A carregar Eventos
Este evento já decorreu.

A auto-crítica é a “voz interna negativa” que invade as nossas mentes, julga e critica o que somos e o que fazemos: ” não vou conseguir”, “não sou bom o suficiente”, “sou estúpido”, “sou feio”, “há algo de errado comigo”,…. Podíamos continuar mas acho que já percebeu que esta voz pode conduzir a sentimentos de inadequação, de inferioridade, de insucesso, de bloqueio, de incapacidade para tomar decisões e originar emoções como o medo, a ansiedade, a frustração e a vergonha. Quando se torna tóxica, a auto-critica pode ter um impacto negativo na forma como lida com os desafios e reage às mudanças que se propõe fazer na sua vida. Enfim, pode afetar o seu crescimento pessoal, social e profissional.

É um problema com que os psicólogos se deparam diariamente na sua prática clínica e que pode ser transversal a várias problemáticas (por exemplo depressão, ansiedade social, etc.)

Este webinar tem uma breve introdução sobre o que é a auto-crítica, a sua função, mas pretende ter uma componente maioritariamente prática e ensinar-lhe como transformar auto-critica num “guia interior” através do ensinamento de algumas estratégias para lidar e silenciar a sua auto-crítica tóxica:

  • Padrões que estão na base da auto-crítica e
  • Como utilizar a neuroplasticidade do cérebro para quebrar estes padrões de pensamento negativos.

Como se desenvolvem crenças centrais irracionais e negativas, sobre nós e a forma como nos vemos no mundo, e como estas se traduzem nos pensamentos automáticos negativos que invadem a nossa mente. Neste artigo poderá ver como é difícil transformar crenças irracionais e negativas que construímos e que vão sendo reforçadas ao longo da vida.

Acredite na mudança! Sabe-se hoje que o cérebro não é uma estrutura rígida e que a capacidade para mudar. Quer saber mais sobre neuroplasticidade e processos mentais? Veja este artigo.

Ajudar as crianças a lidar com auto-crítica e a crítica dos outros é fundamental para quebrar desde cedo estes padrões disfuncionais. Ora veja neste artigo que escrevi para pais e educadores.

Será que precisamos da auto-crítica? Qual a sua função e o seu papel no nosso bem-estar psicológico. Será que existe mais do que um tipo de auto-crítica?

 

Webinar: formação online

3 Estratégias para silenciar a auto-crítica

1 Aprender a reestruturar os padrões disfuncionais e negativos que sustêm a auto-crítica. Uma das formas das formas de reestruturação é através da identificação e questionamento de pensamentos distorcidos.

2 Aprender a observar e a identificar os pensamentos críticos e distanciar-se deles e transformar a auto-crítica numa mola motivadora.

3 Exercício para praticar a aceitação e a auto-compaixão e promover um olhar alargado sobre nós enquanto seres humanos e aumentar a aceitação e a capacidade para viver com os erros e insucessos.

Sónia Anjos
Sónia AnjosPsicóloga Clínica
Intervenção clínica em Lisboa

Inscreva-se!

Em que país reside?

Nota: Pagamento de 5€ por transferência bancária para o IBAN PT50 0018 0003 29983202020 10, ou por PayPal para a conta contacto@oficinadepsicologia.com, com envio de comprovativo, Nº de contribuinte e morada de facturação para info@oficinadepsicologia.com, antes da hora do workshop. Apenas pode ser reservado um lugar após envio de comprovativo.

Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.

O que é um webinar?

Simples: é um workshop feito à distância, utilizando computadores, tablets ou até smartphones. Desde que tenha som e webcam, toda a gente pode participar. Uns minutos antes da hora marcada (hora PT), todos os participantes que se registaram recebem um email com um link. Clicando nesse link, entram na nossa “sala” de formação e poderão participar tal como o fariam se estivessem numa sala física (ou, pelo menos, de uma forma muito parecida).

Assim, poupa o tempo de deslocações e pode assistir ao workshop a partir de qualquer lugar.