A carregar Eventos

Nova edição | 20, 27 de Fevereiro e 6, 13, 20, 27 de Março | 2 horas por sessão

Sobre o Curso

Neste Curso de Mindfulness para a Dor Crónica irá descobrir como utilizar Mindfulness para lidar com dor crónica em 6 sessões. Hoje em dia, diversos estudos clínicos têm vindo a demonstrar que a meditação Mindfulness pode ser um substituto válido em relação aos analgésicos e que a prática completa de diversos tipos de meditação formal e informal de Mindfulness capacita os participantes para lidar com alterações de humor e tensão que tantas vezes acompanham a vivência de dor crónica.

O Programa do Curso

Sessão 1. O Corpo como âncora. Aumentar a sua consciência da experiência sensorial directa, especialmente o corpo, e começar a entender como esta consciência poderá ajudá-lo a distinguir entre dor e sofrimento.

Sessão 2. Os sentidos do corpo.Compreender a diferença entre o Modo Ser e o Modo Fazer da Mente, e aprofundar a ajuda que a consciência sensorial imediata providencia.

Sessão 3. Auto-compaixão? Aprender a relacionar-se consigo para além da dor, praticando uma aceitação compassiva.

Sessão 4. O prazer das pequenas coisas. Valorizar a procura activa de prazer na sua vida do dia-a-dia.

Sessão 5. Cultivar a equanimidade… Aprender o valor de cultivar serenidade e gentileza na relação consigo e com o mundo. Compreender como a auto-crítica constante não o deixa evoluir e aprender a estabelecer uma perspectiva não-reactiva e abrangente.

Sessão 6. Deixe que a vida também sejam os outros. Como estabelece uma experiência de conexão e com os outros através de uma humanidade comum.


As Técnicas

  • Consciência do corpo e da respiração irá sustentar a sua capacidade de trazer compaixão à sua experiência de stress
  • Mindfulness ajuda-o a identificar claramente os seus hábitos e padrões que podem conduzir a maior dificuldade na experiência de dor, para possa começar a fazer escolhas diferentes
  • Mindfulness e compaixão podem mudar radicalmente a sua experiência de dor
  • Os prazeres simples da vida podem trazer-lhe alegria, mesmo no meio do sofrimento
  • Compaixão dirigida a si e aos outros pode ajudar a reduzir o isolamento e suportar um conexão mais profunda com a experiência humana partilhada de sofrimento
  • Mindfulness e compaixão irão ajudá-lo a escolher como responder aos seus pensamentos e situações, em vez de lhes reagir automaticamente

Datas e Local

20, 27 de Fevereiro e 6, 13, 20 e 27 de Março 2019

quartas das 18h30 às 20h30

Rua Pinheiro Chagas, nº48, 4º andar. Lisboa

Honorários do Curso

80€/mês (2 meses) – 6 sessões

Ao longo do curso terá um livro de apoio com o resumo de todas as sessões, pequenas aplicações de Mindfulness diárias e áudios MP3 com as instruções das meditações guiadas.

Facilitador 

Nuno Mendes Duarte

 


Inscreva-se aqui!

Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.

Translate »