.» «Estou baralhado.» «Como tenho a certeza que é o melhor?»

Numa sociedade complexa e em mudança constante, a construção de projetos de vida e de projetos vocacionais constitui um desafio exigente, particularmente quando falamos de cérebros jovens, em pleno desenvolvimento da sua identidade individual.

Esta é uma altura do ano em que muitos jovens do 9º e do 12º ano se sentem angustiados, agarrados a uma escolha que parece determinar a sua vida. Mas não! Felizmente, as escolhas de áreas de estudo, não são deterministas. E são isso mesmo. Áreas de estudo. Ninguém escolhe uma profissão aos 14 anos! Nem aos 18 com a entrada para a faculdade! E é esta parte que, por vezes, pais, professores e alunos parecem esquecer.

É certo que há uma escolha que tem de ser feita. E há reflexões que merecem ser feitas. Quanto mais informação sobre si próprio, e sobre as oportunidades que tem, o seu filho tiver, mais seguro estará no momento de efetivar a decisão e mais protegido de “futuros arrependimentos” estará. Um dos fatores determinantes para o seu sucesso académico futuro e para o seu bem-estar emocional é sentir que está a estudar “onde pertence”.

Quais são as características pessoais mais salientes do seu filho? Que dimensões de personalidade melhor definem o seu filho? Quais são os seus gostos, os seus interesses? A que é que dá valor? O que é importante para ele? Quais têm sido as suas disciplinas preferidas? E quais é que têm sido um “castigo”? Como perspetiva o futuro?

Para que é que tem mais jeito? As melhores notas surgem em que disciplinas? Há mais capacidade e facilidade em que tipo de raciocínio?

E que oportunidades existem? Que cursos e formações existem? Para que escolas ou faculdades pode ir?

É um exercício exigente, que implica introspeção, reflexão, ponderação… É um exercício de auto-descoberta muito interessante e relevante. Que, com todos os dados na mão, são como uma bússola que orientará o seu filho por um caminho onde se sentirá mais motivado e realizado.

Estamos cá para lhe proporcionar esse momento, de reflexão vocacional, de forma prática e focada no essencial.

Expresso Vocacional

O programa “Expresso Vocacional – adeus às dúvidas na hora de escolher um curso”, em Lisboa, incluí:

– Uma tarde, em pequeno grupo, onde são realizadas provas que permitem avaliar o perfil de raciocínio, o perfil de personalidade, o perfil de interesses e a matriz de valores pessoais do seu filho. Neste dia, será também entregue um conjunto de informação relevante para o processo de tomada de decisão e que poderá explorar em casa com o seu filho. Este momento ocorrerá no dia 6 de Abril, das 14h30 às 18h30, na Oficina de Psicologia, em Lisboa.

– Uma entrevista individual. Onde são explorados os principais resultados dos testes e principais escolhas vocacionais, plausíveis, considerando o perfil de resultados. Esta entrevista será agendada no dia 6 de Abril para uma data posterior.

– Um Relatório de Orientação Vocacional detalhado, que poderá levantar, posteriormente.

Esta é uma oportunidade única de, com uma enorme economia de tempo, poder proporcionar ao seu filho a oportunidade de fazer uma escolha em termos de prosseguimento de estudos que o ajudará a ser um aluno motivado, satisfeito e feliz, considerando todos os fatores relevantes para uma escolha vocacional consciente.

Inscrições

O número de inscrições é limitado, uma vez que a primeira fase decorre em pequeno grupo, pretendendo-se uma atenção próxima a cada participante. As inscrições tenderão a esgotar com rapidez. Também por esse motivo, só conseguiremos garantir o lugar do seu filho, nesta ação depois do envio dos dados para inscrição, do comprovativo de pagamento e dos dados para faturação.

Quem conduz?

Inês Afonso Marques
Inês Afonso MarquesPsicóloga Clínica
Exerce a sua actividade na Oficina de Psicologia em Lisboa, dedicando-se aos temas de crianças
Coordena a área infanto-juvenil da Oficina de Psicologia
Autora de livros dedicados a ajudar os pais na difícil missão do crescimento dos seus filhotes

Inscreva-se já!

Nota: Pagamento de 185€ por transferência bancária para o IBAN PT50 0018 0003 29983202020 10, ou por PayPal para a conta contacto@oficinadepsicologia.com, com envio de comprovativo, Nº de contribuinte e morada de facturação para info@oficinadepsicologia.com, antes da hora do workshop. Apenas pode ser reservado um lugar após envio de comprovativo.

Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.

Newsletter 3

A NOSSA NEWSLETTER

PODE MUDAR-LHE A VIDA

  • Recheada de informações úteis da Psicologia para MELHORAR A SUA VIDA

  • É GRATUITA

  • GANHA logo um curso de RESPIRAÇÃO CALMANTE

  • Só lê se quiser

  • De PRESENTE, também recebe um GUIA para o conforto do SISTEMA NERVOSO

  • Desiste quando quiser (mas nós ficamos tristes…)

  • Fica a saber mais de Psicologia do que o seu vizinho

  • Ninguém sabe que a recebe

  • Não se arrisca a perder os nossos PRESENTES e PROMOÇÕES exclusivos

  • Sabe tudo primeiro do que os outros