A carregar Eventos

Inteligência emocional?

Mais do que aquilo a que nos habituámos a chamar de inteligência, é a inteligência emocional que tem vindo a ser ligada com uma vida de sucesso e gratificante. Sabemos, por exemplo, que pessoas com maior inteligência emocional têm melhor saúde psicológica, melhor desempenho profissional e são líderes mais capazes.

Mas “inteligência emocional” significa o quê?

Aquilo a que nos referimos quando falamos de inteligência emocional, tem 3 componentes fundamentais:

  • Capacidade para “ler” as suas próprias emoções, reconhecê-las, regulá-las e usá-las para atingir os seus objectivos
  • Capacidade para “ler” e se conectar empaticamente com as emoções dos outros e usá-las para construir relações gratificantes
  • Capacidade para estruturar uma motivação intrínseca puxada pelas suas metas e necessidades

Faça o teste!

Teste inteligência emocional

3 chaves para melhorar a inteligência emocional

1ª chave: Reconhecer as próprias emoções e regulá-las

Nesta primeira parte, iremos perceber o que é granularidade emocional e aprender as fases para reconhecer as próprias emoções – saber localizá-las no corpo e criar uma consciência de maior discriminação a propósito de cada estado emocional.

Percebendo a biologia das emoções, iremos também ver formas adequadas de gerir alguns picos incomodativos de certas emoções, praticando exercícios e ficando a conhecer o impacto diversificado de diversas acções no sistema nervoso central.

Teremos, ainda, um exercício de meditação que permite recolher informação emocional que resida abaixo do limiar da consciência, e juntá-la a outra informação igualmente subconsciente, para decisões equilibradas em relação aos objectivos pretendidos por cada um.

2ª Chave: Criar uma atitude empática em relação aos outros

Vamos trabalhar este segundo aspecto de uma forma muito especial: com um jogo de cartas! E, nesse processo, praticar comportamentos empáticos e os seus opostos, e praticar formas de detectar as necessidades e emoções dos outros.

Depois teremos um momento dedicado a explorar a melhor forma de lidar com momentos relacionais de difícil gestão: analisando as 3 conversas que estão realmente a acontecer em cada conversa difícil ou de conflito iminente.

Nesta etapa, iremos recorrer a role-plays para que os conceitos sejam praticados e adaptados à realidade de cada um.

3ª chave: Motivação intrínseca

Iremos distinguir entre motivação extrínseca e intrínseca, aprender sobre as condições necessárias a um estado de flow, e a saber usar o próprio sistema neurobiológico de recompensa para manter um estado de motivação auto-gerado.

Terminaremos com exercícios de reflexão pessoal para estabelecer um sentido de propósito, que permita a cada um manter-se focado em objectivos valorizados e intrinsecamente motivantes.

Quem conduz?

Madalena Lobo
Madalena LoboEspecialista em Psicoterapia, Psicologia Clínica e da Saúde
Directora Geral da Oficina de Psicologia
Psicóloga Clínica desde 1987
Experiência longa e diversificada de gestão e formação

Inscreva-se!

Nº de inscrições:
123 ou +

Nota: Pagamento de 55€ por transferência bancária para o IBAN PT50 0018 0003 29983202020 10, ou por PayPal para a conta contacto@oficinadepsicologia.com, com envio de comprovativo, Nº de contribuinte e morada de facturação para info@oficinadepsicologia.com, até 24 horas antes da hora do workshop. Apenas pode ser reservado um lugar após envio de comprovativo. No caso de estar a fazer uma inscrição para mais do que uma pessoa, aplica-se o desconto respectivo mencionado.

Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.

Traga 1 amigo também!

O seu investimento pode diminuir muito! Basta desafiar amigos, familiares, colegas de trabalho,… E, para todos, resultará muito mais económico, porque os descontos abaixo aplicam-se a todos do seu grupo!

+ 1 amigo

5
  • desconto

+ 2 amigos

10
  • desconto

3 ou + amigos

15
  • desconto
DGERT
Translate »