A carregar Eventos

Preocupação e ruminação

A preocupação, orientada para o futuro e carregada de potenciais cenários catastróficos, e a ruminação, orientada para o passado, e para uma análise exaustiva de tudo o que é negativo, partilham a mesma base de funcionamento neurobiológico. Ambas são loops de raciocínio, dos quais é impossível sair com uma solução satisfatória, e ambas propiciam a entrada em espirais negativas que o afastam de um funcionamento útil e de boa saúde psicológica.

Por isso mesmo, são centrais em temas frequentes do mal-estar psicológico: depressão, ansiedade generalizada, ansiedade social,… E, por isso mesmo, é importante corrigi-las, sabendo que mesmo os processos mentais acabam por corresponder a maus hábitos que devem ser substituídos por outros.

Se não tem a certeza de que um destes temas pode ser um problema para si, sugerimos que faça o teste da preocupação e o teste da ruminação. Se acusar “positivo” nalgum dos dois, não perca esta oportunidade de aprender estratégias habituais em terapia de correcção destes dois problemas.

O workshop

São 4 horas intensas, em Lisboa, numa manhã de Sábado, dedicadas a uma aprendizagem muito prática de exercícios que permitem regular a preocupação e a ruminação, para que deixem de o dominar e sejam substituídos por estratégias saudáveis de pensamento.

Programa

  1. Exercícios de dissociação do pensamento (disfusão cognitiva), para que o possa observar, ao invés de o pensar
  2. Exercício de treino da função executiva da atenção, que permite ajudá-lo a retirar o foco atencional de dentro de si e direccioná-lo para o exterior
  3. Treino de aceitação, que permite contrariar as tentativas de explicação e análise da ruminação
  4. Exercício da decisão, que permite interromper o loop da preocupação
  5. Estratégias interruptivas, que permitem ganhar margem de liberdade para escolher a melhor estratégia
  6. Estratégias disruptivas, que permitem fazer os hábitos mentais cederem mais rapidamente
  7. Estratégias organizativas, que permitem retomar controlo sobre os processos de pensamento

Documentos de suporte

Os participantes do workshop têm acesso gratuito, depois do curso, ao programa online sobre gestão de preocupação e ruminação que inclui um manual e um exercício de treino atencional gravado, para maior comodidade na sua realização.

Destinatários

Todos os adultos que tenham preocupação ou ruminação excessivos (tal como podem verificar nos testes mencionados), quer estejam a ter uma intervenção psicoterapêutica ou não. Para quem está ou esteve em terapia, aprender estas estratégias vai fazer poupar tempo nas consultas individuais e, para quem não está, ajuda-o a começar a regular os sintomas de ansiedade ou depressão.

Quem conduz?

Madalena Lobo

Este workshop é da responsabilidade de Madalena Lobo, psicoterapeuta e CEO da Oficina de Psicologia

Inscreva-se

Nota: Pagamento de 45€ por transferência bancária para o IBAN PT50 0018 0003 29983202020 10, ou por PayPal para a conta contacto@oficinadepsicologia.com, com envio de comprovativo, Nº de contribuinte e morada de facturação para info@oficinadepsicologia.com, antes da hora do workshop. Apenas pode ser reservado um lugar após envio de comprovativo. No caso de estar a fazer uma inscrição para mais do que uma pessoa, aplica-se o desconto respectivo mencionado.

Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.

Traga 1 amigo também!

O seu investimento pode diminuir muito! Basta desafiar amigos, familiares, colegas de trabalho,… E, para todos, resultará muito mais económico, porque os descontos abaixo aplicam-se a todos do seu grupo!

+ 1 amigo

5
  • desconto

+ 2 amigos

10
  • desconto

3 ou + amigos

15
  • desconto
DGERT
Translate »